Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 8 de abril de 2012

Coxa bate Cianorte e dispara

             O Coritiba começa a tomar conta do segundo turno do Campeonato Estadual, Aproveitando os tropeços do Atlético contra o Corinthians e do Londrina contra o Operário, o Coxa abriu uma vantagem de quatro pontos, consolidada na vitória de agora à noite, sobre o Cianorte, por 3 a 1, no Couto Pereira.
              A expulsão de dois jogadores do Cianorte pelo árbitro Adriano Milczvski, quando o jogo estava empatado em 1 a 1, certamente vai dar margem a muitas reclamações dos rivais do Alviverde. No primeiro tempo, Emerson, de cabeça, marcou seu 18º gol com a camisa do Coritiba, igualando-se a Zambiazi, que era até hoje o maior "zagueiro artilheiro" da história dos coxas. 1 a 0 foi o placar desta etapa.
             No segundo tempo, o Cianorte empatou com um gol do zagueiro Ligger, aos 8 minutos, e o jogo se complicou para o Coritiba. Entretanto, em poucos minutos o  Cianorte teve dois jogadores expulsos (Fabinho e Jackson) e perdeu a chance de conseguir um  bom resultado. Roberto, aos 32', desempatou a partida, e Everton Ribeiro marcou o terceiro, aos 40 minutos.


****** A nova classificação do returno: 1º-Coritiba, 21; 2º-Atlético,17º; 3º-Londrina,16; 4º-Operário, 16; 5º-Arapongas,15; 6º-Paranavaí,11; 7º-Corinthians-PR, 9; 8º- Toledo,8; 9º-Cianorte,7; 10º-Rio Branco,5; 11º-Iraty,5; 12º-Roma Apucarana,3 pontos.

****** A nova classificação geral: 1º-Coritiba,46; 2º-Atlético,43; 3º-Arapongas,35; 4º-Cianorte,32; 5º-Londrina,29; 6º-Toledo,25; 7º-Operário,25;  8º-Corinthians-PR,21; 9º-Rio Branco,18; 10º-Paranavaí,16; 11º-Roma Apucarana,14; 12º-Iraty, 9 pontos.
           

Santos (completo) perde no ABC

         Deu zebra no Estádio Anacleto Campanella. O São Caetano não respeitou os titulares do Santos e ganhou de virada, por 2 a 1. Neymar marcou no primeiro tempo, mas Geovane e Marcelo Costa viraram o placar na fase final.  Por esta festa dos jogadores do Azulão (foto), ninguém esperava.


     ******    Com a derrota, o Santos está ameaçado no terceiro lugar do Paulistão, porque o Guarani ganhou do Palmeiras por 3 a 1 e também chegou aos 36 pontos, igualando-se ao Peixe. O artilheiro Barcos finalmente quebrou o jejum e marcou para o Verdão, mas  Neto, Fumagalli e Bruno Mendes liquidaram o Palmeiras, que teve Cicinho expulso no segundo tempo, porque acertou Fabinho.

     ******      O Corinthians ganhou mais um jogo por 1 a 0, desta vez do Paulista, no Pacaembu. E com mais um gol próximo ao final do jogo: Willian, aos 35 minutos do segundo tempo.

     ******    São Paulo (43), Corinthians (43), Santos (36), Guarani (36), Palmeiras (35), Mogi (34), Bragantino (29) e Ponte Preta (28)  são os classificados para a fase seguinte do Campeonato Paulista. A fase atual termina no próximo final-de-semana. 

Fogão vence mas não escapa das vaias

        O Botafogo ganhou do Friburguense por 3 a 1, hoje à tarde no Engenhão, mas não escapou das vaias da torcida, que anda insatisfeita com o futebol que o time vem jogando. Com a vitória, e beneficiado pela derrota do Macaé para o Bangu e o empate entre Resende e Volta Redonda, o Fogão chegou aos 17 pontos e garantiu vaga na semifinal da Taça Rio com uma rodada de antecedência.
          Herrera (2) e Loco Abreu fizeram os gols alvinegros. Douglas descontou para o o Friburguense.
           Os outros resultados de hoje no Rio: Bonsucesso 3 x Boavista 3, Americano 2 x Nova Iguaçu 2 e  Volta Redonda 1 x Resende 1.

