Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Já tem 14 classificados na Sul-Americana

         Termina na próxima terça-feira a Fase Preliminar da Copa Sul-Americana, que apontará 16 equipes para a etapa seguinte da competição. Faltam dois confrontos: Leon de Huánuco (Peru)  x Deportivo Quito (Equador)  e San Martin (Peru) x Emelec (Equador).
          Já estão classificados: Aurora (da Bolívia); Cobreloa e Universidad Católica (do Chile); Millionários, Envigado FC e Deportes Tolima (da Colômbia); Olímpia, Cerro Porteño e Guarani (do Paraguai); Mineros de Guaiana (da Venezuela); Barcelona e Liga de Loja (do Equador);  e Nacional e Liverpool (do Uruguai).
           Duas outras etapas eliminatórias estão sendo disputadas: uma entre clubes brasileiros(já em andamento) e outra entre os argentinos, que começaram a se enfrentar ontem, com a derrota do Argentinos Juniors em casa, para o Tigre, por 2 a 1.

A Foto do Dia

       A Foto do Dia vem do município paulista de Mairinque, que fica a 75 quilômetros da capital paulista e nos dá uma idéia das tragédias que são provocadas pelas queimadas nesta época do ano. Este filhote de veado apareceu entre as locomotivas que faziam manobras na Estação Ferroviária de Mairinque. Segundo os bombeiros que fizeram a captura do animal, ele pertence a fauna da região e certamente fugiu de seu habitat natural, devido a grande incidência de queimadas.
        Ele estava ferido no focinho e muito assustado. Na base do Corpo dos Bombeiros, o bichinho recebeu atendimento veterinário e dspois foi solto atrás do Horto Florestal de Mairinque, numa área de mata nativa.

Alguns flashes da rodada

                 O Coritiba dominou o primeiro tempo todo, mas não aproveitou que o Vasco estava muito mal. O Coxa poderia ter aberto uma larga vantagem, mas fez só 1 a 0. No vestiário, os vascaínos se acertaram  e a fase final foi diferente. De qualquer forma, o empate de 2 a 2  não foi ruim para os paranaenses, que escaparam da zona de rebaixamento. Mas continuam ameaçados.


******      Quem viu sem paixão o primeiro tempo de Corinthians x Inter não poderia imaginar que o Timão ganharia aquele jogo. Nos primeiros 45 minutos, levou um banho tático. Mas conseguiu os três pontos e isto é o que importa. Tite anda com muita sorte e Fernandão perdeu a primeira no sétimo jogo como técnico colorado.


******      Quer dizer que agora, além do Ganso, o Santos tem um Pato no time. Que bicharada, hein ?  Queria ver o tal Pato Rodriguez jogar, mas ele foi substituido logo aos 12 minutos no jogo de ontem, por causa da expulsão do Juan. De qualquer forma, não gostei do time de Muricy. Além de Pato e Ganso, o Peixe está jogando um futebol de "Marrequinha".


******       O fiasco da rodada ficou por conta do São Paulo, que levou 3 a 0 do Náutico, quarta-feira lá no Recife.  O Tricolor não está indo bem sob o comando de Nei Franco. Mas sem essa de pressão para Rogério Ceni encerrar a carreira. Ele ainda é um grande goleiro. Aquele gol foi um acidente.


******       Outro fiasco foi o do Grêmio, anteontem, na derrota em casa para a Portuguesa. Tá certo que perdeu muito gol, mas isso não é desculpa. Na verdade, os gremistas pisaram em ovos. Não esperavam que a Lusa pudesse ganhar lá dentro.



******       Graças ao argentino Barcos ( um baita jogador), o Palmeiras derrotou o Flamengo, na quarta em Barueri, por 1 a 0. O cara já fez 20 gols este ano. A expulsão de Ibson (com meia hora de jogo) ferrou o Mengo. Mas os dois times são fracos e não vão muito longe no Brasileirão.


******       Se o técnico Celso Roth já está achando bom que o Cruzeiro empate em casa, é porque a coisa tá feia mesmo lá na Toca da Raposa. Os cruzeirenses estão com o mesmo defeito que se observa no Palmeiras. O time mineiro acha que o Montillo vai resolver tudo, mas ele não é mágico. No Palmeiras, isto acontece com o Valdívia, que se joga no chão em todos os lances.

Oscar fica com a camisa de Drogba

       O meia Oscar, que transferiu-se do Inter de Porto Alegre para o Chelsea da Inglaterra, fez hoje o seu  primeiro treino com a camisa do novo clube, como mostra a foto. Ele está encantado com a estrutura que encontrou no atual campeão europeu. "Não tem como não apresentar um bom futebol, como todo esse apoio. É um sonho estar aqui" - disse o jogador da Seleção Brasileira.


