Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Somos um bando de "pipoqueiros" !

     Após quatro dias seguidos sem medalha, chego a triste conclusão: somos um bando de "pipoqueiros".  Todo o dia surge uma possibilidade de medalha e a imprensa nacional faz um baita estardalhaço. Mas chega na hora, os 'caras' pipocam mesmo. E alguns deles - dá pra sentir - perdem por puro cagaço, medo de ganhar.
       Não quero aqui exigir que o Brasil traga 15 ou 20 medalhas de ouro pra casa. Mas nossos chamados "atletas de ponta", que passam o ano inteiro faturando em publicidade de televisão e ganhando bolsas do governo, têm obrigação sim de nos trazer melhores resultados.
       E aí pergunto eu: cadê o judoca Leandro Guilheiro, que era o número 1 do mundo ?  E o Thiago Camilo, que já estava perdendo a luta e  (por puro medo) ainda foi punido por falta de combatitivade ?  E os irmãos Diego e Daniele Hypólito, "os reis" da ginástica nacional ?  Cadê os nadadores Kaio Almeida, Tales Cerdeira, Henrique Barbosa, Fabíola Molina e Joanna Maranhão ?  E cadê o Cielo, que não integrou nossa equipe de revezamento porque  tinha que se poupar, mas hoje não passou de sexto colocado  nos 100 metros livres ? Será que vai pipocar nos 50 metros também ?  Só nos falta isto. E cadê essa mulherada do basquete, que não ganha de ninguém ?
        Eu poderia ficar o dia inteiro perguntando onde estão nossos ídolos, que passam o ano contando vantagem, mas que na hora de mostrar serviço se mijam de medo. São esses caras que vão representar o País em 2016 ?  Vamos passar esta vergonha em casa ?
         Só temos três medalhas. Elas foram ganhas por atletas que jamais haviam subido ao podium em Jogos Olímpicos. Como aquela coitadinha da Sarah Meneses, que veio lá do Piauí e se mostrou muito mais valente do que os tradicionais machões do nosso judô.  Me chamou a atenção uma frase dela, quando lhe perguntaram como seria se ela tivesse que enfrentar uma coreana que chegou a Londres como favorita. Sarah respondeu com sinceridade: "Eu ia meter porrada nela".  É com esse espírito que se ganha numa Olimpíada.
          Teremos ainda muitos dias de disputa. Virão aí os resultados do atletismo, da vela, do futebol, do vôlei (especialmente o de praia), do boxe. Certamente vamos ganhar mais algumas medalhas. Mas acho que os atletas brasileiros estão precisando de mais cobrança. Ou "o grande mico" virá em 2016, dentro da nossa casa. Bem na nossa cara !

Basquete feminino perdeu de novo

          Eu não aguentei ouvir o técnico de basquete e comentarista do SporTV, Pedro Bial, dizer que a Seleção Brasileira fez hoje uma  "fantástica partida contra a Austrália".  Se achamos que está bom jogar três vezes e perder três vezes, então nunca teremos de novo um time como aquele que contava com Hortência, Paula e outras grandes jogadoras.  Perdemos novamente, desta vez por 67 a 61 para as australianas.


            É até difícil explicar o que acontece. As brasileiras sabem jogar, produzem bons lances e cestas bonitas. Mas em todos os jogos alternam estes predicados com jogadas bisonhas e até um aparente desinteresse. Levam meia hora pra voltar à zona de defesa, depois de um ataque frustrado. E perdem rebotes absurdos, especialmente quando Erika sai com cinco faltas, como ocorreu hoje. E o mais curioso é que, se ganharem  os dois jogos restantes do grupo, contra Canadá e Grã-Bretanha, as brasileiras ainda se classificarão em quarto lugar na chave. Só que aí terão que enfrentar as norte-americanas (prováveis campeãs) num jogo suicida. Melhor voltar logo para casa.
       

