Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Acho que Chimbinha saiu no lucro !

 
O guitarrista Chimbinha tem compromissos com a Banda Calypso até o dia 31 de dezembro, mas já encontrou uma nova Joelma. O nome dela é Thábata Mendes, loira, linda, 28 anos, nascida no Rio Grande do Norte.
Chimbinha garante que encontrou a parceira certa para o projeto inédito. "É um novo formato, que vamos apresentar na próxima semana" - disse hoje o guitarrista. 
 

O afobado come cru !

    Será que a SM Sports  não está se precipitando ao renovar contratos de profissionais do Londrina agora ? Ou será que a idéia é disputar a Série B com o time da Série C ? Nem é uma crítica. Só estou querendo saber. Por que esta afobação toda ?

Record enganou a torcida

              Batendo recordes de audiência na expectativa de ver a "travessia do Mar Vermelho" na novela "Os Dez Mandamentos" a Record  "enganou a torcida".  A cena não foi ao ar no capítulo de ontem, como vinha sendo anunciado. Tipo de esperteza barata que não agrada !
Futebol é coisa séria ?



                 Estou sim, inteiramente decepcionado com o futebol. Surgem a toda hora demonstrações de irresponsabilidade de dirigentes, treinadores e jogadores. Notícias como esta sobre o Flamengo, que está circulando em toda a imprensa nacional.

                 No domingo, o Mengo perdeu para o Corinthians e caiu para décimo colocado do Brasileirão, praticamente sem chance de classificação para a Libertadores da América. Imaginei que todos estivessem tristes no clube.

                 Mas sabem o que aconteceu após a reapresentação do elenco, na terça-feira ? Após o treino, os jogadores partiram para uma festa "daquelas". E agora, eles estão fugindo da imprensa pra não ter que explicar essa festinha fora de hora.

 Marin "pipocou" na Suíça  

                 Preso há cinco meses em Zurique, e sem a menor possibilidade de sair tão cedo de lá, o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, resolveu aceitar nesta quarta-feira a sua extradição para os Estados Unidos. A idade pesou. Com 83 anos, Marin começa a temer pela possibilidade de não sobreviver ao isolamento e tratamento frio dispensado pelos suíços.
 
                   Ele tem apartamento em Nova Iorque, deve ter alguns amigos por lá. Pelo menos terá com quem falar na prisão, nos dias de visitas. De qualquer forma, um triste fim de vida. E pensar que esse 'cara' foí governador de São Paulo, hein ?  Fica a pergunta: valeu a pena ter ganho dinheiro com a corrupção ?

                                              S   A   B   I   Á
                                        "Pássaro Símbolo do Brasil"
                                         
 

                          Nosso "convidado" de hoje é um bicho muito especial. Por  Decreto Federal sacramentado no dia 3 de outubro de 2002, assinado pelo então presidente  da República Fernando Henrique Cardoso, o SABIÁ (Turdus Rufiventris) ficou oficializado como "Ave Nacional do Brasil", ou seja, nosso "Pássaro Símbolo".
                           E com justificadas razões. A origem é europeia, mas especialmente o chamado "sabiá-laranjeira" é uma ave surgida no Brasil, onde vive do Maranhão ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Existem sabiás praticamente em todo o País. Até dentro de cidades como o Rio de Janeiro, quando há alguma arborização.


                        Não é à toa que o SABIÁ está presente na nossa poesia e nas nossas canções, desde a Canção do Exílio, escrita por Gonçalves Dias, que começava assim: "Minha terra tem palmeiras / Onde canta o Sabiá / As aves que aqui gorjeiam, / Não gorjeiam como lá ..."
                         E muito depois, em 1968, Chico Buarque escreveu com Tom Jobim uma canção que homenageou a fêmea do Sabiá:  "Vou voltar /  Sei que ainda vou voltar /  Para o meu lugar /  Foi lá e ainda é lá / Que eu hei de ouvir cantar / Uma sabiá / Cantar uma Sabiá..."
                         E eu me criei ouvindo Carmélia Alves cantar um baião de Hervê Cordovil e Mário Vieira que dizia: "Sabiá lá na gaiola  /  Fez um buraquinho / Voou, voou, voou, voou /  E a menina que gostava /  Tanto do bichinho / Chorou, chorou, chorou, chorou..."