        No Chelsea, Oscar usará a camisa que até a temporada passada era vestida pelo atacante Drogba, um dos maiores jogadores da história dos Blues. Usar a camisa 11 do Chelsea é como vestir a 10 dos grandes clubes brasileiros.
         E o técnico Roberto di Matteo já admite escalar Oscar  neste domingo, contra o Wigan, pela primeira rodada do Campeonato Inglês. Oscar gostou da idéia e disse que está pronto para estrear.

      

Justiça Russa mete "punkeiras" na cadeia

     A música está em guerra, lá pros lados da Rússia. É que a Justiça Russa declarou hoje que três jovens integrantes do grupo punk "Pussy Riot" são culpadas de vandalismo, por realizar em uma igreja de Moscou uma "oração"  contra o presidente Vladimir Putin. O julgamento gerou um movimento de apoio à banda em todo o mundo. Mas Nadejda Tolokonnikova, de 22 anos, Yekaterina Samutsevitch (30) e Maria Alejina (24) foram condenadas a dois anos de prisão.


        A juiza Marina Syrova acatou quase todos os argumentos da promotoria, que havia pedido três anos de prisão, por terem cantado no dia 21 de fevereiro, com o rosto coberto, portando guitarras e um equipamento de som, uma "oração punk" na Catedral do Cristo Salvador em Moscou, na qual pediam que a Virgem "livrasse os russos de Putin no Poder".
       O caso dividiu profundamente a sociedade russa, incluindo-se a Igreja. Um grande dispositivo de segurança foi montado nos arredores do tribunal. Houve muito barulho, porque haviam partidários e opositores das jovens que estavam sendo julgadas. Elas ouviram tranquilamente a sentença, sem demonstrar qualquer arrependimento.
        Chegaram manifestações de solidariedade às jovens de pessoas famosas de todo mundo, especialmente as ligadas à música. Paul  McCartney, Madonna, Sting e Yoko Ono mandaram mensagens.
        Madonna foi inclusive atacada pelo vice-primeiro-ministro russo, Dmitri Rogozin, que usou seu Twitter para chamar a cantora de "puta velha".  Disse ele que "com a idade, toda a puta velha tende a dar lições  de moral a todo o mundo."

                                 

                  É assim caracterizado que o grupo Pussy Riot faz as suas apresentações. Elas usam máscaras coloridas



Nasceu Rafael, segundo filho de Claudia

    Claudia Leitte, uma das mais bonitas e talentosas cantoras brasileiras da atualidade, está curtindo a chegada de Rafael, seu segundo filho, que veio ao mundo quarta-feira no Hospital Aliança, em Salvador. Será o companheiro de Davi, primeira cria de Claudia, que já está com três anos. É bonito ver uma artista fazendo amplo sucesso e, ao mesmo tempo, cumprindo sua missão de mulher. E Rafael nasce em plena "Semana da Família", que está sendo comemorada em todo o Brasil.

      Claudinha deixou o hospital agora há pouco, cerca de 12h30m, agarrada com sua cria e acompanhada pelo marido, o empresário Marcio Pedreira. Mas antes de sair, teve que aparecer na sacada para agradecer um monte de admiradores que cantava a música "Bem Vindo, Amor", canção de trabalho da artista baiana.
        Rafael nasceu de parto cesáreo, medindo 49 centímetros e pesando 3.305 quilos. Pelas previsões do ginecologista e obstreta Luiz Machado, Claudia Leitte volta ao trabalho em 30/40 dias. Para alegria geral.

De fracasso em fracasso

      A nossa Londrina segue seu rumo, de fracasso em fracasso. Futebol, basquete, vôlei, handebol, aos poucos tudo vai fracassando na Cidade. Agora, é a vez do futsal, que nadou, nadou e acabou morrendo na praia. Estamos fora das quartas-de-final da Liga Nacional, o que vale dizer que em 2012 não teremos mais nada de bom em Londrina.
      Na realidade, seguimos os passos de Maringá, Cascavel e Ponta Grossa, cidades sempre movidas por interesses comerciais e especialmente políticos, onde ninguém gosta verdadeiramente de nada ou de ninguém. E nossas criancas vão crescendo neste meio, sem adquirir a paixão pelo esporte ou pelas artes. Sempre será apenas uma meia dúzia de abnegados, lutando contra todo o resto.
      O Colégio Londrinense fez esta ridícula parceria com um clube que nem do nosso estado é. Vocês acham que o São Paulo FC daria alguma coisa boa pra nossa cidade ?
       Fiz a minha parte. Chiei aqui no blog desde o momento em que foi anunciada a parceria. E vou continuar chiando a cada manifestação de ignorância das pessoas que decidem as coisas em Londrina.