Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Contusão de Villa vai influenciar ?

              A séria lesão sofrida pelo craque espanhol David Villa poderá exercer uma certa influência na decisão do Mundial de Clubes. O que se discute é se o Barcelona poderá jogar menos, não apenas pela falta que Villa faz ao time, mas pela gravidade da fratura que afastará o jogador dos campos por muito tempo. Ou será que o que aconteceu motivará os companheiros de Villa a correrem dobrado para vencer e oferecer o título a ele ? A resposta somente será conhecida no hora do jogo.

                          David Villa se despede do técnico Guardiola, antes de deixar o Japão             
 Por enquanto, o que se sabe é Villa não assistirá o jogo, porque já deixou o Japão e amanhã ou domingo será operado em Barcelona. O seu substituto na decisão ainda não está definido, porque o chileno Alexis Sanchéz, também se machucou no jogo de ontem e ainda não foi liberado pelos médicos. O jovem Isaac Cuenca poderá ser escalado.

Globo veta três estádios paulistas

             Acredite: a Rede Globo vetou a realização de jogos pelo Campeonato Paulista  nos estádios de Itápolis, Lins e Catanduva, caso estas partidas estejam na grade de programação da emissora. A Globo alega que os três clubes (Oeste, Linense e Catanduvense) não providenciaram as melhorias solicitadas. Em suma, a TV que já vem decidindo as datas e o horário das partidas, passa a decidir também onde elas serão disputadas.
              Os grandes prejudicados serão os torcedores dos três clubes, que não verão em sua cidade os grandes clubes da Capital.Os dirigentes do Oeste já decidiram que os jogos contra o Corinthians e o São Paulo serão disputados em Presidente Prudente.
                Quem não manda nada mesmo é o responsável pela liberação dos estádios, coronel Marcos Marinho. Ele admitiu que os estádios foram vetados a pedido da Rede Globo de Televisão.

Muricy vai mexer no Santos

              Finalmente o técnico Muricy Ramalho parece ter se convencido de que a improvisação do zagueiro Durval na lateral-esquerda não está dando certo. Hoje na concentração santista era voz geral que Léo (foto) voltará ao time na decisão com o Barcelona. Mas Muricy não abrirá mão do futebol de Durval, que formará na zaga. O Peixe jogará no sistema 3-5-2. 
               Muricy se deu conta de que Durval é muito lento para segurar Daniel Alves, que será uma arma forte pela lateral-direita do Barça. Acho que Muricy está certo, colocando Léo em cima de Dani Alves e mantendo Durval na cobertura do setor. Além disso, Léo poderá apoiar quando as oportunidades se apresentarem.
                O time do Santos para tentar o tricampeonato mundial, domingo em Yokohama, deve ser este: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Elano (Henrique), Arouca e Ganso; Neymar e Borges.

                                                   A FOTO DO DIA
            Três pessoas entraram numa sala comercial, hoje cedo, na Avenida José do Patrocínio, Cidade Baixa, no centro de Porto Alegre. Enquanto discutiam detalhes sobre aluguel do imóvel, descobriram que havia um cobra de razoável tamanho no interior da sala. Foi um susto só. O Batalhão Ambiental da Brigada Militar foi chamado, mas a companhia estava atendendo uma outra ocorrência na Grande Porto Alegre e não havia uma viatura para pronto atendimento. Ficou agendado para segunda-feira. A sala foi trancada e, até segunda-feira, a bichinha vai ficar morando lá.  E sem pagar aluguel. Quem conta a história é o jornal ZeroHora

Darci Machado, amigo de muitos anos

               Com muita satisfação, recebi hoje um telefonema do amigo de muitos anos (mais de 35) Darci Machado.  Ele continua o mesmo, alegre e falante. Como o José Roberto Vezozzo me disse uma vez, o Machadinho é uma enciclopédia. É sempre muito bom conversar com ele. Sua memória é impressionante. Nunca tente discutir com Darci sobre um fato ocorrido há muito tempo, porque ele se lembrará de coisas que você já não lembra mais e vai ganhar a discussão.
               Vejo o Darci pela TV todos os domingos, ao lado de outros grandes amigos, como o Nelson Capucho, o Pinheiro, o Aldivino Generoso e vários outros que participam do programa "Esporte com Cabral", que a CNT apresenta. A propósito, Machadinho me passou o convite feito por Cabral para que eu vá ao programa no próximo domingo. Infelizmente, por força de um compromisso assumido, não poderei estar lá, abraçando os amigos. Mas, estejam certos,  todos os domingos eu deixo o "Fantástico" (cada vez mais chato) e mudo para a CNT.

Kroton Educacional compra Unopar

               O Portal Londrix me confirma que a Kroton Educacional acertou mesmo a compra da nossa Unopar (Universidade do Norte do Paraná), num negócio de R$ 1,3 bilhão. Ainda me lembro do começo de tudo, em 1972, através de uma sociedade do professor Marco Antonio Laffranchi com o jornalista Oswaldo Militão. Primeiro foi Centro de Estudos de Londrina, depois FEFI e foi crescendo para se tornar o que é hoje. Foram muitas voltas, algumas brigas, separações, mas a ídéia venceu.
                Tive uma ligação mais próxima com o grupo, quando trabalhei por cerca de dois anos como apresentador da TV Mix, que também quebrou algumas barreiras na cidade. Comandei alguns programas esportivos da emissora, graças a Deus com muito sucesso. Foram bons tempos aqueles.

                 Recebo a notícia com certa tristeza, embora reconhecendo a grandeza do negócio. É mais uma coisa nossa que se vai, inclusive na área esportiva, pois ninguém desconhece que a Unopar montou e bancou grandes equipes de futsal feminino, de handebol, de outras várias modalidades e, especialmente de ginástica rítmica ou GRD. Foi aqui na Unopar que o Brasil começou a montar grandes equipes de GRD. Os Laffranchi sempre foram apaixonados pela modalidade.
                 Sai Unopar e entra Kroton. Será que apenas atrás de dinheiro ? Ou dando sequência a marcha idealista que sempre caracterizou a universidade ? Nada contra, mas acho que será apenas mais uma escola do Grupo Kroton. Como a Pitágoras, a Fama (Macapá), a Unime, a Project e algumas outras. A fila anda.