Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 12 de março de 2015

                 O Coritiba voltou à vice-liderança do Campeonato Paranaense, nesta noite de quinta-feira. No Couto Pereira,  fez dois a zero no Rio Branco que, pelo jeito, vai ter que disputar o Torneio da Morte. Raphael Lucas e Wellington Paulista fizeram os gols. Só 5.416 torcedores pagaram ingresso.
     Londrina ainda é o quarto
     colocado, graças ao Foz

     A oitava rodada só vai terminar daqui a pouco, com Coritiba x Rio Branco, mas já se pode dizer que o Londrina é só quarto colocado, porque não melhorou nada com o empate lá em Prudentópolis.  Entretanto,  poderia ter sido pior, se o Paraná Clube tivesse confirmado o seu favoritismo e derrotado o Foz do Iguaçu, em plena Vila Capanema. Com a vitória do Foz, o Paraná ficou nos 13 pontos e não ultrapassou o Tubarão, que tem 14.
         Já dá pra ter certeza de o Tubarão está mesmo caindo de produção, e poderá ficar pior se o gestor não se mexer rápido para contratar atacantes. Ontem,  já tivemos jogador mostrando insatisfação ao ser substituído.  Mas tem que vir gente  de capacidade comprovada.  Jogador "conhecido lá do tempo do Iraty" não resolve num momento destes. Tá na hora do investidor botar a mão no bolso com mais força.

         Além da queda do Londrina, outros times estão crescendo. O Operário, que foi o primeiro a ganhar do Alviceleste, já está lá em cima. Ontem,  ganhou do Atlético (foto) e dormiu na vice-liderança. O próprio Foz já tem o mesmo número de vitórias do LEC. E até o Maringá, que estava tão ruim,  saiu do bloco dos quatro piores e já está a apenas três pontos do Tubarão.
           Ganhar do Paraná, sábado no Estádio do Café, não significará que "o time não está tão ruim assim".  Mas é uma vitória necessária, pra levantar o ânimo para enfrentar o Santos pela Copa do Brasil, três dias depois. Porque uma eliminação contra o Santos, vai fazer a "casinha cair" mesmo.

                   

         O jogo com o Santos 


         Pouco mais de 72 horas depois de enfrentar o Paraná pelo certame estadual, o Londrina voltará a jogar no Estádio do Café, abrido a sua participação na Copa do Brasil, contra o Santos Futebol Clube.
         A partida está confirmada para terça-feira (dia 17) às 19h30m no Café, com arbitragem de um trio do Mato Grosso do Sul.  O jovem Paulo Henrique de Melo Salmazio (foto) , de apenas 23 anos, apita, auxiliado por Leandro dos Santos e Sergio Alexandre da Silva.

         Salmazio é árbitro desde 2006. Em termos de experiência nacional, apitou quatro jogos da última Série B. Na Copa do Brasil já foi escalado em duas oportunidades.
 O NOVO "GRINGO" DO GRÊMIO

         O Grêmio tem agora dois uruguaios com o mesmo sobrenome. Já tinha o centroavante Braian Rodriguez, que estreou ontem com boa atuação. E deve lançar no final-de-semana o meia Cristian Rodriguez (foto), também conhecido por Cebolla, contratado esta semana e registrado no tempo recorde de 48 horas. Por se tratar de um jogador da Seleção Uruguaia, Cristian foi recebido com festa e muita expectativa.


          Particularmente, acho que a dupla Grenal está contratando muitos uruguaios, argentinos, chilenos, paraguaios e outros jogadores sul-americanos, que até agora não deram o retorno esperado. Chega "gringo" todo dia em Porto Alegre, mas o melhor deles continua sendo o 'velho' D'Alessandro.
            LIBERTADORES
            Boca não está para brincadeira



 
                               O Boca Juniors mostrou ontem à noite que está levando muito a sério esta Copa Libertadores. Na Bombonera, em Buenos Aires,  arrasou o Zamora da Venezuela, metendo 5 a 0 e tornando-se o primeiro time a chegar aos 9 pontos nesta edição.  Lodeiro fez um gol.  Pablo Osvaldo(2), Carrizo e Meli completaram a goleada.



