Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Volei: Brasil vence com time misto

           Sem o técnico Bernardinho e sem jogadores importantes, como Giba, Dante, Murilo  e Escadinha, a Seleção Brasileira de volei estreou nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara derrotando facilmente o Canadá por 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/13 e 25/13. Rubinho dirigiu o time, que de titulares absolutos só teve Bruninho e Gustavo.

                                                                                              foto - Terra

                                                 O QUADRO DE MEDALHAS

O Brasil vai aos poucos tomando conta do segundo lugar do quadro de medalhas, abrindo boa vantagem sobre Cuba. Até a meia-noite, esta era a situação:  1º- ESTADOS UNIDOS - 60 de ouro, 56 de prata e 46 de bronze. Total: 162 medalhas.  2º - BRASIL -27 de ouro, 19 de prata e 28 de bronze. Total: 74 medalhas.   3º - CUBA - 21 de ouro, 16 de prata e 18 de bronze. Total: 55 medalhas.

Fabiana Murer é só Prata

                 O Atletismo Brasileiro deixou escapar agora há pouco uma medalha que era considerada praticamente certa. Fabiana Murer, grande campeã do salto com vara, foi derrotada pela cubanaYarisley Silva, que saltou 4m75. A brasileira acabou ficando nos 4m70, 15 centimetros abaixo de sua melhor marca. Levou a medalha de prata.


     ***             Joilson Silva conseguiu o terceiro lugar na prova masculina dos 5 mil metros rasos do Pan 2011. Ficou como Bronze. Foi considerado um bom resultado. O México ganhou a prova, com o Equador em segundo lugar.

      ***             Já nos 10 mil metros, a brasileira Cruz Nonata garantiu a prata, perdendo apenas para a mexicana Marisol Romero, que era mesmo a favorita da prova.

       ***            No lançamento do Disco, Ronaldo Julião ganhou uma medalha de bronze para o Brasil, com 61m70. Cuba ganhou o ouro e os Estados Unidos ficaram com a prata.

Basquete feminino "amarelou"

             Se você amigo leitor ainda não sabe bem o que é "amarelar" ou "pipocar" numa disputa qualquer, esta é a sua chance de aprender de uma vez por todas. Veja o video da partida de basquete feminino que o Brasil perdeu hoje para Porto Rico, nas semifinais dos Jogos Pan-Americanos. Com um time visivelmente superior, a Seleção Brasileira simplesmente "perdeu de medo."   Nossas jogadoras se encolheram covardemente na quadra, mesmo tendo começado o jogo com uma vantagem de 16 a 6, e terminado o primeiro tempo na frente, com 40 a 35.
              De repente, a experiente Erika, do alto seu 1m90, começou a tremer como vara verde, perdendo lances bisonhos para as baixinhas de Porto Rico e errando até lances livres decisivos. Apesar de ter 30 anos e jogar no Atlanta Dream dos Estados Unidos.
               Imaginem então as mais novas. Palmira, por exemplo, errava lances simples e simplesmente ria nervosamente. Mas, quando a partida terminou com 69 a 68 para as portorriquenhas, ela começou a chorar copiosamente, o mesmo acontecendo com Damiris, Iziane e todas as demais integrantes do time que entrou na quadra cheio de orgulho e deixou o ginásio profundamente humilhado.
                 Fiquei com pena do técnico, o velho amigo Enio Vecchi, que nos últimos minutos me parecia completamente perdido, diante da fragilidade de suas jogadores. Quero ver como é que o Brasil vai entrar na quadra amanhã,  para decidir a medalha de bronze.
                  Na verdade, o basquete feminino do Brasil jogou fora hoje tudo o que havia conquistado nos últimos tempos. Nem as ausências de Adrianinha, Nádia e Clarissa justificam esse vexame.

A Cobra Coral ressurge. Sai da frente

O amigo e seguidor Hamilton Nassif me pede que escreva alguma coisa sobre o Santa Cruz FC, de Recife, que parece estar ressurgindo com força total no futebol brasileiro. Chamado de "Cobra Coral", por causa das cores de sua camisa, o Santa realmente está merecendo ser destacado. Depois de rebaixamentos contínuos, ele acaba de subir da Série D para a Série C. E com rendas sensacionais, quase todas superando a média da Série A Nacional. Ainda ontem, colocou 26.867 torcedores no Colosso do Arruda , para ver Santa 1 x Cuiabá 0, pelas semifinais da Série D.
      Zé Teodoro é o atual técnico do Santa Cruz. E o time que tenta ser campeão brasileiro da Série D é este: Tiago Cardoso; Eduardo Arroz, André Oliveira, Walter e Dutra; Chicão, Memo, Washington e Renatinho ; Thiago Cunha e Fernando Gaúcho. O Santa Crus FC tem 97 anos. Foi fundado no dia 3 de fevereiro de 1914.