Finalmente, uma vitória tranquila

    Mesmo levando-se em conta que a Nova Zelândia tem uma equipe ingênua, é justo que se reconheça que a Seleção Brasileira jogou muito bem, hoje pela manhã, na vitória de 3 a 0, que valeu o primeiro lugar do Grupo C e o consequente direito de enfrentar  Honduras, surpreendentemente classificada no Grupo D.


       Com a volta de Leandro Damião ao comando do ataque, e a entrada de Lucas na frente, o time de Mano Meneses foi hoje muito melhor do que nos dois primeiros jogos. No primeiro gol, grande jogada de pivô de Leandro Damião, que deixou Danilo a vontade para marcar. E o próprio Damião fez o segundo, após lance sensacional de Marcelo com Alex Sandro.  O gol que fechou o placar veio na fase final, através de Sandro, numa falta cobrada por Marcelo.
         Vamos torcer para que Mano Meneses não "invente" novidades para as quartas-de-final. A base tem que ser esta que atuou hoje, apenas com a volta de Oscar, poupado contra a Nova Zelândia. Parece que o time está "decolando". Já dá para apostar numa medalhinha, mesmo porque alguns favoritos, como Espanha e Uruguai, pipocaram.

Handebol é nossa surpresa positiva

       Continuo achando que será muito difícil disputar uma medalha no handebol feminino, mas não há dúvida que a Seleção Brasileira da modalidade é a mais grata surpresa do nosso Pais nas Olimpíadas até aqui. Nossas meninas atropelaram as britânicas, no começo da tarde, e venceram por 30 a 17. São três vitórias em três jogos, e vamos disputar o título do grupo com as russas. Ninguém esperava uma campanha tão boa.


      Mais uma vez, a goleira Chana fez grandes defesas, garantindo lá atrás. E Jéssica puxou a equipe brasileira para o ataque. Os torcedores brasileiros já começam a identificar nossas jogadoras, que sairam do País praticamente desconhecidas.  Além de Chana e Jéssica, outros nomes começam a despertar a atenção da galera, como Duda, Dani Piedade, Fran e Alê.
       E quem também está chamando a atenção da imprensa é a goleira reserva Mayssa (foto abaixo), que deu uma entrevista declarando-se bissexual. Ela tem 27 anos e é de João Pessoa. O que de certa forma confirma a velha canção "Paraíba masculina, mulher macho sim senhor".

Grêmio 1 a 0. Parecia polo-aquático

       Começaram os confrontos nacionais válidos pela Copa Sul-Americana. E o Grêmio ganhou do Coritiba por 1 a 0, ontem à noite no Olímpico, debaixo de uma chuva que não parou de cair. Parecia até polo-aquático, de tanta água. Mesmo assim foi divertido. Os dois times jogaram com uma vontade enorme. E o Grêmio mereceu ganhar, embora o Coxa tenha se apresentado bem. O problema é sempre o mesmo: o campeão paranaense não sabe fazer gol.
 
       Não gosto do futebol praticado por André Lima, que marcou o gol do jogo, mas tenho que admitir que ele não está jogando mal. Tem feito bons jogos. Mas não é centroavante para o Grêmio. No Atletico Goianense  ou no Figueirense acho que ele ficaria melhor. Mas em time grande não. O jogo da volta será dia 23, em Curitiba.

****** Os outros brasileiros jogam hoje: às 19h30m - Atlético Goianense x Figueirense. às 21h50m - Bahia x São Paulo e Palmeiras x Botafogo. O pessoal da rede Globo/SporTV é que está louco da vida, porque Copa Sul-Americana é só no Fox Sports.

****** Pela Fase Preliminar, ontem tivemos: Deportes Iquique 2 x Nacional do Uruguai 0, em Iquique (Chile);  Union Comercio 0 x Envigado (Colômbia) 0, em Pucalipa, no Peru;  Emelec 1 x San Martin (Peru) 0, em Guayaquil, no Equador;  e Deportes Tolima 3 x Deportivo Lara (Peru) 1, em Ibagué, na Colômbia.