                         Um sabiá mede de 23 a 25 centímetros, tem o bico reto de cor amarelo-oliva, as patas cinza, o olho negro circundado finamente de amarelo.  A penugem do dorso é de um tom marrom-acinzentado. A garganta é esbranquiçada rajada de marrom e o peito é cinza-pardo, que vai mudando para um alaranjado opaco no ventre.  O Sabiá é mesmo um lindo pássaro.
 

     O canto do sabiá é um dos mais bonitos que se conhece, mas varia de mata pra mata ou de indivíduo para indivíduo, podendo haver milhares de tipos de cantos diferentes.
       Sua voz é flauteada, nem muito alta nem muito baixa,  repetindo o canto pelo menos por duas ou três vezes. A frase principal tem de 10 a 15 notas e ele é capaz de imitar outros pássaros, como o curiango e o joão-de-barro.
        É lindo ver um sabiá cantando para atrair a fêmea e demarcar seu território, todo empinadinho,  como se vê na foto abaixo.

                             
 
Originalmente, o sabiá habita florestas abertas e beiras de campo, desde que exista água por perto.  O ninho é feito entre setembro e janeiro. Cada fêmea choca três vezes por ano, podendo gerar até seis filhotes por temporada.
A fêmea põe 3 ou 4 ovos verde-azulados, e os filhotes nascem após 13 dias de choco, passando a ser tratados por ambos os pais. Em três semanas, eles estão prontos para deixar o ninho.
 


O Sabiá se alimenta basicamente de larvas, minhocas e frutas maduras, podendo se tornar um predador importante de sapos e rãs, que deixam a fase de girinos.
O SABIÁ-LARANJEIRA PODE VIVER DEZ ANOS NA NATUREZA !


                          





 
 
 
       Antes do término desta série que mostra grandes nomes da música aos amigos do Blog do Flavio Campos, faço questão de destacar este artista pouco conhecido, mas muito talentoso. Cantor, compositor, instrumentista e sobretudo um poeta

                M A R C O S        A S S U M P Ç Ã O


                    


                                         MARCOS ASSUMPÇÃO é  um versátil artista nascido em Três Pontas, Estado de Minas Gerais, e que mora em Niterói.  Além de uma voz que lhe permite incríveis variações durante a interpretação de suas canções, ele é um bom instrumentista e um poeta reflexivo e melódico. O vídeo acima nos dá uma ótima idéia  do seu talento.


                                        Marcos iniciou carreira acompanhando artistas como Zé Kéti, Jonas do Cavaquinho e Adelaide Chiozzo, entre outros. Desde 1995, apresenta-se em diferentes espaços culturais do Rio de Janeiro, destacando-se Vinicius Bar,  Chico's Bar,  TV Bandeirantes (programa "Onda Carioca") e Rádio MEC (Programa Ricardo Cravo Albin").


                                      Em 1997 e 98, Marcos Assumpção fez parte do show "Balaio do Sampaio", no Teatro Rival do Rio de Janeiro, ao lado de Paulinho Moska, Chico Cesar, Luis Melodia, Lenine, Zé Renato e Zeca Baleiro, entre outros.


                                        Seu CD "Marcos Assumpção" além de suas músicas traz composições inéditas de Zélia Duncan, Paulinho Moska, Lucina, Dalto, Zeca Baleiro, Lenine e Flávio Venturini.  

                                        Marcos atuou na produção musical do disco de Jaime Alem, com direção do estúdio de Sergio Natureza. E em 1999, participou do projeto "Canto Novo", da Rádio Jornal do Brasil FM.  Ele tem oito CDs gravados e vários livros publicados. Conheça um pouco mais este artista !












AS MELHORES DO FACEBOOK

                                   
                                 Olha aí a carismática Ana Luiza Maciel, de volta a este espaço que destaca as boas postagens do Facebook. E vejam a mensagem dela !