Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Tubarão no mercado internacional

          Definitivamente, o Londrina está entrando de cabeça no mercado internacional de jogadores. No ano passado foi Joel, que acabou sendo negociado com o Cruzeiro. Mas em 2015 o volume de negócios está crescendo visivelmente. O Tubarão agora já tem três estrangeiros em seu elenco.
         O atacante nigeriano Kanu e o volante camaronês Koffi estão aí esperando por uma boa oportunidade para se firmarem . Kanu até já andou entrando em alguns jogos, mas ainda não mostrou serviço.
          E agora foi apresentado o lateral-direito colombiano, Jhon Murillo (foto), que diz que é primo do Juan Cuadrado, craque da Seleção da Colômbia e recém contratado pelo Chelsea, da Inglaterra.
Murillo tem 24 anos e estava no América de Cali, mas já jogou no Uruguai, em Honduras e até no Lecce da Itália.
          Pelo jeito, o Tubarão vai ter que abrir logo uma conta na Suíça
LIBERTADORES
O CRUZEIRO JÁ NÃO É MAIS AQUELE

      Dois jogos, apenas dois empates e nenhum gol marcado. Decididamente, o desmanche feito no Cruzeiro acabou com a força do time bicampeão brasileiro. A saída de vários jogadores importantes desfigurou a equipe, que já não joga aquele futebol prático e objetivo. Ontem, no jogo contra o Huracan, 11º colocado no Campeonato Argentino e o representante mais fraco do futebol platino nesta Copa Libertadores, mais um zero a zero, em pleno Mineirão. E bem merecido, diga-se de passagem.  O time não conseguia dar mais de três passes seguidos.  Irritou a todos. Até aos próprios torcedores cruzeirenses, que vaiaram no final e foram tristes pra casa.

       
        Nos outros dois jogos de ontem, fracasso dos mandantes. Em Puerto Ordaz, na Venezuela, o Mineros local foi surpreendido pelo Universitário Sucre (Bolívia), que venceu por 1 a 0, gol marcado por Leonardo Castro, aos 29 minutos do segundo tempo. A vitória deu a liderança do Grupo 3 ao Sucre, que agora tem 4 pontos, contra 2 de Cruzeiro e Huracan. O Mineros está em último, com apenas 1 ponto.


        Finalmente, em Guayaquil, no Equador, o Barcelona decepcionou sua torcida, perdendo para o Libertad do Paraguai, por 1 a 0, gol de Jorge Recalde, aos 28' da fase final.
        
          
MARIA GADU
É a vez da menina do "SHIMBALAIÊ"
 
 
 
                 Uma menina da nova geração de cantoras do Brasil ocupa hoje esse nosso espaço. Mayra Corrêa Aygadoux ninguém conhece, mas MARIA GADU, 28 anos, é hoje um nome reconhecido, até por outros artistas, que gostam muita dela. Não chega a ser uma mulher de rara beleza, mas é realmente uma simpatia, esta paulistana, filha de mãe brasileira e pai francês, com jeito de menininho levado. Uma garota que nasceu para a música.
                 
                 Introduzida pelos pais à pratica musical, aos 7 anos já gravava músicas em fitas cassetes. Poucas aulas de violão foram suficientes para Maria Gadu começar a criar suas próprias canções. E aos 13 anos já fazia shows em bares e festas na cidade de São Paulo, sua terra natal.

                 
                  Mudou-se para o Rio com 18 anos, começando logo a tocar em bares da Tijuca e de toda a Zona Sul. Chama a atenção ao cantar a canção francesa "Ne me quitte pas", a ponto de merecer elogios de Caetano Veloso, Milton Nascimento e João Notato, entre outros famosos. E a carreira de Maria Gadu foi só crescendo. Oportunidades surgiam a todo instante.


                  Mas a fama nacional veio mesmo com a canção "SHIMBALAIÊ". Confesso que foi a primeira vez que eu ouvi falar em Maria Gadu.  A música era muito comercial e passou a tocar direto por todo o canto. E junto veio a curiosidade: O que significa "SHIMBALAIÊ" ?


                 Alguns dicionários das línguas africanas dizem que  shimbalaiê é uma palavra onde você recebe dos orixás africanos um conforto de paz e coisas boas de forças positivas, sendo também uma forma de estar bem com a natureza.  
                 Mas Maria Gadu sempre afirmou que a palavra não tem significado nenhum.  O fato é que ela fez a música quando tinha apenas 10 anos de idade, e nem sabe ao certo porque usou o termo shimbalaiê.
                 Entretanto, a luz dos dicionários, XIMBHA significa natureza, meio ambiente.  E LAIJÈ  que dizer alma, deus, espírito.  Portanto, melhor que cada um de nós tire suas conclusões.   

      Maria Gadu continua fazendo duplo sucesso. Com as mulheres, que são loucas por ela, e através de novas canções.   Mas é claro que, por enquanto, ela segue sendo mais conhecida como "a menina do Shimbalaiê".









   Muito "boa" esta postagem que o amigo Naym Libos fez ontem no Facebook. O Naym "manja" mesmo do assunto