Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 5 de novembro de 2011

São Paulo leva virada histórica

          O técnico Emerson Leão certamente não dorme esta noite. No jogo em que finalmente ia conseguir sua primeira vitória com o São Paulo, acabou levando uma virada  histórica. O Tricolor do Morumbi ganhava a partida por 3 a 1, já no segundo tempo, e tinha o controle do jogo na mão. Mas o Bahia reagiu e marcou três gols, virando para 4 a 3.
           Wellington abriu  o placar para o São Paulo, mas Souza empatou. Lucas e Cícero fizeram 3 a 1 para os paulistas, e aí começou a grande virada. Lulinha e Fael empataram o jogo e, para completar a infelicidade sãopaulina, Luis Eduardo marcou um gol contra. Bahia 4 a 3. O São Paulo já está em oitavo lugar.

GALO VENCEU O GRÊMIO

             Na Arena do Jacaré, o Atletico Mineiro afastou-se  ainda mais da Zona de Rebaixamento, derrotando o Grêmio Portoalegrense, por 2 a 0, com gols de André e Marquinho. E o Galo jogou mais de metade do jogo com um homem a menos, porque Neto Berola foi expulso.

Figueirense acabou com a pose do Fogão

      O Botafogo entrou em campo botando banca de ser o melhor mandante do Brasileirão, um time que não perde em casa. Mas o Figueirense, que a esta altura é a sensação do campeonato, não deu nem bola para a confiança dos botafoguenses e ganhou a partida disputada no Engenhão, por 1 a 0, gol marcado por Julio Cesar, no primeiro tempo, calando os 25 mil botafoguenses que estavam presentes.
       O resultado impediu que o Fogão alcançasse os líderes Corinthians e Vasco e ainda colocou o Figuera em quinto lugar no campeonato e dentro do G5. O time catarinense está invicto há 12 jogos.

Corinthians é o meu favorito

         Passei boa parte da tarde estudando a situação do Campeonato Brasileiro nesta fase decisiva. E cheguei a conclusão de que já é possível arriscar: o Corinthians é favorito para a conquista do título. E mais: o Alvinegro joga o título nas suas quatro próximas partidas, a começar do jogo de hoje, fora de casa, contra o lanterna América Mineiro.
          A sequência de jogos favorece amplamente o time do Parque São Jorge. Depois do jogo de hoje, teoricamente tranquilo, ele recebe o Atlético Paranaense outro time que está entre os últimos. Sai em seguida para pegar o Ceará, que vem caindo a cada jogo e também está na Zona de Rebaixamento.E sua quarta partida será em casa, contra o Atlético Mineiro, que faz uma das piores campanhas da sua história. O Corinthians, pelo que vem jogando, tem boas possibilidades de fazer 12 pontos nestes quatro jogos. E depois fechará o campeonato com um jogo duro em Florianópolis, diante do Figueirense, e no clássico com o Palmeiras.
           Vejam que o Corinthians acabou ficando privilegiado pela tabela, em relação aos demais pretendentes ao título, pois já jogou contra os quatro cariocas, contra os paulistas que estão menos ruins ( Santos e São Paulo) e contra a dupla Grenal. Na verdade, exceptuando-se o Figueirense, o Timão só pega "baba" neste final de campeonato. Eu não sei como é que os grandes do Rio não estão reclamando desta tabela.
            Mas temos sempre que salientar que favoritismo não garante vitória de ninguém. Daqui a pouco, pode ser que o time do Tite comece a perder jogos inesperados. Na minha opinião, entretanto, o Corinthians só perde esse título se for muito pixote.

Série B: Lusa ainda não é campeã

           A Portuguesa pretendia comemorar o título da Série B hoje à tarde, mesmo sem jogar. Para tanto, precisava que Ponte Preta e Náutico não ganhassem seus jogos. E a Ponte Preta até ficou no empate de 0 a 0 com o Americana, mas o Náutico foi a Arapiraca e derrotou o ASA local, por 2 a 1, ultrapassando a Macaca e assumindo a segunda colocação do Campeonato. A festa da Lusa ficou para terça-feira, quando ela receberá o Sport Recife, no Canindé.
            Nos outros dois jogos desta tarde, o Paraná Clube perdeu em Barueri, para o Grêmio local, por 1 a 0, enquanto o ABC supreendeu o Icasa no seu reduto, vencendo por 3 a 1. Os quatro primeiros são: Portuguesa 71, Náutico 59, Ponte Preta 58 e Vitória-BA 53 pontos. Os quatro últimos: Icasa 40, Vila Nova 31, Salgueiro 26 e Duque de Caxias 15 pontos.

É muita malvadeza, não ?

