Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 17 de março de 2015


     Se preparem, porque vem aí "chumbo grosso".  A Medida Provisória sobre a modernização do futebol brasileiro está chegando. Pode estourar a qualquer momento. Dizem que ação do Governo será rigorosa. Está mais do que na hora, não é mesmo ?
 Juiz inventa pênalti, mas
 Vitor salva jogo da volta





            Os amigos sabem que eu não sou de culpar injustamente as arbitragens,  nas derrotas do Londrina, como algumas pessoas costumam fazer. Por isso,  fico muito a vontade para afirmar:  o árbitro Paulo de Melo Salmazio (MS) "ganhou" o jogo para o Santos, nesta noite de terça-feira no Estádio do Café.  Ele realmente "inventou" um pênalti, aos 7 minutos do segundo tempo, originando o único gol da partida: Londrina 0 x Santos 1. Robinho até comemorou meio sem graça, como se vê na foto acima.

             Foi mesmo uma vergonha. A bola tocou no ombro de Germano e o jovem apitador marcou pênalti. Não foi a toa que ele precisou de cobertura policial para deixar o gramado, sentindo a pressão pela justificada revolta popular.  O Santos foi melhor e até merecia a vitória, mas ganhou ilegalmente.

            Tudo isso não justifica a inoperância ofensiva do Londrina, que chegou ao seu quarto jogo seguido sem sequer marcar um gol. Além de atacantes muito pequenos e fracos, o time alviceleste carece também de um esquema de jogo mais eficiente.
           
             Está mais do que na hora de admitir que está faltando competência ao técnico Claudio Tencatti para buscar jogadas de ataque. Não fosse a grande atuação do goleiro Vitor, o Tubarão teria sido eliminado esta noite da Copa do Brasil.

     Alonso é o novo "drama" da F1   


                                 A gente ainda nem esqueceu Michael Schumacher, e já parece estar surgindo um  outro grande drama na Fórmula 1. Cada um diz uma coisa, mas a situação do piloto espanhol Fernando Alonso apresenta-se como complicada.
                                 Como se sabe, Alonso se acidentou durante os testes de pré-temporada, em Barcelona. O que se suspeita é que o piloto tenha desmaiado e que isto tenha causado o acidente. Aparentemente recuperado,  Alonso começou a apresentar problemas de memória. Exames acusaram que ele perdeu 20 anos de memória. É como se  tivesse acordado em 1995. Que loucura hein ?
                                 Fernando Alonso estava feliz e até havia iniciado um namoro com a linda jornalista Laura Álvarez. Mas as últimas fotos mostram que ele está com a fisionomia alterada, parece estar sem a plena lucidez.
                                  Ainda ontem, o piloto postou nas redes sociais que deve voltar a correr no GP da Malásia, no próximo dia 29, mas estou achando muito difícil que isto ocorra.  Há quem diga, inclusive, que o retorno dele às pistas é bastante improvável
     

    LIBERTADORES E COPA DO BRASIL
    Semana cheia de bom futebol

              Vamos ter mesmo uma semana de muito futebol de qualidade, a partir de hoje. O Campeonato Paranaense só volta no sábado, mas vai chover futebol da Copa do Brasil e da Libertadores.

                Pela CB,  o Londrina centraliza as atenções desta terça-feira, porque sediará a única partida da noite, contra o Santos, às sete e meia no Estádio do Café. O Peixe é favorito, mas quem sabe a velha tradição de se agigantar contra os "grandes", ressurge no Tubarão. Difícil, mas não impossível.
               E amanhã, mais onze jogos, com destaque para a partida de volta do Flamengo com o Brasil de Pelotas, no Maracanã. Na ida foi 1 a 1, mas agora o Mengo é favorito.
              Ainda teremos mais três jogos na quinta-feira. E aí eu quero ver como é que o Caxias vai fazer pra sair dos 3 a 0 que levou do Capivariano no primeiro jogo.