                               Ainda nesta quarta-feira, em Guayaquil, o Barcelona local acabou sendo derrotado pelo forte Atlético Nacional da Colômbia, por 2 a 1. Os equatorianos saíram na frente, comum gols de Brahian Alemán, mas no segundo tempo os colombianos viraram com Guerra e Ruiz. O gol da vitória veio no último minuto do jogo. Com a vitória, os colombianos assumiram a liderança do Grupo 7, com 5 pontos.

                               E o Tigres do México começa a disparar na ponta do Grupo 6. Ontem, os astecas venceram o San José em plena Bolívia, por 1 a 0,  O gol foi de Amaury Escoto, no último minuto do primeiro tempo. Os mexicanos chegaram aos 7 pontos e abriram quatro pontos de vantagem.

                               Hoje, encerrando a semana, dois times argentinos jogam fora de casa. O Estudiantes tem parada difícil no Paraguai, contra o Libertad, às 19h45m.  E o River Plate joga no Peru, contra o Juan Aurich, a partir das dez e quinze da noite.
AGNALDO TIMÓTEO
Quem gosta dele ?  E quem não gosta ?
 
 
 
O nosso  escolhido de hoje é certamente um dos artistas mais polêmicos da música brasileira. Com um potencial técnico reconhecido por todos, é entretanto criticado por muitos, por seu jeito extravagante. Mas é, sobretudo, um guerreiro que lutou muito para chegar onde chegou.
A G N A L D O     T I M Ó T E O
 
 
Nascido na cidade mineira de Caratinga, filho de família de poucos recursos, Agnaldo fez praticamente de tudo um pouco, antes de se tornar um cantor de sucesso. Desde jovem gostava de imitar os cantores de sua preferência, como Cauby Peixoto, Anísio Silva e Adilson Ramos. Mas aos 9 anos já teve que trabalhar para ajudar em casa, carregando malas na estação, engraxando sapatos, vendendo mangas ou  então bolinhos e pastéis feitos por sua mãe. Teve uma infância realmente dura.

Aos 12 anos, começou a trabalhar com o pai, no DNER. Fazia de tudo, como cuidar da limpeza ou servir comida no restaurante. Mais tarde, depois de trabalhar também como mecânico mudou-se para Governador Valadares,  já como funcionário do DNER. E lá ele participou de todos os programas da rádio local, a Rádio Educadora Rio Doce. Logo ficou conhecido como o"Curió de Caratinga".
 
E na década de 60  veio finalmente o lance decisivo na vida de Agnaldo.  Já no Rio, trabalhando como motorista particular para o empresário e produtor Kleber Lisboa, ele conquistou a admiração da esposa de Kleber, a cantora Ângela Maria, consagrada na época com "Rainha do Rádio", que passou a apoiá-lo na sua aspiração de seguir a carreira artística. E as coisas começaram a acontecer.
A explosão profissional como cantor veio com a gravação da canção "MEU GRITO", de Roberto Carlos , que virou sucesso nacional. E depois vieram Ave-Maria, Mamãe,  e especialmente 
"OS VERDES CAMPOS DA MINHA TERRA".
O mais incrível de tudo é que esse menino que começou a vida em meio a tanta pobreza chegou a ser candidato a governador do Rio de Janeiro, em 1986, sendo derrotado.  Mas foi vereador no Rio, de 1997 a 2001;  deputado federal pelo Rio, de 1986 a 1996; e agora vereador em São Paulo. Agnaldo Timóteo tem hoje 78 anos.
O vídeo que ilustra esta postagem nos mostra Agnaldo cantando "OS VERDES CAMPOS DA MINHA TERRA", uma versão da canção norte-americana "Verde, Green Grass of Home", de Claude Putman, que é a música que mais me emociona do seu repertório. E ainda "MEU GRITO", outro grande sucesso de sua carreira.
 
    Postagem arrojada mas muito bonita, feita
pela amiga Marisa Rosa no Facebook