Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 30 de agosto de 2014

Paul Gasol fez 33 pontos



             Dona da casa, a Espanha estreou na Copa do Mundo de Basquete Masculino, hoje em Granada, com uma vitória autoritária sobre a boa equipe do Irã: 90 a 60, depois de 48 a 33 ao final do primeiro tempo. O grande astro espanhol Paul Gasol (fotos) "acabou com o jogo". marcou 33 pontos, pegou oito rebotes, fez três bloqueios e duas assistências.  É mole ?
              A Espanha está no Grupo A, o mesmo do Brasil, e estreou no mesmo ginásio em que o Brasil derrotou a França (65 a 63), horas antes. O cruzamento entre espanhóis e brasileiros está marcado para segunda-feira.

Estados Unidos arrasam na estréia

          Atual campeã do mundo, a Seleção Norte-Americana já estreou arrasando, na Copa do Mundo que hoje se iniciou. Na cidade espanhola de Barakaldo, os americanos arrasaram a  frágil Finlândia, pelo grupo C da competição. O placar diz tudo: 114 a 55.  
          A maior diferença em único quarto estabeleceu um novo recorde em Mundiais: 29 a 2 no segundo quarto. O "cestinha" do jogo foi o armador Kaly Thompson (EUA), com 18 pontos.
         Amanhã, os norte-americanos enfrentam a Turquia.

A incrível festa que abriu o Mundial de Vôlei

  

          É claro que o voleibol nunca teve um dia assim. A Festa de Abertura do Mundial de Voleibol Masculino, realizada esta tarde no Estádio Nacional de Varsóvia foi realmente deslumbrante. Em menos de duas horas, todos os 62 mil ingressos foram vendidos. E cinco horas antes do horário marcado, o público já se acomodava em grande número no estádio.  Dez telões ajudava as pessoas a ver melhor todos os lances do jogo. A emoção tomava conta de todos.
         E a festa polonesa foi mesmo completa, pois a Seleção da Polônia derrotou a da Sérvia por três sets a zero, com uma atuação irrepreensível como mostram os resultados parciais: 25/19, 25/18 e 25/18. O público enlouqueceu e as pessoas se abraçavam.  A história do voleibol ficou mais rica hoje.
        Hoje foi só o primeiro jogo do Mundial, que tem a presença de 24 seleções.  O Brasil está no Grupo A, ao lado de Cuba, Alemanha, Tunísia, Coréia do Sul e Finlândia.  A estréia da Seleção Brasileira acontecerá na segunda-feira às 8 horas de Brasília.

Scola faz 20 pontos e garante Argentina

 
    Mesmo com muitos problemas, a Seleção Argentina começou muito bem a Copa do Mundo de Basquete Masculino (Grupo B), derrotando Porto Rico, neste sábado em Sevilha (fotos), por 98 a 75, com grande atuação de Luis Scolla (20 pontos, 9 rebotes e 2 assistências).
     Mas o "cestinha" do jogo foi o portorriquenho Jose Barea, que marcou 24 pontos. Ao final do primeiro tempo, os argentinos já venciam por 45 a 38.  Os argentinos voltam a quadra amanhã, para enfrentar a Croácia.
                                             Outros resultados
      Ainda esta tarde, a Eslovênia derrotou a Austrália por 90 a 80 (foto), a Lituânia ganhou do México por 87 a 74, e a Grécia passou fácil por Senegal, marcando 87 a 64.

Tubarão está classificado

         O Londrina segurou o placar em branco, nesta tarde de sábado, em Penápolis (SP) e está garantido na próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Mas foi um sufoco lá no Estádio Tenente Carriço, porque o Penapolense fez de tudo para conseguir a vitória. Faltou competência ao time paulista, que perdeu até pênalti, no finalzinho do primeiro tempo, quando o zagueiro londrinense Leonardo Dagostini derrubou Ferreira dentro da área. Guaru cobrou, mas a bola tocou na trave e saiu para fora.
         Debaixo de um fortíssimo calor, o time do Tubarão mostrou cansaço no segundo tempo, mas teve raça suficiente para garantir o empate e a classificação. Invicto, com quatro vitórias e dois empates, o Alviceleste chegou aos 14 pontos e é, até agora, o único time classificado para a sequência da Série D.
                  