Brasil está na Repescagem da Davis

           O Brasil conseguiu sua classificação para a Repescagem da Copa Davis de Tenis, com a vitória de Thomaz Bellucci sobre o colombiano Santiago Giraldo, hoje à tarde em São José do Rio Preto. O brasileiro fez 3 a 0, com 6/2, 7/6 e 6/4, e colocou o Brasil em situação inalcançável no confronto com a Colômbia, estabelecendo 3 a 1. Desta forma, o jogo que João Souza "Feijão" disputaria com Alejandro Falla não precisou ser realizado.

Taça Farroupilha: as quartas-de-final

          Terminou hoje a primeira fase da Taça Farroupilha, correspondente ao 2º turno do Gauchão. Os resultados desta última rodada foram: São Luiz 0 x Inter 3, Universidade Canoas 2 x São José 0, Juventude 1 x Santa Cruz 0, Lajeadense 1 x Ypiranga 1, Cruzeiro 0 x Pelotas 1, Grêmio 3 x Caxias 1, Cerâmica 0 x Novo Hamburgo 0 e Avenida 0 x Veranópolis 0.
                                     O Inter ganhou em Ijuí, na rodada desta tarde
           Agora virão as quartas-de-final da Taça Farroupilha. Curioso é que Caxias (campeão da Taça Piratini) e Novo Hamburgo (vice) não se classificaram agora, o que significa que haverá decisão do título estadual, entre Caxias e o ganhador da Taça Farroupilha. No próximo final de semana teremos os quatro cruzamentos que definirão os semifinalistas desta Taça Farroupilha: Inter x Cerâmica, no Beira-Rio; Grêmio x Ypiranga, no Olímpico;  Universidade x Pelotas, em Canoas; e Veranópolis x São José, em Veranópolis. A definição ocorrerá num jogo só.      

Londrina já não é mais aquele

            Nos últimos três jogos, um empate e duas derrotas. Decididamente, o Londrina não é mais aquele time que vinha surpreendendo e "engolindo" todo mundo. Na partida de hoje, no Estádio do Café, mais uma vez dominou, pressionou o adversário e esteve sempre mais perto da vitória. Entretanto, quem "matou" o jogo foi o Operário de Ponta Grossa que, com dedicação e muita sorte, conseguiu uma vitória que o coloca ao lado do Tubarão em pontos ganhos no returno.
            O resultado foi desastroso para o Alviceleste, que perdeu a vice-liderança do returno para o Atlético, e agora é apenas o quinto colocado na classificação geral, com escassas chances de ainda conseguir uma vaga na Série D do Brasileirão.
             Na verdade, manteve-se uma tradição: o Londrina só joga bem debaixo de críticas. Quando começam a ocorrer muitos elogios, o time pipoca e deixa cair o seu aproveitamento. Vem sendo assim há muitos anos.
              Mas é preciso que se diga que, tecnicamente, o Londrina foi muito superior ao Operário e não merecia perder. Pressionou todo o segundo tempo e levou o gol aos 46 minutos, através de Marquinhos. Só que não adianta jogar melhor e não ganhar, como vem acontecendo com o time londrinense nos últimos jogos.
             A torcida fez a sua parte. Foi ao Estádio do Café, tomou chuva forte na cabeça e viu o time praticamente dar adeus a uma conquista maior dentro do Campeonato Estadual.
              Desta vez, não dá nem para reclamar do árbitro. Nilo Neves de Souza Junior teve boa atuação. No final, ele expulsou Wendel, que perdeu a cabeça e acertou o zagueiro Neguete.
              E vem aí outra complicação: na próxima rodada, o Londrina vai enfrentar enfrentar o desespero do Roma Apucarana, que provavelmente será rebaixado se perder esta partida.