A volta de Emerson Leão

           Eu já estava com saudade de ver o nome de Emerson Leão no noticiário dos grandes clubes brasileiros. E ele reaparece no Morumbi, onde foi campeão paulista de 2005. Imprevisível o que pode acontecer com a presença dele a frente do time do São Paulo: ou reage imediatamente e o Tricolor  volta aos trilhos ou estoura de vez a boca do balão. Não é um treinador de meio termo.
           Acho que a direção do São Paulo fez bem em contratar Leão. A esta altura do campeonato, não adianta trazer um cara bonzinho. De cara bonzinho o Morumbi está cheio. E isto ficou ainda mais claro na partida com o Coritiba, naquele lamentável empate sem gols.
            Agora, o tal do Luis Fabiano vai ter que se explicar; o Zé Roberto vai parar de brincar de sai-não-sai;  e o Rogério Ceni vai voltar a comandar as coisas dentro do campo . Entre ele e Leão deve pintar uma parceria.
             Mas o bicho vai pegar de cara, porque o São Paulo joga depois-de-amanhã no Paraguai , com o Libertad,  precisando empatar para continuar na Copa Sul-Americana, talvez o único caminho que resta para chegar a Libertadores 2012.
              Conheci pessoalmente o Leão em 1974, no Rio, nos preparativos da Seleção para a Copa daquele ano. Sempre foi muito cordial comigo, embora todo mundo dissesse que ele era mascarado e outras coisas mais. Depois, em algumas vindas suas a Londrina, ele me visitou no Cantinho, um barzinho que eu tinha naquele tempo. Ia sempre com o amigo Zé Flávio Garcia. Tornou-se também um amigo. E aos amigos a gente deseja sucesso. É o que eu quero que Leão tenha, no seu retorno ao São Paulo. 

Vela brasileira ainda é forte

        Mesmo com nomes famosos (Grael, Scheidt e outros) saindo do noticiário, a Vela do Brasil continua muito forte. Está trazendo 7 medalhas (5 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze) de Guadalajara. A renovação é nítida e já estão surgindo novos astros na modalidade.
        No Pan 2011, ganharam medalha de ouro: classe RS:X Masculino - Ricardo Winicki, o Bimba. classe RS:X Feminino - Patrícia Freitas. classe Snipe - Tinero e Borges. classe J24 - Santa Cruz, Saldanha, Santiago e Hanielmann. classe Sunsifh - Matheus Dellaguello.

O bom começo do Atletismo

           A vitória da brasileira Adriana Silva, na Maratona Feminina disputada domingo,  é certamente um prenúncio de muitos sucessos do nosso Atletismo nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Adriana, 30 anos, paulista de Cruzeiro, bateu o recorde pan-americano da prova, com o tempo de 2h36m37s para os 42,2 quilometros, com chegada nos Arcos Vallarta e um grande prestigiamento do público. O México ficou em segundo e o Perú em terceiro. Já a Maratona Masculina será disputada no próximo domingo, último dia do Pan 2011.
           O Atletismo distribui 20% das medalhas em jogo nos Jogos Pan-Americanos. O Brasil sempre se deu bem na modalidade, graças ao bom investimento feito na formação de atletas. Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e outros orgãos ligados ao Governo sempre destinaram boas verbas ao Atletismo. Em Londrina mesmo, temos uma constante revelação de bons valores. Nossa cidade está sempre bem representada no chamado Esporte Base.
         Mas na Marcha Atlética, também realizada ontem, os qutro brasileiros que competiram não conseguiram completar as provas masculina e feminina.
                                         Adriana Silva quebrou o recorde da Maratona (COB)
          Em toda a história dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil ganhou 137 medalhas no Atletismo, sendo 46 de ouro, 39 de prata e 52 de bronze. A previsão dos treinadores para o Pan 2011 é de um total de 25 medalhas. Mas é uma previsão otimista, já que no Pan 2007, em pleno Rio de Janeiro, ficamos com 23 medalhas.

Handebol não deu furo. É tetra

          O handebol feminino do Brasil não deu mancada, como o futebol masculino. Salvou a nossa noite de domingo, já madrugada de segunda-feira. As meninas garantiram o título de tetracampeãs dos Jogos Pan-Americanos, tacando 33 a 16  na Argentina, que ficou sem saber o que fazer dentro da quadra.
          Além do título, a Seleção Brasileira garantiu também sua presença nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem. Ao contrário do futebol, o handebol brasileiro está evoluindo muito. Olha as nossas meninas com suas medalhas de ouro, aí na fot.

Futebol envergonha o Brasil

           Logo após o empate com Cuba, na sexta-feira, escrevi aqui que a Seleção Brasileira de futebol masculino era fraquíssima. Ontem, tivemos a confirmação, na vergonhosa derrota (3x1) para Costa Rica e a consequente eliminação do Pan 2011. O Brasil fez tudo errado. Tirou o que tinha de bom na equipe que ganhou o Mundial Sub 20 e pensou que seria suficiente para ganhar em Guadalajara. O técnico Ney Franco acabou se desgastando com esse fracasso. E mais: nada dá certo quando Mano Meneses mete o dedo. Esse cara é um pé frio. Tira logo ele da Seleção.
            Muitos brasileiros têm a mania de achar que todo mundo é craque no nosso futebol. E não é nada disso. Temos Neymar, Oscar, Lucas e mais dois ou três. Os outros são todos iguais aos que andam por aí, jogando no Flamengo, no Londrina ou no Cincão. Mas os entendidos achavam que não precisávamos dos melhores para brilhar no Pan, e nos fizeram passar esta vergonha.
            Além do mau futebol, o descontrole, como no lance em que o zagueiro brasileiro subiu num lance de cabeça e meteu a mão na bola, cometendo penalti. E o que é pior, a ignorância. A agressão cometida pelo tal Lucas Zen (que de 'zen' não tem nada) no jogador costarriquenho foi mesmo coisa de ignorante. Me fez lembrar o Felipe Melo, que nos "enterrou" na Copa da África do Sul.
             Agora, é voltar pra casa, curar as feridas e repensar tudo. Não estamos com esta bola toda. Nosso futebol vive um mau momento. Estamos num mal caminho rumo a Copa 2014. Nao se iludam, Neymar é uma exceção.
              Pra finalizar, deixo meu alerta: a Seleção Feminina também não é lá estas coisas.Pode ganhar, porque as adversárias são igualmente fracas, mas é bom ter cuidado, porque Marta e Cristiane, que não estão em Guadalajara, também são exceções.