Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Olha o Chico em São Paulo

            Depois de lotar teatros no Rio, em Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte, em quatro meses de apresentações, Chico Buarque abriu sua temporada de shows em São Paulo, no palco do HSBC. Com seu  jeito sério, sem muitas brincadeiras, ele deixou claro que está mais velho, mas continua cantando muito bem.
             A banda é a mesma de pelo menos 15 anos. E o cenário do palco tem ao fundo painéis do pintor Cândido Portinari. A temporada vai até 25 de março, sempre de quinta a domingo. Preço de ingressos: de 60 a 320 reais.

O primeiro dia do chinesinho

         A maior surpresa ocorreu na chegada, quando o chinês Chen Zhizhao sorriu para os novos companheiros e disse "Boa Tarde."  A risada foi geral. Ele também mostrou desenvoltura na primeira entrevista coletiva, mas com a bola foi muito tímido o seu primeiro contato.
          No rachão, ele foi pouco a pouco se soltando, incentivado com os gritos dos novos parceiros: "Boa Zizão, boa bola." Ele fez um bom lançamento longo e deu um chute de primeira, mas a bola saiu torta. Tite acha que o forte do novo "reforço" será a velocidade. Olha ele aí, com a bola.

Santos pega até patrocínio ocasional

      Pelo jeito, não está fácil para o Santos arranjar grandes patrocínios para segurar Neymar e os outros craques do elenco na Vila Belmiro. Sem oferta melhor, o Peixe aceitou um "patrocínio ocasional" da Semp Toshiba só para o jogo de domingo, com o Corinthians, na reabertura da Vila Belmiro. A empresa estampará sua marca nos calções e na parte inferior das costas da camisa.
      Será o primeiro jogo do Santos na Vila em 2012. O estádio estava fechado, porque todo o gramado foi trocado. A expectativa é de um grande público.

Murray derrotou Djokovic

       Pela primeira vez em 2012, o tenista sérvio Novak Djokovic perdeu uma partida. Foi hoje, no Torneio de Dubai, nos Emirados Árabes. O autor da proeza foi o britânico Andy Murray(foto), que aplicou um 2 a 0 no número 1 do Mundo, com parciais de 6/2 e 7/5, em uma hora e vinte e dois minutos. Com a vitória, Murray vai a final do torneio, contra Roger Federer( Suiça), que derrotou Juan Martin del Potro(Argentina), por 7/5 e 7/6. Andy Murray é o número 4 do ranking.

Homenagem quase mata "Chaves"

              A TV Televisa, do México, foi homenagear seu compatriota Roberto Gómez Bolaños e quase mata o homem. "Chaves" se emocionou e passou mal durante o evento. Aos 83 anos, com diabetes e um enfisema pulmonar que o obriga a usar um respirador artificial, o ator/comediante não aguentou o impacto da homenagem, e teve que ser levado para o hospital.

               Sua esposa Florinda Meza, que encarna o personagem de dona Florinda na série "Chaves", explicou que Bolaños é muito nervoso e não gosta de multidão. Sua pressão subiu e a situação ficou perigosa. Mas "Chaves" já está melhor e até domingo deve deixar o hospital, retornando para Cancún, onde reside.

Vem aí a Copa do Brasil

              Se já tem gente achando ruim, porque há futebol demais no Brasil, a partir da semana que vem vai ficar ainda pior. Começa terça-feira mais uma edição da Copa do Brasil, que terá 64 clubes, representando os os cantos do País. Para mim, é o campeonato mais emocionante que se disputa no Brasil. Não tem fases monótonas. Todo o jogo é decisivo, pois o sistema de disputa é o mata-mata, em ida e volta. Ganhou, continua; perdeu, está fora.
               O futebol paranaense terá quatro representantes: Coritiba, Atlético, Paraná Clube e Operário. Todos eles estréiam nesta terça-feira. O Paraná joga no Mato Grosso, contra o Luverdense. Já o Atlético Paranaense vai ao Maranhão, para enfrentar o Sampaio Corrêa. O Operário estréia no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa, contra o Juventude de Caxias do Sul. E o Coritiba vai a Manaus, para encarar o Nacional local. Nesta primeira fase, o clube visitante que vencer a primeira partida por dois ou mais gols de diferença, estará automaticamente classificado, sem a necessidade da realização do segundo jogo.

                 Minha maior preocupação é o Operário, que faz um mau Campeonato Estadual e não tem um bom time. Contra o Juventude, deverá encontrar dificuldades. E a grande incógnita é o Paraná Clube, que não está disputando o Paranaense e vem com uma equipe reformulada, inclusive com um treinador iniciante: o ex-jogador Ricardinho(foto). O potencial dos paranistas é absolutamente desconhecido.
                A dupla Atletiba tem condições de fazer boa figura na Copa do Brasil, pois os dois têm bons jogadores e muita experiência na competição.

