Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Tristeza. Morreu Dominguinhos !

       Fecho a edição de hoje com uma notícia terrivelmente triste. Morreu agora há pouco (por volta das 18 horas) em São Paulo, o cantor, compositor e acordeonista Dominguinhos, que há seis anos vinha lutando contra um câncer de pulmão. Um duro golpe sofre a arte brasileira.
       José Domingos de Moraes era pernambucano de Garanhuns. Afilhado de Luiz Gonzaga, tocava acordeon desde criança. Suasobra é recheada de grandes canções, como Eu só quero um Xodó,  De Volta pro Aconchego, Lamento Sertanejo, Quem me levará sou eu e outras dezenas de músicas consagradas.
       Tive o prazer de receber Dominguinhos que, junto com Gilberto Gil, visitou o "Cantinho", bar que dirigi nos anos 60/70, aqui em Londrina. Era um cara sensacional, cheio de simplicidade e simpatia. O Brasil vai sentir muito a sua falta.
 

A Foto do Dia


           Justamente no dia da abertura da Jornada Mundial da Juventude, o Rio de Janeiro registra a sua tarde mais fria do ano. Alguns jovens até arriscaram molhar os pés nas praias cariocas, mas logo se afastaram.  E os dois padres ficaram a distância, só observando a onda bater. Mas, como já disse o poeta, "o Rio é bonito até quando chove". É a nossa Foto do Dia.

Sósia do Papa veio do Sergipe

           Pelas fotografias, eu até que não achei o homem muito parecido com o Papa que nos visita, mas o sergipano Roque Estevão da Cruz, o "Joinha",  está fazendo um sucesso danado no Rio, como sósia de Francisco. Já foi fotografado dezenas de vezes e até deu autógrafos, com a maior cara de pau do mundo.  Coisa de brasileiro mesmo.
            Joinha tem 72 anos e trabalha no Ceasa de Sergipe, transportando frutas e legumes para as feiras da região, num velho caminhão de mais de quarenta anos. Hoje cedo, ele esteve na porta da residência do Sumaré, mas Francisco estava recluso, descansando da maratona de ontem e escrevendo os discursos que fará nos próximos dias.  
 
 
 

Aos meus amigos Vargas

       Quero registrar aqui o meu abraço a dois irmãos que, para a minha felicidade, são meus amigos há muitos anos. Tipo quase parentes, amigos que a gente quer muito bem. Ontem, fiquei extremamente feliz, porque soube que um deles, o Claudio Vargas, acompanha diariamente o nosso blog. Claudio, que vemos na foto com sua esposa Natália, foi campeão pelo Londrina, em 1962. Jogava um bolão. E depois foi um dos craques do futsal londrinense, jogando pelo Canadá, pelo Grêmio Cacique e pela Seleção Londrinense.
 
                                                      
 
      E o irmão de Claudio é o querido Raymundo Soares Vargas, o "Braguinha", que prestou grandes serviços ao esporte londrinense, especialmente como diretor do Monções Esporte Clube. Braguinha atualmente mora em Florianópolis, mas está passeando em Londrina. Pude abraçá-lo ontem, num acontecimento social. É uma das melhores pessoas que conheço.
       Fica aqui a minha homenagem a todos os irmãos Vargas, queridos amigos. Além de Claudio e Raymundo, curtimos também a amizade do Alaor, da Alexandrina, da Maria das Graças e do saudoso dr.Heber Soares Vargas. Feliz de quem, como eu, tem tantos amigos bons.

"Um Desastre de Organização"


       Foi assim que o jornal italiano "la Repubblica.it" definiu o engarrafamento em que se viu envolvido o carro que conduzia o Papa Francisco, ontem na Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro. E foi mesmo um grande desastre de organização, o que aconteceu logo após a chegada do Pontífice. A foto abaixo foi exibida pelo orgão italiano na Internet.


        Mas o "la Repubblica" disse também que o Papa ficou imensamente feliz com o entusiasmo mostrado pelos brasileiros na sua chegada ao Rio.  Seguranças e religiosos que estavam ao seu lado na hora do engarrafamento, disseram que "em momento algum, Francisco demonstrou medo".
        Particularmente, eu pensei que a imprensa internacional fosse fazer muito barulho com o que aconteceu na Avenida Presidente Vargas. Mas não surgiram grandes críticas nos jornais da Europa.
        Na verdade, a chegada do Papa teve grandes momentos. Os discursos de Francisco e da presidente Dilma Rousseff foram muito bons. Aliás, o comportamento de Dilma merece destaque. Pressionada por tudo o que está ocorrendo no País, ela se mostrou educada e gentil, recebendo o Papa com grande elegância e achando as palavras certas para saudá-lo em nome de todos os brasileiros.
 

Pérolas que o Facebook nos traz


       Muito boa a postagem de Naym Libos e Ruy Carneiro. Não é fácil ser Papa. Tem que aguentar cada coisa...