Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 13 de junho de 2015

 COPA AMÉRICA
 Tropeço argentino na estréia





        Finalmente, tivemos um jogo emocionante em seu segundo tempo, nesta Copa América.  Depois de passear em campo no primeiro tempo e fazer 2 a 0, a Argentina se atrapalhou por inteiro na etapa final,  depois que o Paraguai perdeu o medo e foi pra cima. No final,  um surpreendente 2 a 2, em La Serena.

         A exagerada posse de bola dos platinos só resultou em dois gols na fase inicial porque ocorreram dois erros. Um do zagueiro paraguaio Samudio, que falhou no recuo e deu o gol de presente a Aguero, que fez 1 a 0 aos 28'. Já o outro erro foi do árbitro, que marcou um pênalti inexistente contra os guaranis, convertido por Lionel Messi, aosm 35'.  E o Paraguai só se defendeu o tempo todo.

         Mas no segundo tempo, tudo mudou. O Paraguai voltou na base do "perdido por um, perdido por mais" e passou a procurar o ataque. Com Valdez (foto) sendo o melhor em campo, veio o primeiro gol paraguaio, marcado justamente por  ele, que disparou de fora da área e surpreendeu o goleiro Romero. Bem que a Argentina procurou fazer mais um, porém a esta altura os guaranis já controlavam a partida e continuaram atacando. Até que, aos 44 minutos, o argentino naturalizado paraguaio Lucas Barrios marcou o gol de empate, para desespero do técnico Gerardo Martino e seus comandados.

         O que piora as coisas para a Argentina, é que o próximo jogo (terça-feira) será contra o Uruguai que, com os resultados de hoje, assumiu a liderança do Grupo B, com 3 pontos.  Messi e seus companheiros vão entrar em campo pressionados.
COPA AMÉRICA
Uruguai começa com vitória difícil

          A Seleção uruguaia, atual campeã da Copa América, estreou com vitória nesta nova edição da competição. Mas foi um triunfo difícil, porque que a surpreendente Jamaica conseguiu anular as principais armas charruas e complicou o jogo. O placar de 1 a 0 mostra bem as dificuldades encontradas, mesmo depois que Cristian Rodrigues abriu o marcador, aos 6 minutos do segundo tempo. A partida foi disputada nesta sábado, na cidade chilena de Antofagasta.

                   Os jamaicanos vieram pra cima, criaram boas chances e ameaçaram até o fim a vitória uruguaia. Mesmo passando apertado, o Uruguai mereceu ganhar. Cavani (foto acima) (foi o principal jogador da Celeste, que volta a campo na terça-feira para o grande clássico com a Argentina.

                                                    Lodeiro (nº14) teve boa atuação

O melhor estava na arquibancada

















       O jogo México 0 x Bolívia 0 foi ruim de doer.  O jeito foi curtir as arquibancadas, onde tipos estranhos deram um show de cores. Um espetáculo bem indígena mesmo, que salvou a noite.  O publico que gosta mais de futebol parece que estava  adivinhando que o jogo seria de baixo nível. Dos 25 mil lugares do Estádio Sausalito, apenas 14.987 estavam ocupados.


 ***     Como se já não bastasse o mau desempenho de mexicanos e bolivianos, o árbitro paraguaio que dirigiu a partida foi mal pra caramba. Enrique Cáceres atrapalhou os jogadores, se posicionando errado na maioria dos lances.   Quase no final,  um mexicano arriscou um  chute de fora da área, mas o Cáceres cruzou na frente e a bola bateu nele, nem chegando a área boliviana.


***      Está difícil ver jogadores bons, mas quase todos eles sabem tratar da "beleza".  A grande maioria chegou ao Chile com cortes incríveis no cabelo, com desenhos variados pela cabeça. E o número de tatuagens também chama a atenção. Ontem, por exemplo, o mexicano Vuoso, que joga no Twente da Holanda,  exibiu um enorme escorpião tatuado no pescoço. Um festival de mau gosto.


***     Os bolivianos tem agora uma nova particularidade. Além de ruins de bola, eles caem no chão a todo momento, machucados. E o nosso conhecido Marcelo Moreno, que na Seleção Boliviana é "Marcelo Martins", só cresceu no jogo quando resolveu recuar para ajudar a garantir o zero a zero. Lá na frente ele não fez nada, mas "mandou bem" como zagueiro.   Marcelo(ex-Grêmio, Cruzeiro  e outros times) está jogando na China e agora usa bigode (foto).
 
 
***   Ainda não consegui entender porque é que a Conmebol continua convidando o México para participar da Libertadores e da Copa América. Frequentemente, eles mandam times reservas para participar das nossa competições. Agora mesmo, esse time mexicano (foto) que está no Chile é ruim demais. De bom só tem o Rafa Marquez, que está com 37 anos.
 