Começa amanhã a Segundona Gaúcha

          Com 20 participantes, começa amanhã o Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. O jogo que abre a competição será disputado às 20h30 deste sábado, no Estádio João Martins, lá na longínqua Santana do Livramento, fronteira com o Uruguai. É só atravessar a praça e já estamos na uruguaia Rivera. Os adversários da partida inaugural serão o EC 14 de Julho local, chamado de "Leão da Fronteira", e o Guarany FC, o "Bugre", que é de Camaquã, cidade que fica a 80 quilômetros de Porto Alegre, as margens da BR-116.
            O 14 de Julho é rubronegro e foi fundado em 1902. O Guarany é bem mais novo, nasceu em 1946 e tem o azul e o branco com o suas cores. Imprevisível o que poderá ocorrer nesse jogo. Só sei que não é fácil jogar em Santana do Livramento. O espírito é uruguaio e o gramado não é bom. No ano passado, o 14 de Julho ficou em 8º lugar, e a meta agora é subir para a Primeira Divisão. Seu treinador é o uruguaio Julio Cesar Fuentes Vicente, e o gerente de futebol é um ex-jogador do Londrina, Luis Carlos Gaúcho, um atacante habilidoso que eu indiquei ao Tubarão, depois de vê-lo atuar no Pelotas. Na foto abaixo, que ilustra esta postagem, ele aparece com o meia-esquerda Everton Cruz, contratado para a Segundona.
            Já o Guarany tem como técnico Fabiano Daitx, que eu não conheço. Acho que Camaquã não aspira subir com o mesmo entusiasmo, pois como a cidade está próxima da Capital, todo mundo lá é Grêmio ou Internacional. Mas o time tem feito boas campanhas no últimos anos.
             A minha Pelotas tem dois representantes neste campeonato; o tradicionalíssimo GE Brasil, que luta para voltar ao convívio dos "grandes", e o GA Farroupilha. Completam o Grupo 1, dois times de Rio Grande: São Paulo e Rio Grande (o clube mais velho do Brasil); o Riograndense e o Inter  de Santa Maria;  o Riopardense de Rio Pardo; o Guarani de Venâncio Aires; e os dois times que se enfrentam amanhã em Rivera.
              No Grupo 2 estão também vários clubes conhecidos, como o Esportivo de Bento Gonçalves; o Glória de Vacaria; o Brasil de Farroupilha; o Juventus de Santa Rosa; o União Frederiquense de Frederico Westphalen; o Sapucaiense de Sapucaia do Sul; o Milan de Julio de Castilhos; o Panambi, o Passo Fundo e o Santo Angelo.
               No ano passado, disputaram 28 clubes. Oito a mais, portanto. Agora, estranhei algumas ausências, como os dois times de Bagé (Guarani e Bagé), o Aimoré de São Leopoldo, o Ferro Carril de Uruguaiana, o Guarani de Cruz Alta, o São Borja, o 15 de Novembro de Campo Bom e o Porto Alegre, que pertence a família do Ronaldinho Gaúcho e pediu licença junto à Federação. Alguns destes clubes deverão participar da Terceira Divisão.
                Pronto, os amigos do Blog já estão tendo uma idéia do que será a Segundona Gaúcha.

Gol coxa nasceu de um lance ilegal

            Confesso que vi o jogo e na hora não notei nenhuma irregularidade no gol do Coritiba, ontem contra o Toledo. Mas agora há pouco, a TV Transamérica, de Curitiba (transamerica.tv.br) , mostrou exaustivamente o lance desde o seu nascedouro, quase no meio do campo. A jogada começou com uma falta do zagueiro Pereira sobre um jogador do Toledo. Na sequência, num cruzamento da direita, Marcel cabeceou e fez o gol.
             O pior é que o árbitro do jogo foi Leandro Junior Hermes, aquele mesmo que beneficiou o Coritiba no jogo com o Londrina, há menos de um mês, no Estádio do Café. E agora ?

Previsões erradas

              A crônica esportiva londrinense (e me incluo no meio) errou nas suas previsões com relação ao Campeonato Paranaense. Em dezembro, todos nós achávamos que os times do Interior precisavam derrotar os da Capital logo nas primeiras rodadas, porque eles viriam desarrumados e desentrosados, depois das férias. Afinal, os interioranos já estavam treinando desde outubro/novembro. A tese era aparentemente acertada.
              Mas aconteceu justamente o contrário. A dupla Atletiba veio matando a pau e só o Cianorte conseguiu acompanhar o bom começo dos curitibanos. Na verdade, os times do Interior é que estavam despreparados para o Estadual.
               O mais engraçado é que agora, quando Atlético e Coritiba deveriam estar crescendo, eles começam a ter dificuldade para vencer os pequenos, que foram se armando aos poucos. Arapongas e Toledo estão muito melhor do que estavam quando o campeonato começou, E os resultados começam a aparecer.
               Na quarta-feira, o Tubarão atropelou o Atlético. Ontem, o Toledo deu um suador enorme no Coritiba e só perdeu por muito azar, em pleno Couto Pereira. Tomara que continue assim, para que o nosso Estadual tenha um pouco mais de graça.

Nota dez para os vereadores !

          Há muito tempo que os vereadores de Londrina precisavam se reabilitar com todos nós. Conseguiram ontem, impedindo que se fizesse mais um crime contra a Cidade. Nota dez para a posição da Câmara de Vereadores, que garantiu a sobrevivência do Bosque central, verdadeiro pulmão de Londrina. Chega de abrir ruas. Nós precisamos é que as já existentes sejam  bem cuidadas e que o verde prevaleça. Não sou palmeirense não, mas neste caso quanto mais verde melhor.
           Vamos lutar agora para que se recupere o local que foi precipitadamente destruido. E vamos dar uma boa academia ao ar livre e um espaço para as pessoas que moram no centro da cidade (especialmente os idosos e as crianças) possam fazer seus exercícios físicos, suas caminhadas. Precisamos também cuidar das árvores do Bosque. Várias delas precisam ser recuperadas.
            De qualquer forma, parabéns aos nosso vereadores ! Estão começando 2012 muito bem.