Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Nunca, nunca desista !

       A frase em inglês estampada na camiseta de Pedro Leonardo foi o que de mais bonito se viu na sua saída do Hospital Sírio-Libanez de São Paulo, ontem à tarde: "nunca, nunca desista" ! Mais de 80 dias depois de sofrer um gravíssimo acidente automobilístico, o jovem cantor - filho do sertanejo Leonardo - teve alta do hospital.
        Mesmo com menos 40 quilos e alguma dificuldade para caminhar e se movimentar, Pedro Leonardo deu mostras de que está se recuperando plenamente. Os médicos dizem que ele estará em plena forma dentro de no máximo seis meses.

Emoção no velório de dom Eugênio

 
     Uma pomba branca pousou sobre o caixão do cardeal dom Eugênio Sales, no velório realizado na Catedral Metropolitana, esta tarde no Rio de Janeiro. Cerca de quinhentas pessoas estavam na igreja e, quando terminou a execução do Hino Nacional, um dirigente da Cruz Vermelha soltou a pomba, para homenagear D.Eugênio por sua luta pelas causas humanitárias.
     Mas, ao invés de voar pelo local, a pomba foi direto para o caixão e ali ficou pousada. O governador Sergio Cabral e o prefeito Eduardo Paes estavam na Catedral.
      O cardeal dom Eugênio de Araujo Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, morreu de infarto, ontem à noite, aos 91 anos. O sepultamento ocorrerá amanhã.

Chega de festa. Corinthians tem é que ganhar

     Leio nos jornais de São Paulo que o Corinthians está preparando uma festa para amanhã, antes do jogo com o Botafogo, para comemorar a conquista da Libertadores. Mais festa ? Será que ainda não beberam tudo o que tinham que beber ?
    Os dirigentes do clube vão levar os jogadores campeões paulistas de 77 para entregar as faixas aos campeões da Libertadores.  Em meio a tudo isso, estou sentindo o técnico Tite extremamente preocupado.
     Já passou da hora de parar com as festas e começar a jogar, para sair desta humilhante situação em que o Timão se encontra no Brasileirão. A melhor festa que o Corinthians pode fazer é ganhar do Fogão. Se não vencer amanhã,  sua situação vai se agravar um pouco mais.

Os riscos da decisão de amanhã na Capital

          Estão certos o Coritiba e o 1º Comando Regional da Polícia Militar, que montaram um esquema gigante de segurança para a decisão da Copa do Brasil, amanhã à noite em Curitiba. Mais de 1.400 agentes policiais estarão trabalhando no evento, desde a chegada do Palmeiras e envolvendo as cercânias do Estádio Couto Pereira. Além dos policiais, outros 450 seguranças foram contratados pelo Coritiba, que não quer saber de problemas nesta grande decisão.
         O Coxa já teve seu estádio interditado, por causa de problemas no jogo que determinou o rebaixamendo do time, há dois anos, quando a torcida invadiu o gramado no fim da partida. E esta decisão de amanhã oferece riscos enormes. O Coritiba foi claramente roubado no primeiro jogo, em Barueri na semana passada. Se voltar a ser prejudicado amanhã, será difícil segurar os torcedores.  Assim, é melhor prevenir do que remediar.
         A decisão de amanhã terá arbitragem do pernambucano Sandro Meira Ricci (foto), árbitro da Fifa, que será auxiliado por Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Alessandro Rocha Matos (Fifa-BA). Apesar de vinculado à Federação Pernambucana, Sandro é mineiro de Poços de Caldas e tem 37 anos.
         Particularmente, acho que Sandro Meira Ricci é um árbitro irregular. Já vi ele realizar ótimos trabalhos, mas também testemunhei  más arbitragens suas. Tomara que esteja numa boa noite amanhã.
      

A dor da saudade de Marcos Tora !

