Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 17 de novembro de 2013

O "velho" Falcão decidiu de novo


        Dá pra perceber pela foto acima que o craque Falcão está gordo e envelhecido. Mas sua estrela continua brilhando, e ele decidiu esta tarde mais uma Liga de Futsal. Seu time, o Intelli/Orlândia-SP, conquistou o bicampeonato, no empate de 2 a 2 com o surpreendente Concórdia, representante de Santa Catarina. Como havia vencido o primeiro jogo, fora de casa, por 2 a 1, o Orlândia jogava pelo empate, mas os catarinenses comandaram o placar até quase ao final, quando Falcão marcou o gol do título.
        Aos 36 anos, Falcão conquistou seu oitavo título nacional. E a partida de hoje deve ter marcado a sua despedida de Orlândia. Ele está estudando uma transferência para um novo clube que está sendo montado em Sorocaba, também interior de São Paulo.

O futuro do Palmeiras

        Em primeiro lugar, quero cumprimentar a todos os palmeirenses, pela conquista do título brasileiro da Série B e o consequente retorno ao futebol brasileiro de verdade. A Segunda Divisão teve um nível baixíssimo, mas de qualquer forma o torcedor do Verdão tem mesmo que comemorar, porque o clube conseguiu sair do fundo do poço.
        Gostaria também de destacar uma constatação. Ficou claro que a diretoria palmeirense tinha consciência de que estava fazendo uma grande bobagem,  quando "fantasiava"  seus jogadores com aquelas rtidículas camisas amarelas, limão ou de outras cores. Quando chegaram os jogos que poderiam definir o título, o Palmeiras entrou com seu uniforme tradicional, com camisas e meias verdes e calções brancos, para sair na fotografia histórica.
         Mas chega a hora de pensar no futuro do Palmeiras. E os dirigentes estão discutindo a renovação do contrato do técnico Gilson Kleina, que está contando com o curioso apoio dos jogadores. Achei engraçado quando surgiu a notícia de que o presidente  Paulo Nobre foi recebido nos vestiários (foto) com os gritos dos atletas: "Fica Gilson Kleina, fica Gilson Kleina..." Será que eles estão achando que vão ficar no clube para a Série A ?
         Bem, amigos palmeirenses, a brincadeira de Série B acabou. Agora, o buraco é mais embaixo. Esse elenco que o Verdão tem não reune condições de jogar de igual para igual com os clubes grandes do futebol nacional. Pode até ganhar um jogo ou outro, mas ao longo de um campeonato inteiro acaba ficando lá atrás, com risco de nova queda para a Segundona. Vou ser bem sincero: o Palmeiras não tem hoje em seu plantel mais do que cinco jogadores de primeira categoria.
        

                VESTIDOS CADA VEZ MAIS GENEROSOS                 
 
             As roupas femininas mostram-se cada vez mais ousadas. Você não precisa mais ir a praia para ver o corpo das mulheres, que estão mais generosas. A transparência lateral é o grande lance do momento, como vemos acima, nos modelos exibidos por Miley Cyrus, Kate Winslet, Angélica e Nicole Scherzinger. Ou abaixo, com Jennifer Lopez, Jaimie Alexander, Taylor Swift e Kristen Stewart.

 

Esse foi um teste de verdade



      Nossas previsões se confirmaram. O jogo da Seleção em Miami foi bom em todos os aspectos. Quem não viu a partida e ficou apenas sabendo do resultado deve ter imaginado que o time do Felipão pegou outra moleza. Mas os 5 a 0 foram construídos em cima de méritos do Brasil, e não por absoluta fragilidade de Honduras. Aquele time dos tempos de Mano Menezes na Seleção, não teria conseguido um placar tão amplo.
        Foi um jogo duro, "pegado", desde o início. Quem observou as caras dos hondurenhos, naquela rodinha feita no meio do campo, antes do jogo, já deve ter desconfiado que eles iam encher o Brasil de porradas. Os caras pareciam lutadores de MMA, com aquelas caras de homens dos tempos das cavernas. Não se mostravam nada civilizados.
         Mas não foi só brutalidade. Honduras comandou o jogo nos primeiros 15 minutos e até poderia ter aberto o placar, especialmente quando o goleiro Victor falhou na sua primeira saída e Costly cabeceou para fora.
          Aos poucos, entretanto, o Brasil foi achando o seu jogo. Parece que a Seleção está mesmo engrenando, em termos de conjunto e espírito de luta. Depois da partida, Felipão chegou a dizer que "o Brasil será campeão mundial". Acho que ainda é exagerado afirmar isto, mas que o time está bom, já não dá se pode negar.
 
 
           O primeiro gol veio aos 21 minutos, através do utilíssimo Bernard, que concluiu no cruzamento do também muito útil Paulinho. E, a partir daí, os hondurenhos passaram a jogar ainda mais duro, caçando Neymar, que novamente apanhou muito. Parece que todos os adversários odeiam o nosso camisa 10. A gente sente que os caras tem raiva dele, especialmente porque suas quedas contínuas têm gosto de provocação. Neymar continua caindo muito mesmo. Mas está jogando cada vez melhor.
            Os gols em série só vieram no segundo tempo: Dante aos 10', Maicon aos 20', William aos 25' e Hulk aos 28 minutos. E ainda tivemos uma bola na trave de Robinho e uma chance incrivelmente perdida por Neymar.
             E quando o jogo terminou, o lateral Peralta queria briga com Neymar. "Vai procurar a sua turma" - merecia ouvir o hondurenho, que além de violento é burro, pois criou um clima hostil para o seu time, que estará no Brasil para a Copa 2014.
 
             Gostei mesmo da atuação brasileira. Mas nem todos brilharam. Hulk está cada vez mais pesado, parecendo um levantador de peso e não um jogador de futebol. O pessoal da Globo puxou o saco do Robinho(foto) durante todo o tempo em que ele esteve em campo. Mas achei que o ex-santista ficou devendo uma melhor atuação. Não é mais aquele. E os novatos Marquinhos e Willian ("muito prazer em conhecê-los") certamente são jogadores para um futuro mais distante, não para a próxima Copa do Mundo.
              Os outros jogadores que atuaram neste amistoso de ontem me agradaram. Eles mereceram jogar para 71.124 torcedores, novo recorde em partidas de futebol na Flórida.  
          
       

Pérolas que o Facebook nos traz

    
      O amigo Luiz Carlos Lorencetti é o autor desta espirituosa postagem, selecionada para hoje neste espaço que destaca o nosso Facebook