Judô volta com quatro medalhas


        O Brasil fechou a sua participação nas disputas individuais do Campeonato Mundial de Judô com quatro medalhas. A única de ouro foi aquela conquistada pela gaúcha Mayra Aguiar, campeã na categoria até 78 kg. 
         Maria Suelen Altheman (foto) faturou a "prata", na categoria acima de 78 quilos e volta pra casa com uma lesão no joelho, sofrida na luta pelo ouro.
          E as duas medalhas de bronze foram obtidas por Érika Miranda (até 52 kg) e Rafael Silva, o "Baby" (acima de 100 kg).
           Por sua  história de grandes vitórias, desta vez o judô brasileiro ficou devendo.

Brasil vence a França no sufoco


      O Brasil estreou com vitória na Copa do Mundo de Basquete Masculino, por 65 a 63, no Palácio de Esportes de Granada, na Espanha. Mas foi difícil. A Seleção Brasileira começou muito inseguro, permitindo que os campeões europeus abrissem 6 a 0 e pouco depois chegassem a 12 a 3. Foi mesmo assustador, com Tiago Splitter jogando muito mal. Porém, aos poucos Rubén Magnano foi mexendo e acertando o time. Mas a França ainda fechou o primeiro quarto com 7 pontos de vantagem : 18 a 11.
       O jogo mudou a partir do segundo quarto, porque o Brasil começou a marcar melhor e a tomar conta das ações, principalmente pela ótima atuação de Marquinhos, destaque brasileiro nesta estréia. Os franceses sentiram e marcaram apenas 8 pontos no período, contra 17 da nossa Seleção, que já terminou o primeiro tempo na frente: 28 a 26.
       A partir do terceiro quarto, começou a aparecer o bom basquete do  armador Raulzinho, que joga na Espanha e parecia estar em casa. Foi o melhor momento do Brasil na partida. Até Splitter  melhorou e conseguiu alguns bons lances.
 
      E faltando sete minutos para acabar a partida, a situação parecia tranquila, com o Brasil abrindo 8 pontos. Mas aí reapareceu um "eterno" problema da Seleção: os lances livres. Os europeus reagiram e vieram pra cima, "encostando" no placar. Faltando apenas 30 segundos, o Brasil tinha três pontos na frente, mas Nenê errou dois lances livres seguidos e o jogo ficou dramático. No final, apenas dois pontos garantiram a vitória brasileira: 65 a 63.
        Marcelinho Huertas foi o "cestinha"do jogo, com 16 pontos. O francês Boris Diaw fez 15.
        Não foi uma estréia animadora. Surpreendentemente pra mim, Marquinhos e Raulzinho foram os melhores. Os demais mostraram altos e baixos, como ocorreu em toda a fase de preparação. A Seleção Brasileira começou com vitória, mas não é um time confiável.

Os primeiros resultados da Copa

           A bola está rolando na Espanha desde o período da manhã. E o Mundial de Basquete Masculino já começou com uma boa surpresa. A Seleção das Filipinas, que não participava da competição há 36 anos, reapareceu em grande estilo, dando uma "canseira" na forte equipe da Croácia, que precisou de prorrogação para liquidar o jogo.  No tempo normal, 71 a 71. No tempo suplementar, o pivô Ante Tomic, que joga no Barcelona, fez a diferença, garantindo a vitória croata, por 81 a 78. O jogo valeu pelo Grupo B.

                  Pelo Grupo C, Ucrânia e República Dominicana fizeram um jogo muito disputado, com vitória dos ucranianos por 82 a 72. E pela mesma chave, a Turquia ganhou da Nova Zelândia, por 76 a 73 (foto).
.
         Já no Grupo A, a Sérvia confirmou o favoritismo e derrotou o Egito, por 85 a 64. Destaque para o armador Milos Teodosic, que marcou 15 pontos.

         E pelo Grupo D, Angola ganhou fácil da Coréia do Sul por 80 a 69. Os angolanos chegaram, a abriu 18 pontos de vantagem, mas depois se acomodaram na partida