Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 17 de maio de 2015


    Germano salvou
  estréia do Tubarão

                  Não foi uma boa apresentação, mas o Londrina estreou com vitória na Série C Nacional. E graças ao seu 'capitão' Germano, que jogou muita bola e fez os dois gols que levaram o Tubarão a uma virada de 2 a 1 sobre a Portuguesa de Desportos, no vazio Estádio do Café.  
 
                                      A torcida alviceleste assistiu por um telão, instalado do lado de fora do estádio, e fez muita festa. Mas lá dentro foi um sufoco, pois o time de Claudio Tencati não jogou nada no primeiro tempo e ainda tomou o gol no começo da segunda etapa, marcado porMarcelinho aos 6 minutos.
                                      
                                       E foi aí que mais uma vez apareceu a importância de Germano, que apareceu para cabecear em dois lances de bola parada, aos 17 e aos 44 minutos, e marcar os gols salvadores.
                                        Como só o Londrina e o Tupi-MG venceram na primeira rodada do Grupo B, esta virada pode representar uma importante alavancada para uma grande campanha nesta Terceira Divisão Nacional.   Os outros resultados de hoje pela chave  foram: Caxias 1 x Madureira 1 e Guaratinguetá 1 x Guarani-SP 1. Ontem, o Tombense perdeu em casa para o Tupi de Juiz de Fora por 1 a 0, e Brasil de Pelotas e Juventude empataram (1 a 1) em Novo Hamburgo.

                                        A classificação: 1º Londrina e Tupi, 3;  3º - Brasil, Caxias, Juventude, Guarani, Guaratinguetá e Madureira, 1; 9º - Portuguesa e Tombense, zero ponto.

                                         Os próximos jogos serão: Tupi x Guaratinguetá, Portuguesa x Brasil, Madureira x Tombense, Guarani x Londrina e Juventude x Caxias.


      VEJAM O GOL DA VITÓRIA
       DO LONRINA, NO CAFÉ

                 
                     

              Não sei não, mas o fato de nenhuma empresa ter se habilitado na concorrência para a recuperação do sistema de iluminação do Estádio do Café me parece ser um indício de que ninguém está querendo negociar com a nossa Prefeitura.

Os primeiros resultados da Série C



               O Londrina estréia daqui a pouco no estádio do Café, contra a Portuguesa de Desportos, mas a Série C Nacional já começou ontem, com três partidas. No jogo que abriu o campeonato (foto), à tarde no Estádio Almeidão, em Tombos, derrota do time da casa, o Tombense, para o Tupi de Juiz de Fora, por 1 a 0. Gabriel Davis, aos 40 minutos do 2º tempo, fez o único gol.

                Ainda à tarde, no "Batistão" em Aracaju (Sergipe), o  Confiança saiu ganhando do ASA por 1 a 0, gol marcado aos 22 minutos. Mas ainda no primeiro tempo, aos 40', André Nunes empatou. Final:  1 a 1.

                E no jogo que completou o sábado, em Novo Hamburgo, Brasil de Pelotas e  Juventude de Caxias dos Sul também empataram em 1 a 1.  O Xavante fez um gol logo aos 5 minutos, num penalti convertido por Nena. Os caxienses empataram com Brenner de cabeça, aos 10 minutos do segundo tempo. O jogo foi disputado no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, porque o "Bento Freitas" do Brasil está interditado.
SÉRIE B COMEÇA A SE DESENHAR


                Com duas rodadas, a gente começa a imaginar como será a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Os primeiro favoritos já surgem. O Botafogo começa a disparar, ao lado do bom time do Sampaio Correia e do sempre candidato Náutico. Os três ganharam os dois jogos que disputaram, e o Bahia vem logo em seguida, com uma vitória e um empate.


                O nosso Paraná é que, pelo jeito, vai repetir a campanha do ano passado, com altos e baixos. Ganhou de 1 a 0 do Ceará na estréia, mas anteontem já levou 4 a 1 do Santa Cruz, lá no Recife. Aguentou o primeiro tempo (1 a 1), mas se entregou na etapa final. A foto acima é do jogo.
               
