Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A Foto do Dia


         A Foto do Dia de hoje nos mostra a chegada do GP Brasil, disputado ontem no Hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro. O cavalo gaúcho Aerosol, que aparece por dentro na foto, venceu de ponta a ponta, pilotado pelo jóquei paranaense Altair Domingos, que conheceu seu pilotado horas antes da prova. Domingos faz campanha na Argentina, e veio especialmente para a maior festa do turfe brasileiro.  Ganesh (nº2) atropelou forte e chegou em segundo. Aerosol era o favorito nas apostas.

O Grenal dos estrangeiros e das broncas



       Como sempre faço em dia de Grenal, ontem à tarde preparei meu chimarrão e me ajeitei na poltrona. Radinho no ouvido, acompanhando o Tubarão, e olho pregado na televisão, pra não perder nada do mais legítimo clássico do futebol brasileiro. Não tem pra Fla-Flu, Palmeiras x Corinthians, Ba-Vi, Cruzeiro x Atlético ou pra qualquer outro. Rivalidade de verdade é lá no Rio Grande mesmo.
          As vezes me decepciono com algumas coisas. Como por exemplo no encontro do árbitro com os capitães. Parecia um jogo do Campeonato Argentino: D'Alessandro capitaneava o time do Inter e Barcos era o capitão tricolor. E "gringo" foi o que não faltou neste Grenal. Pelo Grêmio, o paraguaio Riveros, o uruguaio Maxi Rodriguez e o argentino Barcos.  Pelo Inter, dois platinos: D'Alessandro, que é de Buenos Aires, e Scocco, que nasceu na Província de Santa Fé. E o uruguaio Diego Forlán. Mas entre os brasileiros tambem haviam "bandidos manjados", como Kleber Gladiador e Jorge Henrique.


           É claro que a mistura de gaúchos com argentinos, uruguaios e paraguaios só poderia dar em confusão. E foi o que se viu, muita bronca.  Mas na verdade, a gauchada já devia estar acostumada com tantos gringos. Conta a história que 74 estrangeiros já vestiram a camisa tricolor e que 66 já envergaram a camisa colorada. Acho que é porisso que tem gente que diz que os gaúchos são mais castelhanos do que brasileiros.
           Mas o jogo de ontem foi bom. O Grêmio saiu na frente, num penalti convertido por Barcos. O Inter empatou numa jogada de Willians (o melhor em campo) completada pelo artilheiro Leandro Damião, que só não é o camisa 9 da Seleção porque Felipão é muito teimoso.


        O árbitro gaúcho Fabrício Neves Correa também começou bem, mas não aguentou a pressão. Era muita gente falando na cabeça dele. Quem é que aguenta o D'Alessandro querendo apitar o jogo ? O juizão acabou se perdendo. Teve então que expulsar dois colorados (o ex-corinthiano Jorge Henrique e Fabrício) e o gremista Werley.
            Mas a bronca continuou, chamando a atenção especial a discussão cara a cara de D'Alessandro com o técnico Renato Gaúcho(foto). Faltou muito pouco para o pau quebrar de uma vez por todas. Mas o Grenal continua sendo o mais forte de todos os clássicos brasileiros.  Não foi a toa que tivemos mais de 40 mil pessoas e quase R$ 2 milhões de renda.

A boa fase do futebol da Capital

         O três clubes que representam Curitiba nas séries A e B do Campeonato Brasileiro estão em bela situação na competição. A começar pelo Paraná Clube, que entrou no G4 da Segunda Divisão com a sensacional vitória obtida sábado no Serra Dourada, sobre o Atlético Goianense, por 2 a 0.


         O argentino J.J.Morales(foto), que estava no banco de reservas, entrou no começo do segundo tempo e decidiu o jogo, marcando aos 35 e 38 minutos. Com o resultado, o Tricolor assumiu a terceira colocação, com 22 pontos, atrás apenas do Palmeiras e da Chapecoense. E amanhã, o Paraná joga em casa, contra o Joinville, podendo melhorar ainda mais a sua posição no campeonato.
            
          Na Série A, apesar da derrota sofrida domingo para o Cruzeiro, por 1 a 0, o Coritiba figura em terceiro lugar, a apenas 2 pontos do lider Botafogo. Na partida de ontem, o craque Alex não jogou, e quase no final o ex-londrinense Arthur sofreu um penalti que o árbitro não marcou.
          Já o Atlético, jogando na Vila Capanema, despachou o Goiás, fazendo 2 a 0, com gols de Dellatorre e Éderson. Com isso, o Furacão chegou à oitava colocação, com 16 pontos, a três pontos do G4.
           Os torcedores curitibanos estão cheios de razão.    

Eu só queria entender o que houve

          Gostaria que alguém me explicasse. Ainda não consegui entender o que houve com o time do Cincão Esporte Clube nesta Segundona Paranaense. A equipe começou bem, fez uma boa primeira fase e passou a impressão de que brigaria pelo acesso. De repente, começou a perder. Chegou a levar 3 a 0 do Colorado, em pleno Estádio do Café. E se distanciou da classificação.
 
                          
 
          Agora, quando já não adiantava mais, meteu 4 a 0 no PSTC, ontem lá em Rolândia(foto). Como é que se explica uma irregularidade tão grande ? Alguma coisa aconteceu. Faltou dinheiro, o técnico se desgastou junto ao elenco, afinal o que é que houve ?

Pérolas que o Facebook nos traz


      Minha prima Guega Campos fez esta postagem. Acho que é uma boa sugestão para quem se preocupa com a vida dos outros, não é mesmo ?