       No jogo que disputou domingo último, em Mogi Mirim (0 a 0) pela Série D do Campeonato Brasileiro, o time do Cianorte entrou em campo de luto. Os jogadores tinham uma faixa preta no braço e conduziam um banner homenageando o jogador Marcos Tora, que faleceu na semana passada, num trágico automobilístico ocorrido aqui no Paraná.
        Segundo o gerente de futebol, o ex-goleiro Adir Kist, a morte de Marcos Tora foi muito sentida por todos no clube, e seu nome continua sendo lembrado a todo o instante. A homenagem será repetida domingo próximo, no Rio Grande do Sul, no jogo que o Leão do Vale disputará em Gravataí, contra o Cerâmica, e também, no dia 22, em Cianorte, na partida com o Concórdia-SC.

Elano é o 19º reforço do Grêmio

     Quase não dá pra acreditar, mas o Grêmio acaba de anunciar a 19ª contratação do ano. E apenas estamos iniciando o segundo semestre de 2012. O que a direção do clube gremista tem feito de bobagens não está no mapa. É uma burrice atrás da outra. Felizmente, vários destes reforços já deixaram o clube.
      Mas acho que Elano, o mais novo contratado, tem condições de fazer sucesso no Grêmio, por seu estilo de jogar. Será muito mais útil que Kleber Gadiador, Marcelo Moreno e outras figuras que chegaram recentemente ao Olímpico.
      Elano vai jogar com a camisa nº 7, que um dia já foi de Renato Gaúcho. A foto é da apresentação do novo contratado, ocorrida esta manhã em Porto Alegre.        

Os candidatos a vereadores

        Me assustei quando vi no jornal que temos  em Londrina 372  candidatos inscritos para disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores. Também, com um salário na base dos 13 mil reais, quem é que não quer ?
        É claro que todo o cidadão tem o direito de se candidatar, e não vou dizer aqui o que penso de cada candidato. Afinal, o que é ruim para mim pode ser bom para os outros. Temos que respeitar.
        Prefiro abordar o lado pitoresco da lista. O grande número de apelidos. Muitos se  identificam pela profissão que exercem. E aí temos boiadeiro, farmacêutico, professor, policial civil, funcionário do posto de saúde, vidraceiro, cabelereiro, enfermeiro, carroceiro, padeiro, verdureiro, oficial de raio X, sacoleiro, florista, vendedor de pneus, mototaxista, metalúrgico e  gente de várias outras profissões.
        Entre os que usam simplesmente seus apelidos, os mais engraçados são: Vagão, Robgol, Urubu da Bike, Odorico Bem Mais, Biju Gas, Papai Noel, Formigas, Paty Loose, Gordo da Tormec, Homem da Bíblia, Marcia das Barraquinhas, Boca Aberta e Jaci Baixinho.
 

Será que o Brasil não vai pagar mico ?

    Estou com medo que o Brasil pague um grande mico, neste programa que o SBT está lançando, intitulado "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos". O lançamento será amanhã às 23h30m e terá no comando o jornalista Carlos Nascimento. Serão 12 edições. Trata-se de um programa conhecido mundialmente - "The Greats" - com formato criado pela BBB. A idéia é eleger aquele que mais fez pelo seu País. Várias nações já apontaram os seus representantes.


     O meu receio se origina no fato da escolha ser feita por votação popular. As pessoas mandam seus votos para a emissora. Na última virada de século, foi feito um concurso parecido, para a escolha da mulher mais bonita do século XX. E o povo brasileiro votou em Maria Fernanda Cândido, uma artista da Globo, que é bonita mas não o suficiente para ser apontada como a mais linda dos 100 anos anteriores. O povo votou porque ela estava na mídia. E as pessoas não conheciam as grandes beldades do País.
      Para o concurso "The Greats", os franceses escolheram Charles de Gaulle, os italianos apontaram Leonardo da Vinci, os sul-africanos elegeram Nelson Mandella e os ingleses indicaram Winston Churchill. O meu medo é que os brasileiros elejam um Michel Teló da vida.