Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Londrina tenta se firmar
 no 200º jogo de Tencati



                  Entre os vários atrativos do jogo que Tubarão  disputará neste sábado às 18h30m,  no Estádio do Café, contra o Oeste, figura a marca significativa que o técnico Claudio Tencati estará alcançando. Ele completará 200 partidas como treinador do  Tubarão, coisa raríssima no futebol nacional. Nenhum outro técnico do Brasil está há tanto tempo no mesmo clube: 5 anos e 5 meses. 

                  Não acho que Claudio Tencati seja um excepcional  preparador técnico, mas reconheço que esta marca por ele alcançada é uma grande façanha. Desde abril de 2011 ele dirige o Londrina. Já foi campeão paranaense na Segundona e na Elite. E vem trazendo o Tubarão desde a Série D Nacional, estando agora na briga para chegar o Brasileirão.

                  É claro que Tencati em boa parte deve tudo isto ao fato de estar com o gestor Sergio Malucelli, que bancou e sustentou a carreira dele até aqui, mesmo em momentos bastante difíceis. Não fosse isto, Tencati dificilmente estaria há tanto tempo no cargo.

                   E nestes dois jogos seguidos como mandante (amanhã contra o Oeste e na semana que vem contra o Bahia), o Tubarão poderá se firmar definitivamente  como pretendente ao acesso. Se ganhar estas duas partidas, o Alviceleste estará entre os maiores favoritos para subir para a Série A.

Até aqui, Tencati comandou o Londrina em 199 jogos, com 98 vitórias, 55 empates e 46 derrotas, com um aproveitamento de 58%. Seu time marcou 283 gols e sofreu 162. 

     



               

Cena Comovente



                Me comoveu ver o jogador do Paraná Clube Rafael Carioca  começar a chorar envergonhado, durante uma entrevista que concedia ao SporTV, no intervalo do jogo em que seu time foi goleado pelo Goías, ontem em Goiânia. O jogo estava apenas na metade e Tricolor já estava levando 4 a 0. 
Mais de 50 já morreram 
nesta campanha eleitoral       


              O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já contabiliza 53 mortes entre os candidatos aos pleitos municipais de 2016, de acordo com um levantamento feito pela Gazeta do Povo até a última quinta-feira (15). Dois desses casos aconteceram no Paraná: nas cidades de Campo do Tenente e Ponta Grossa.
               O estado que mais registra óbitos é São Paulo, com 8, seguido de Rio Grande do Sul (7), Rio de Janeiro (6) e Bahia (5). O TSE registra óbitos de 48 candidatos a vereador, três a prefeito e dois a vice-prefeito.
                Pelo menos seis candidatos já foram mortos no Brasil nesta campanha eleitoral. O último foi  o ex-prefeito e candidato à Prefeitura de Itumbiara (GO), José Gomes da Rocha (foto), do PTB, morto anteontem numa carreata. 




           Nos Estados Unidos, o "pega" está pra valer.  Pensei que Hilary Clinton fosse vencer mais fácil, mas ontem à noite as pesquisas marcavam 42% pra ela e 41% para Donald Trump. A eleição não está definida. Até 8 de novembro, muita água ainda vai passar por baixo desta ponte !
 Não sinto entusiasmo
      nestas eleições



                Nunca se falou tanto em política no Brasil, mas estas eleições municipais são as  mais frias que eu já acompanhei. Não me lembro de outra com tão pouco entusiasmo popular.  É claro que os políticos e os politiqueiros estão brigando pra conseguir uma "boquinha" nas prefeituras e câmaras, mas o povo mesmo está  mostrando uma enorme frieza.

               Pra começo de conversa, faltam dois dias e uma enorme quantidade de pessoas ainda não sabe em quem vai votar. As sempre valorizadas pesquisas eleitorais, desta vez não estão chamando a mesma atenção dos votantes. A impressão que se tem é de que o povão não está nem aí para o que vai acontecer nas urnas.

              Aqui em Londrina, o nome mais falado é o de Marcelo Belinati, um médico de 45 anos, que foi derrotado na eleição anterior para prefeito, mas que é deputado federal desde 2015. O nome Belinati é muito forte politicamente por aqui, por causa do ex-prefeito  Antonio Belinati, tio de Marcelo.

              Com o apoio do atual prefeito Alexandre Kireeff, parece que o industrial Luiz Orsi  (PSDB), 61 anos, cresceu um pouco. A vereadora Sandra Graça (PRB), bancária de 56 anos, tem o seu eleitorado. Paulo Henrique dos Santos Silva tem apenas 23 anos e é do PSol. É estudante de Psicologia. Já Odarlone Santos de Souza Orente, 36 anos, é o candidato do PT.  Luciano Odebrecht, advogado de 45 anos, do PMN, é de uma familia conhecida e tem  suas chances.  O professor e advogado André Trindade é do PPS e tem 36 anos. E Flávia Romagnoli, 44 anos, reforça o "time" feminino. Ela é a candidata da Rede.