Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 21 de março de 2013

O clássico dos decadentes

           Brasil e Itália têm um futebol decadente. É o que foi mostrado no amistoso realizado agora à tarde, em Genebra, na Suiça, que terminou com um empate de 2 a 2. Os brasileiros foram nitidamente inferiores aos italianos, mas fecharam o primeiro tempo ganhando por 2 a 0. Chutaram três bolas em gol e fizeram dois gols, através de Fred e Oscar, enquanto a Itália obrigou o goleiro Julio Cesar a praticar grandes defesas, mas não encontrou o caminho das redes.
          No segundo tempo foi diferente. Os europeus sairam pra cima do Brasil, pressionaram bastante e, em três minutos (aos 8 e aos 11) empataram o jogo, com De Rossi e Balotelli. Depois muita luta, muita canelada e nada de futebol de qualidade. O Brasil ainda ficou no lucro com o empate, porque foi inferior ao adversário.
 
                                        
 
          Se engane quem quiser, mas eu não entro nesta. A Seleção está ainda pior do que estava com Mano Menezes. Jogadores como Fernando, Felipe Luis, Hulk, Dante, Jean, Diego Costa e outras figurinhas não vão nos levar a nada na Copa das Confederações que vem aí. Talvez seja melhor perder feio neste torneio, pra ver se acontece alguma coisa que levante o time para a Copa 2014.
          Hoje empatamos com um combinado Juventus e Milan. E no primeiro tempo, chegamos a ficar 22 minutos sem organizar um ataque sequer. Vamos ver na semana que vem, contra os russos.

O mistério do violino do Titanic


      Um história difícil de se entender. O violino de Wallace Hartley,  chefe da pequena orquestra que tocava no navio Titanic na noite do naufrágio, foi reencontrado milagrosamente em um sótão na Inglaterra, 101 anos após, por uma casa de leilões britânica.  A orquestra ficou famosa, porque tocou até o navio desaparecer no Oceano Atlântico, em abril de l912.
       O cadáver de Wallace Hartley passou dez dias na água, e "o violino foi encontrado em uma mala de couro, que estava presa a seu corpo" -  explicou o dono da loja, Andrey Aldridge. O instrumento foi identificado porque tinha uma placa em prata escrita "Para Wallys, por ocasião do nosso noivado". Foi um presente da noiva do músico, Maria Robinson.
        Após o resgate e a constatação, as autoridades canadenses enviaram o violino a Maria Robinson. E quando ela morreu, em 1939, o instrumento foi confiado ao Exército da Salvação e, posteriormente, entregue a uma família, que o guardou em seu sótão, onde foi encontrado.
        É uma íncrivel história humana. O violino é considerado a lembrança mais importante do Titanic. Avaliado em 100 mil euros, ele não será leiloado. A Casa de Leilões está negociando com museus. Agora, durante a Páscoa, ele estará exposto na Prefeitura de Belfast, capital da Irlanda do Norte e onde o Titanic foi construído.

Desta vez, roubaram pra nós ?

      Desta vez sim, a torcida londrinense torceu para o time, em vez de ficar só protestando. O papel do ótimo público de mais de 7,5 pessoas (numa noite chuvosa daquelas) foi fundamental para que o Tubarão segurasse o resultado. Foi um ótimo jogo, e o Londrina está sim garantido na Série D Nacional. Finalmente, hein ?
       O Londrina voltou a jogar bem e mereceu ganhar. Mas depois de tantas reclamações feitas, não se pode ficar calado quando o árbitro ajuda o time da cidade. Claro que não houve penalti. O juiz errou sim. E o lance decidiu a partida. O Paraná perdeu as últimas chances de ainda brigar pelo título estadual naquele penalti inexistente. Já estão até aparecendo brincadeiras, segundo as quais, o Paraná Clube vai pedir as faixas que o Tubarão tem exibido nos seus jogos, para colocar na sua arquibancada, lá na Vila Capanema.
       É aquela história, "pau que bate em Chico também bate em Francisco".  E' por esta razão que eu vivo condenando estas críticas que a torcida londrinense vem fazendo aos árbitros paranaenses. Juiz erra mesmo, para um lado ou para o outro. Desta forma, vamos parar de encher o saco com estes protestos e continuar a torcer como na partida de ontem. Isso sim é papel de torcedor.
        Uma torcedora consciente até ligou para uma emissora de rádio da cidade, para dizer que "não houve penalti e que isto precisa ser bem ressaltado, para não ficar mal para nós, que reclamamos tanto dos árbitros, quando eles erram contra nós." Ficou chato, hein?

Pérolas que o Facebook nos traz

 
  José Augusto Giatti Rodrigues postou esta brincadeira no Facebook. O Corinthians tem uma das maiores torcidas do País, mas tem também uma das maiores rejeições. É igual ao Lula.