Atlético tropeça no Corinthians

            Com o time bastante alterado e algumas invenções do técnico Juan Carrasco, o Atlético Paranaense se complicou todo, esta tarde,  no Ecoestádio Janguito Malucelli, e ficou no empate de 1 a 1 com o Corinthians Paranaense. O resultado quebra o embalo que o Rubronegro vinha sustentando e impede que o Furacão alcance ainda hoje o Coritiba no segundo turno.
            A chuva atrapalhou um pouco, e o Atlético só conseguiu abrir o placar no último minuto do primeiro tempo, com um gol de Edgar Junio, numa tabela com Paulo Baier. Mas o técnico Carrasco voltou a mexer mal na equipe. Manoel entrou, porém inexplicavelmente de centroavante. Paulo Baier saiu, o Corinthians cresceu e, aos 16 minutos, Marcelo empatou a partida.
            Só 211 torcedores enfrentaram o tempo ruim e foram ao Ecoestádio.

****** E o Arapongas continua sendo o melhor time do Interior no Campeonato Paranaense. Hoje à tarde, venceu o Toledo, por 2 a 1, num jogo dos mais difíceis, com arbitragem de Heber Roberto Lopes. Tiago Adan fez os dois gols do Arapongão, com Diego Dedoné descontando para o Toledo. Com a vitória, o Alviverde manteve-se na terceira posição na classificação geral, com 35 pontos.


****** Outra equipe que se deu bem hoje foi a do Paranavaí, que derrotou o Rio Branco por 2 a 1, no Estádio Waldemiro Wagner, e deixou a Zona de Rebaixamento, agora entregue a Roma e Iraty. Alex Noronha e Edenilson levaram o ACP a vitória, com Serginho Catarinense descontando para os parnanguaras. A torcida fez uma festa danada em Paranavaí.

A Foto do Dia

    
  Quase 100 mil pessoas foram neste domingo à Praça São Pedro, no Vaticano, para assistir a missa celebrada pelo Papa Bento XVI. É a principal festa do Cristianismo, e o povo recebeu a benção "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo). Ouviu também Sua Santidade pronunciar uma mensagem de Páscoa  em 65 idiomas.
            Bento XVI suplicou durante a missa de Páscoa pelo fim do derramamento de sangue na Síria. Ele também anunciou que visitará o Líbano entre 14 e 16 de setembro, para levar uma mensagem de paz e unidade aos cristãos do Oriente Médio.
                                             
                                  É a nossa Foto do Dia

Alain Delon enfrenta problemas cardíacos

          Três dias depois de passar por uma cirurgia, em Paris,  para corrigir uma arritmia cardíaca, o famoso ator Alain Delon (76 anos), ídolo dos franceses, já está na Rússia. Ele participa da VII edição da gala Armênia Music Awars. Mas tão logo foi iniciada a cerimônia, ontem à noite, ele sentiu-se mal e teve que ser levado de ambulância para um hospital, segundo informou a agência Tass. Sua pressão arterial subiu e Alain teve que ser socorrido.
           Depois de atendido pelos médicos, Delon voltou a festa e subiu ao palco para receber o prêmio Lenda, por sua carreira no mundo do cinema. Fez um pequeno discurso e, logo em seguida, retirou-se para seu hotel, por não se sentir bem.
             Entre os filmes mais famosos protagonizados por Alain Delon estão "Rocco e seus irmãos" (de 1960), com Annie Girardot, Renato Salvatori e Claudia Cardinale, e "O Leopardo" (1963), com Burt Lancaster e Claudia Cardinale.

Transexual quer jogar nos Jogos do Rio 2016

             Até os 21 anos, ele era o Greg, com seus 2m13 de altura. Bom jogador de basquete, era popular na Universidade de Michingan, mas se sentia isolado e estranho. Começava a ter problemas emocionais e até começou a beber. Foi então que decidiu mudar de vida. Passou a vestir roupas de mulher e a tomar hormônios femininos. Mas não parou de jogar basquete.
              Hoje, com 26 anos, seu nome é Lindsey Walker, legalmente reconhecida como mulher. A operação de mudança de sexo será feita no final deste ano.
               Mas o maior sonho de Lindsey torna-se cada vez maior: ela quer ser jogadora da Seleção Norte-americana de basquete e disputar as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Com 2m13, não deve ser impossível. Mas certamente  o resto do mundo vai protestar, quando a maior transexual do mundo entrar na quadra com a camisa americana.