Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Perseguição tola. Coisa de babacas

          Já destaquei várias vezes aqui no Blog que não sou petista e que não gosto de política. Mas me irrita ver grande parte da imprensa brasileira e os oposicionistas em geral perseguindo sistemáticamente a presidente Dilma Rousseff.
           Quando ela erra, trato de criticar. Mas quando ela acerta, não deixo de reconhecer. E acho que é desta forma que as pessoas honestas têm que agir. Por que ficar metendo o pau na presidente por qualquer bobagem, como está acontecendo agora, neste episódio da viagem a Europa e a Cuba. Criticam tudo, desde a comida que ela come até os hotéis onde se hospeda.
            Nunca vi alguém criticar o presidente Obama, por que ele se hospeda no melhor hotel dos países que visita. Mas parece que os "babacas"  daqui querem que Dilma fique numa pensão de segunda categoria.
            Bem feito para os líderes do PSDB na Câmara, que protocolaram representações com pedido de investigação da viagem e dos gastos publicos decorrentes. Eles receberam uma resposta da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Américo Lacombe, dizendo que " o orgão não tem competência para julgar a presidente, porque ela esteve em Lisboa, no último sábado".
           Dilma vinha de Zurique (sede da Fifa) para Cuba, e resolveu parar em Lisboa, mesmo sem ter compromissos oficiais em Portugal. E qual é o problema que há nisto, se as despesas foram pagas pela presidente e por seus acompanhantes ? 
           Criticam porque Dilma se hospedou no Hotel Ritz e jantou no badalado restaurante Eleven. A presidente está respondendo: "Escolho o restaurante que for, porque eu pago a minha conta." Quanto a parada em Lisboa, os críticos ignoram que o avião presidencial, um Airbuss A319, não tem autonomia para fazer a viagem direta entre Suiça e Cuba.  Havia duas opções para a parada técnica: Lisboa ou Boston, nos EUA. Como na cidade americana o tempo estava muito ruim, Lisboa foi a escolhida.
           Mas qual é o problema, seus "babacas", da presidente do Brasil dormir e jantar em Portugal ?

A bola já está rolando na Libertadores

       Para os brasileiros, a Pré-Libertadores começa hoje, com o Atlético Paranaense jogando no Peru, contra o Sporting Cristal, e o Botafogo estreando no Equador, contra o Deportivo Quito. Tudo a partir da 10 horas da noite, com televisão.
      Mas ontem já tivemos dois jogos. Assisti Oriente Petrolero da Bolívia x Nacional do Uruguai, pela Fox, por duas razões: o vencedor deste confronto será o primeiro adversário do Grêmio na Fase de Grupos, e pra matar a saudade da gostosa Santa Cruz de la Sierra, que não visito desde 1997, quando cobri a Copa América para a Rádio Paiquerê, ao lado do narrador José Manoel de Barros. Gostei muito de lá.
                            
      No Estádio Ramon Aguilera, com campo encharcado pela chuva, o Oriente Petrolero local (de uniforme amarelo) derrotou o forte Nacional do Uruguai, por 1 a 0. A foto acima é do jogo. Mogica marcou o primeiro gol da Libertadores 2014. Merecido, porque os bolivianos couberam controlar o jogo. Mas acho difícil que o Nacional deixe escapar a classificação no jogo da volta, terça-feira que vem em Montevidéo.
       Quem conseguir se classificar entra no Grupo 6, já chamado de Grupo da Morte, porque terá Grêmio Portoalegrense, Newell's Old Boys da Argentina e o Atlético Nacional da Colômbia.
        Na outra partida de ontem, no México, o Morelia fez valer o mando de campo e derrotou o Santa Fé da Colombia, por 2 a 1.
         Gostei da qualidade dos dois jogos de ontem. Não sei se Atlético Paranaense e Botafogo vão se dar bem nesta Libertadores. Vamos ver, logo mais.

Pérolas que o Facebook nos traz

 
Através de uma postagem de sua filha Mirian, fico sabendo que o nosso querido Luiz Edmundo  falecido no começo de novembro, está sendo homenageado em Curitiba. Está começando hoje o Torneio Luiz Edmundo Samartano, nas quadras do Círculo Militar, movimentando as categorias masculina e feminina. A competição se estenderá até domingo, como mostra o cartaz alusivo. Como se sabe, Samartano morreu jogando tenis no Círculo Militar. Uma belíssima homenagem.