                Na Libertadores, está cheio de brasileiros jogando na semana. Amanhã,  já tem o Corinthians no Uruguai, contra o Danúbio, atrás da vitória que garante a classificação.
                 Na quarta, teremos o Inter no Equador, contra o Emelec, e o Atlético Mineiro na Colômbia, diante do Santa Fé. O Colorado vai tentar trazer um empate, mas o Galo terá que vencer para não ficar sem chance de brigar por vaga. Entretanto, o melhor jogo da noite será no Morumbi, onde o São Paulo recebe o argentino San Lorenzo. Os dois estão com 3 pontos e brigam por vaga.
                 E o Cruzeiro vai fechar a semana do brasileiros, jogando quinta-feira, na Venezuela contra o Mineros, pelo Grupo 3. Quem perder esta partida, estará complicado.
          Vou escrever agora, antes do jogo, pra não argumentarem que escrevi depois que as coisas já tinha acontecido. LÉO MARINGÁ  tem que ser titular neste time do Londrina. Estão sacaneando o cara.  Faz tempo que isso vem ocorrendo. Acho que é porque ele é um veterano e não dá pra ganhar dinheiro em cima dele.
E L Y M A R      S A N T O S
Eu gosto muito desse cara
 
 
 
Um dos cantores que mais mexem comigo é ELYMAR SANTOS
Um artista versátil, que sempre venceu na vida por conta e risco, com a cara e a coragem. Como em 1985, quando tentava entrar no mercado e não conseguia. Com incrível ousadia, ele vendeu tudo o que tinha,  para alugar por uma noite o Canecão, a maior casa de shows do Rio, e montar um show.
Lotou a casa e sua carreira deslanchou !
 
Interpretou Che Guevara na ópera-rock "Evita", em São Paulo. Mais uma vez se deu bem, ganhando o prêmio de melhor ator e muitos elogios da crítica.
Sua outra grande sacada veio logo depois da morte de Ayrton Senna, em 1994, quando compôs a canção "Guerreiros Não Morrem Jamais" até hoje um dos seus maiores sucessos.
Antes mesmo de ser conhecido, quando ainda imitava Cauby Peixoto (seu maior ídolo), ganhou concursos de calouros nos programas de Chacrinha e Flávio Cavalcanti.
 
Mas eu gosto mesmo é do canto "sacana" de Elymar, com suas músicas picantes e sensuais. E foi com uma delas que ele enlouqueceu os portugueses e as portuguesas, em 2012, quando esteve em Lisboa e outras cidades lusas: "ESCANCARANDO DE VEZ",  uma canção de sua autoria,  que deixou a plateia maluca por lá. O vídeo que abre esta postagem mostra Elymar encantando os nossos "patrícios" e escancarando tudo.  Um grande artista, sem dúvida, que sabe misturar voz e sensualidade como poucos.
 
"Se de repente / Agente encontra alguém na rua / Pode acabar até envergonhando a lua / Num desses lances muito loucos / Que acabam num quarto de motel / E às vezes basta / A porta aberta do banheiro / Uma tremenda brincadeira no chuveiro "
 

 
Cantou com sucesso músicas de vários outros artistas, como Wando, Cazuza, Raul Seixas, Roupa Nova e  Elis Regina, bem canções internacionais, como "Corazón Partido", de Alejandro Sanz.
Muito querido no Rio, ele chegou a se candidatar a deputado estadual pelo PR, no ano passado. Mas os 8.810 votos que obteve foram insuficientes para que ele fosse eleito. Já  foi enredo de duas escolas de samba cariocas: "Em cima da hora" e Império da Tijuca. E também na Camisa Verde e Branco, de São Paulo, onde foi também homenageado pelos Acadêmicos do Tucuruvi.
 
Elymar Santos nasceu no Morro do Alemão numa época de extrema violência. Também morou na cidade mineira de São Gonçalo do Sapucaí, terra natal de sua mãe. Atualmente está com 62 anos, cantando cada vez melhor.
 
No segundo vídeo (veja e ouça abaixo), ele canta MAL DE AMOR, uma canção de Chico Roque e Paulo Sergio Valle.    Elymar é mesmo um incorrigível  romântico por natureza
 
 
 
A bem humorada postagem que o bom amigo Billy de Paula fez no Facebook ganha espaço aqui neste quadro diário. Boa, Billy