                  Para ir conhecendo um pouco melhor os times, estou escolhendo um jogo por rodada para observar. Ontem, assisti Ceará 2 x Atlético Goianense 0, no PV em Fortaleza. Um público pagante de 5.100 torcedores e uma renda de R$ 31.969.   Números fracos.   O Ceará foi muito melhor e mereceu ganhar. Reencontrei no Atlético o ex-londrinense Arthur, que jogou como vinha jogando aqui no Tubarão, ou seja nada.

               Os piores times das duas rodadas iniciais foram Paysandu, Boa Esporte e Mogi Mirim, que perderam os dois jogos e estão na laterna.  Os artilheiros até aqui são Zé Roberto (Bahia), Válber (Sampaio) e Anderson Aquino (Santa Cruz), que marcaram dois gols cada.

Ele é, sem dúvida, um dos maiores nomes da música nacional, especialmente da Bossa Nova. Grande compositor, cantor, tecladista e arranjador. Quanta coisa boa esse 'cara' já fez.
 
M A R C O S     V A L L E


                       
                                                      Há muito anos venho curtindo o som de MARCOS VALLE e de seu irmão mais velho Paulo Sérgio Valle, que logo estará também aqui neste espaço do Blog. Só coisa boa saiu deles, inclusive a canção maravilhosa que embala esta postagem, o "SAMBA DE VERÃO", que teve 80 versões gravadas nos Estados Unidos e chegou a ocupar a segunda colocação nas paradas norte-americanas. Levantamentos oficiais mostraram que "Samba de Verão" é uma das três canções brasileiras mais famosas no Exterior. As outras duas são Garota de Ipanema e Aquarela do Brasil.

                     Marcos Kostenbader Valle é carioca e tem hoje 71 anos. Começou a estudar piano clássico bem cedo e aos treze anos, já se formou em piano e teoria musical. Em 1964, com 21 anos, alcançou o primeiro sucesso, "Sonho de Maria", em parceria com o irmão. E começou a carreira tocando no trio formado por ele, Edu Lobo e Dori Caymmi.

                    












Desde cedo, Marcos escrevia muitos temas para telenovelas, como Pigmalião 70 e Os Ossos do Barão.  E é dele (em parceria com seu irmão e com Nelson Motta) a canção de Natal encomendada pela Globo, e que é tocada até hoje: "Hoje é um novo dia  / de um novo tempo / que começou..." Todos os finais de ano a gente curte esse som maravilhoso.




                                                  Viola Enluarada, lançada em 1967, é uma das melhores canções de Marcos. Mas Terra de Ninguém, Viagem,  Bloco do eu sozinho,  Pelas ruas do Recife, Dia de Vitória e  Mustang cor de Sangue  são outras verdadeiras obras-primas, tanto em termos de composição como de interpretação. São canções que nunca serão esquecidas.



                        De 1975 a 1980, Marcos Valle morou nos Estados Unidos, participando inclusive do LP de Sarah Vaughn,  "Songs of the Beatles".   Compôs com grandes parceiros, como Leon Ware, Peter Cetera, Ary Carvalho, Vinicius Cantuária, Eumir Deodato e vários outros nomes conhecidos.


                      
                        A partir de 1990, suas músicas começaram a ser muito executadas nas casas noturnas de Londres. Tanto que em 95 recebeu o título de "Homem do Momento", da revista inglesa "Straight chased", o que abriu definivamente o mercado europeu e japonês para Marcos Valle.




             Participação em grandes eventos continuaram marcando a carreira de Marcos Valle que, em 2006, ganhou o Prêmio Tim na categoria Melhor Disco Instrumental, pelo seu CD "Jet-Samba".
            Nos últimos oito anos ele fez 20 shows pela Europa, e posteriormente se apresentou no Japão. E em 2013 foi premiado no "Worldwide Awards", em Londres. Parece que a carreira de Marcos Valle não vai acabar nunca. 





                                            




                    

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Acho muito boa esta idéia de aproveitar o Facebook para trazer novos conhecimentos e corrigir erros que são frequentemente cometidos  A postagem é da querida amiga Sabrina Vargas.