Torcedor não perdoa nada. Esta me foi enviada por um torcedor do Internacional, que certamente não gosta muito do São Paulo.  Nem vou falar que foi, pra não arranjar confusão. Mas aí está a foto.

O Velho Chico Buarque. Velho mesmo

        Chico Buarque de Hollanda está abrindo hoje à noite, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a  turnê para divulgação de seu album "Chico", lançado no meio do ano, e que já vendeu mais de 80 mil cópias. Está aí uma belíssima pedida. Ouvir Chico é sempre muito bom.
        Mas o show mostra também como o artista envelheceu nos últimos anos. Também pudera, bebeu  a vida inteira e já está com 67 anos. Mas o talento é o mesmo daquele menino de olhos claros que surgiu em 1960 e que explodiu em 66, no Festival de Música Popular Brasileira, com a canção "A Banda".
        A turnê que começa hoje em Belo Horizonte, onde fica até quarta-feira, segue depois para Porto Alegre, onde canta do dia 28 até 1º de dezembro; Novo Hamburgo (dia 2 de dezembro) e vem para três noites em Curitiba, de 15 a 18 de dezembro. Na Capital Paranaense, todos os ingressos já estão vendidos.
         No show, Chico canta 10 canções do novo trabalho e 18 clássicos, passando por todas as fases de sua brilhante carreira 
 

Demoraram muito pra me avisar !

        Eu não bebo alcool, nunca bebi. Herdei isto do meu sábio e saudoso pai. Só tomo refrigerante light ou diet. Faz no mínimo 25 anos que uso bebidas dietéticas. Não me adiantou nada, continuei engordando do mesmo jeito, mas me acostumei com elas. Hoje eu nem gosto mais dos refrigerantes clássicos, minha preferência é sempre pelos light ou diet.
        Mas sempre desconfiei que um dia eu ia abrir o jornal e encontrar uma notícia dando conta de que as bebidas light ou diet causam o câncer. E não deu outra, Demorou mas surgiu alguém para concluir que "os refris de baixa caloria têm benzeno, causador de câncer".  Agora, depois de quase três décadas, é que vocês vem me dizer isso ?
         Já cortei a Fanta Laranja Light e a Sukita Zero, que dizem ser as piores, mas não vai dar pra parar de tomar minha Pepsi ou minha Coca-Cola. Vocês são muito lentos. Demoraram demais para descobrir um negócio tão importante. Me avisaram muito tarde.

Tem concurso de Miss na TV

         Para quem gosta (como eu) de assistir a concurso de misses, a UOL transmite amanhã, às duas e meia da tarde, o "Miss Mundo 2011". E o Brasil estará mais uma vez representado por uma gaúcha: Juceila Bueno (foto). O concurso será realizado em Londres, e 113 países estarão representados. Você vai enjoar de ver mulher bonita.  Brancas, pretas, amarelas,  moças de todas as raças estarão desfilando. E mulher boa tem em qualquer lugar, não é mesmo ? O Brasil não ganha o Miss Mundo desde 1971.
                                A gaúcha Joceila Bueno representa o Brasil no Miss Mundo (foto UOL)

   O duro vai ser aguentar o papo dos apresentadores e comentaristas que a UOL convidou. Tem até uma drag queen opinando sobre beleza feminina. Mas só as imagens já valerão a pena.

Kaká sempre é problema

          O sábado começou mal para o futebol brasileiro, com o técnico do Real Madri, o português José Mourinho, anunciando que Kaká não atenderá a convocação da Seleção Brasileira, por causa da lesão na panturrilha, sofrida no último dia 29, durante o jogo do Real com Real Sociedad. Esse Mourinho se acha o dono do clube, e o pior é que os dirigentes fazem tudo o que ele quer. Se Kaká não está em condições, que seja desconvocado pelo Mano Meneses, mas não é esse português metido que deve decidir se Kaká pode ou não pode jogar. Quem tinha que falar é o médico do Real Madri. Mas deixa pra lá.
            Kaká é muito disciplinado, sempre foi. Até demais para o meu gosto. Se o Mourinho não quer que ele se apresente à Seleção, ele não vai contrariar. Nem agora, nem nunca. Mas é uma pena, porque a gente precisa saber - o mais rápido possível -se Kaká ainda pode ser útil à Seleção. Não vamos repetir o que houve antes da última Copa, quando Kaká também estava se recuperando e ficou aquele dá não dá. E acabou não dando, porque ele não jogou nada no Mundial.
             Mas já posso adiantar uma coisa: quem tem Neymar, não precisa de Kaká. Até as mulheres já  pensam assim. O rei delas agora é o menino do Santos.