 
***      A Seleção Boliviana mais uma vez não venceu. Há 18 anos a Bolívia não ganha uma partida na Copa América. A última vitória foi em 1997,  quando conseguiu chegar a final e perdeu para o Brasil, na decisão em La Paz. Eu estava lá com o narrador José Manoel, pela Rádio Paiquerê.
 
 
 
COPA AMÉRICA
Por enquanto só jogo ruim !



                       Tomara que neste sábado, com as estréias de Uruguai e Argentina, o nível melhor, porque até agora só tivemos futebol de baixo nível na 44ª Copa América que está sendo disputada no Chile. Ontem, no segundo jogo da competição, México e Bolívia proporcionaram um "show de horrores" no Estádio Sausalito,  nos Alamitos, em Viña del Mar.  Só podia terminar sem gols mesmo, uma partida tão ruim.

                          O México veio com seu time B, que é mesmo de "segunda categoria". E a Bolívia continua sendo o país sul-americano que menos cresce no futebol. É certo que os dois não devem passar da primeira fase. Os classificados do Grupo A deverão ser mesmo o Chile e o Equador.

A DERROTA ESPERADA DO VÔLEI




                Pelas dificuldades encontradas nas partidas realizadas aqui no Brasil, já se esperava que nossa Seleção de vôlei masculino se complicasse lá fora. E logo no primeiro jogo longe de casa, ontem em Novi Sad os brasileiros perderam para a Sérvia, por 3 a 2, com parciais de 22/15, 23/15, 25/21, 25/23 e 15/13.

               O mais surpreendente foi a virada, porque com a volta de Bruninho o Brasil estava bem no jogo, abrindo dois a zero. Mas, especialmente no quarto set, o time cometeu muito erros, permitindo que a Sérvia crescesse na quadra e virasse o jogo.

                Sérvia e Brasil voltam a se enfrentar neste domingo, mas desta vez o jogo será na capital Belgrado, às três da tarde, pelo horário de Brasília. Mesmo com a derrota de ontem, a Seleção Brasileira lidera o Grupo A, com 4 vitórias e 1 derrota. A Itália tem duas derrotas, Sérvia três e Austrália quatro.
  Uma banda que nasceu no palco do programa "SuperStar", da Rede Globo, se tornou a mais buscada no Google. Realmente, o rock que eles estão fazendo mexe com o público. 
 
                                     B A N D A     M A L T A


                         
Escolhi a música "DIZ PRA MIM",  tema do casal Laura e Caique na novela "Alto Astral" , para o vídeo acima, que vale como apresentação deste novo grupo do rock nacional.  Só por esta canção já se pode perceber que estamos diante de verdadeiros músicos de bom nível.
 
 
               A Banda Malta é uma novidade, mas seus integrantes são músicos com vários anos de carreira, em busca de uma grande oportunidade. E de repente, a chance surgiu em rede nacional, para os paulistas Bruno Boncini (vocal), Thor Moraes (guitarra e vocal de apoio), Diego Lopes (baixo, Adriano Daga (bateria) e Giu Daga (teclado).
 
 
A aceitação popular é comprovada a cada dia. Em 15 de dezembro de 2014, o Google divulgou a lista dos artistas mais buscados no ano. Na categoria bandas e duplas, a Banda Malta foi a mais requisitada em 2014. E de lá até hoje, a cada apresentação,  maior tem sido o público.
 
 
Na verdade, o "SuperStar" caiu do céu para o grupo, que estava só em estúdio, preparando novas músicas para soltar na Internet e dar início real a  banda. E foi aí que surgiu a chance. Através de um amigo, eles ficaram sabendo da abertura das inscrições para o programa e resolveram mandar o material, que era muito pequeno, porque a banda era nova. Foi uma correria atrás de fotos, gravações e vídeos. Mas depois de algum tempo, a produção do programa entrou em contato com a banda, interessada no trabalho.  Foi uma festa.
 
 
O primeiro álbum da banda, intitulado "Supernova", recebeu a certificação de Disco de Platina Tripla, e terminou 2015 como o álbum nacional mais vendido do ano. E ainda no ano passado, eles gravaram  "Então é Natal"em parceria com a dupla Victor & Léo, presente no álbum natalino Natal em Família.
 
A Banda Malta já produziu dois videoclipes. O primeiro foi do single "Diz Pra Mim", que obteve mais de 11 milhões de visualizações no You Tube. E o segundo foi "Memórias", que já passou de 1 milhão de visualizações. Tem tudo pra continuar dando certo.
 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
A pelotense Cristina Costa já esteve neste espaço, no começo do mês. Mas volta  com esta outra postagem que fez na sua página do Facebook