Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Galo vai pegar o time da casa

            A crônica brasileira praticamente inteira falava em observar o Monterrey do México, que era apontado como rival certo do Atlético Mineiro na estréia no Mundial de Clubes. Mas o frouxo futebol mexicano continua assustando o Brasil sem razão, e "pipocou" nas quartas-de-final de hoje, em Agadir, perdendo para o Raja Casablanca por 2 a 1, na prorrogação. O Galo vai estrear contra o time da casa, que hoje obteve sua segunda vitória no torneio e está embalado. Marrocos inteiro está apoiando o seu representante, e esta deverá ser a maior dificuldade que o time de Cuca terá pela frente, na semifinal de quarta-feira que vem. O Monterrey vai ter que disputar o 5º lugar. Pelo menos pode ser que assim os brasileiros parem de temer o México na Copa do Mundo.
          A partida de hoje agradou. Foi um jogo aberto, e os marroquinos tiveram a sorte de sair na frente, fazendo 1 a 0 aos 24 minutos, com um gol de Chtibi, numa falha do goleiro Orozco. E aí começou a bater um certo desespero nos mexicanos. Enquanto isso, Askri, arqueiro do Raja Casablanca, que joga com a camisa nº61 se agigantava e começava a pegar tudo, como se vê na foto.


           O Monterrey só conseguiu empatar no segundo tempo, numa cabeçada do 'capitão' Basanta, após um escanteio. Porém , os marroquinos não se descontrolaram e seguraram o empate no tempo regulamentar. Depois, aos 5 minutos da prorrogação, garantiram a classificação com um gol de Guehi, que fez o estádio reviver a alegria do primeiro jogo, contra o Auckland.
             A arbitragem foi do irlandês Alireza Faghani.

Bayern vai enfrentar os chineses


          Com brasileiros brilhando em campo, o Guangzhou Evergrande, da China, derrotou o Al-Ahly, do Egito, por 2 a 0, no outro jogo disputado hoje pelas quartas-de-final do Mundial de Clubes que está sendo realizado no Marrocos. Elkeson (ex-Vitória e Botafogo)  fez o primeiro gol e o nosso conhecido Dario Conca (argentino que jogou no Fluminense) marcou o segundo. Para completar, o carioca Muriqui organizou as duas jogadas que definiram a partida. Muriqui jogou num monte de times do Brasil e até no paranaense Irati, destacando-se no Vasco e no Atlético Mineiro.
           E mais: um trio brasileiro teve ótima arbitragem, com Sandro Meira Ricci no apito e Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse nas bandeiras. A partida abriu a rodada-dupla disputada em Agadir. Com a vitória, o Guangzhou credenciou-se para disputar uma das semifinais do torneio, contra o poderoso Bayern Munique, da Alemanha, na próxima terça-feira.  E o Al-Ahly vai brigar pelo quinto lugar.

                                   Os brasileiros Elkson e Muriqui festejam o primeiro gol


O que é que está havendo com Londrina ?

        A fase de Londrina, especialmente no esporte, continua sendo terrível. Nada dá certo por aqui nos últimos tempos, e agora começaram a ocorrer tragédias que assustam. Além da pouca movimentação esportiva e das derrotas nas mais variadas modalidades, agora nosso esporte já está matando gente, o que é muito pior.
      Inaugurado em 1991, o Autódromo Ayrton Senna nunca havia sido palco de acidentes fatais. Mas no último dia 30 de novembro, há cerca de duas semanas atrás portanto, tivemos a morte trágica do piloto Walid Ali, um empresário de Campo Mourão, que treinava para uma prova de motociclismo. Ele perdeu o controle de sua moto e sofreu fraturas graves, inclusive no pescoço.
      E ontem, nos preparativos para a tradicional prova 500 Milhas de Londrina (22ª edição), tivemos lamentavelmente outra vítima em solo londrinense.  Numa curva considerada segura e de baixa velocidade, o piloto catarinense Robson Luiz Kolling, que morava em Curitiba, parece ter pisado fundo demais e acabou por perder o controle de um protótipo MXR da Categoria 1. Andando a mais de 180 km/h, num lugar em que o correto seria não ultrapassar os 80 km/h, ele saiu da pista, chocou-se contra uma barreira de pneus e o muro. Não houve tempo nem para a chegada do atendimento médico. Robson sofreu um afundamento da face e morreu praticamente na hora.
                                       O carro de Robson Kolling ficou muito danificado
       Não vou levantar aqui qualquer hipótese de falta de segurança ou coisa parecida. Somente após o trabalho completo da perícia é que vamos ficar sabendo porque tivemos duas mortes no autódromo em poucos dias. Mas é evidente que coisas muito ruins estão acontecendo na nossa Londrina. E tem que haver uma explicação.

Chineses chegaram à lua


     Através de uma sonda não tripulada, a China chegou neste sábado à lua, tornando-se o terceiro país a conseguir pousar uma nave em território lunar, junto com os Estados Unidos e a União Soviética.  A foto acima foi enviada momentos antes do histórico pouso.
      A sonda Chang'e 3 recebeu este nome em homenagem a uma deusa da mitologia chinesa. Ela levou um veículo movido a energia solar, chamado Yutu, que numa tradução livre significa Coelho de Jade. No solo da lua, o Yutu fart escavações e pesquisas geológicas.
      A sonda chinesa funcionará durante três meses, podendo se deslocar a velocidade máxima de 200 metros por hora. O lançamento ocorreu no dia 2 de dezembro e o pouso foi concluído hoje às 11h12m de Brasília.

Pérolas que o Facebook nos traz

 
          Frequentemente surgem em nosso caminho pessoas que nos causam esta impressão. A postagem é da amiga Valéria Marconato, lá de Cuiabá-MT