Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 7 de julho de 2013

Tubarão sofre, mas alcança liderança

        Com pouco mais de 4 mil pagantes, o Londrina conseguiu agora há pouco uma importante vitória sobre o Metropolitano de Santa Catarina, por 1 a 0, assumindo a liderança do Grupo A8 da Série D Nacional. Mas o Londrina sofreu duplamente. Primeiro para jogar futebol no cada vez mais sofrido gramado do Estádio do Café. E depois para vencer a marcação imposta pelos catarinenses, que por pouco não seguraram o empate.
        O gol só saiu quando faltavam 5 minutos para o jogo acabar, marcado por Baiano, de cabeça. O Lajeadense, time gaúcho que hoje venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 3 a 0, será o próximo adversário do Tubarão, domingo próximo, mais uma vez no Estádio do Café. A classificação aponta Londrina, 6; Lajeadense, 5; Metropolitano, 4; J.Malucelli, 1 e Botafogo-SP ainda sem pontos.

F1 - Pneus continuam "aprontando"

      Os pneus continuam sendo as "estrelas" do Mundial de Fórmula 1. Depois dos problemas na prova anterior, hoje tivemos até um "pneu assassino", que se soltou do carro de Mark Webber e atingiu um cinegrafista britânico que trabalhava no local. Quase matou o homem, que está em observação no hospital.
     
                                  
 
       A vitória no GP da Alemanha foi do germânico Sebastian Vettel, que ganhou pela primeira vez em casa. Kimi Raikkonen ficou em segundo, com Romain Grosjean em terceiro, Alonso em quarto e Hamilton no quinto lugar.  Já o brasileiro Felipe Massa rodou de maneira estranha, logo na quarta volta. Sua F138 chicoteou para o lado esquerdo e o motor morreu.

Título de Wimbledon não vem mesmo

       Ontem foi Marcelo Melo, que jogou ao lado do croata Ivan Dodig e perdeu o título de duplas masculinas em Wimbledon. E hoje foi a vez de Bruno Soares perder o caneco das duplas mistas. Jogando em parceria com a americana Lisa Raymond, o brasileiro Bruno viu a vitória fugir no terceiro set e teve que se contentar com a prata. O título ficou com a dupla formada por Daniel Nestor  e Kriistina Miladenovic, que ganhou a final por 2 sets a 1, com (5/7, 6/2 e 8/6).

                                             Lisa e Bruno festejam a segunda colocação


******* Na final masculina de simples, finalmente um britânico conseguiu ficar com o título de Wimbledon, após 77 anos. O escocês Andy Murray (nº 2 do ranking), superou o sérvio Novak Djokovic (atual melhor do mundo) por três sets a zero, com parciais de 6/4, 7/5 e 6/4. Teve até volta olímpica no All England Club de Londres, na comemoração da vitória tão aguardada.

                                                         A festa de Andy Murray

O campeão perdeu a vergonha


      Não me lembro de outra derrota tão vergonhosa para o esporte brasileiro como esta que o lutador Anderson Silva sofreu na última madrugada em Las Vegas. Debochado, arrogante e seu nenhum respeito, nosso representante humilhou o norte-americano Chris Weidman durante alguns minutos, mas acabou sendo surpreendido e nocauteado pelo adversário, com um golpe certeiro no queixo.
       Imaginando ser um fenômeno como o legendário boxeador Muhamad Ali, Anderson bailou, brincou e chamou o Chris para a troca de golpes. Acabou no chão, completamente desmoralizado. Enquanto isso, o adversário dez anos mais moço do que ele, aplicava-lhe uma lição de verdadeira humildade: "Por favor, respeitem Anderson Silva. Ele é um ídolo" - disse o americano em sua primeira entrevista.


        Aos 38 anos, o "Spider"entregou o cinturão dos pesos médios sem aplicar um golpe sequer no seu adversário. Só fez palhaçada, riu e provocou. Mas lutar mesmo, ele não soube fazer. Envergonhou o público que compareceu a luta, os brasileiros que ficaram acordados para vê-lo pela TV, os patrocinadores que vem bancando sua carreira e a própria raça negra, sempre tão valorosa no nosso esporte. É hoje um desportista sem honra.
       Anderson Silva tem contrato para  mais dez lutas, mas acho que profissionalmente ele está liquidado. Não há chance de recuperação para quem não tem humildade.


       

Pérolas que o Facebook nos traz


       As piadas sobre a febre de manifestações não param de surgir. Sempre muito engraçadas, como nesta postagem de Dangele Alberto

Tristeza no centro de Porto Alegre


      Fui dormir triste, esta madrugada, com a notícia de que o Mercado Público, localizado no centro de Porto Alegre, estava sendo destruido pelo fogo. Trata-se de um prédio histórico, que fica próximo ao cais do porto fluvial da capital gaúcha, na zona mais central da cidade. Foi inaugurado há 144 anos, em 1869, e tem um significado muito especial para o povo do Rio Grande do Sul.  Reformado em 1997, a um custo de R$ 9 milhões, o mercado abriga um variado tipo de comércio, com destaque para os inúmeros bares e restaurantes, além das tradicionais bancas de carnes, frutas e legumes.


       Quando morei em Porto Alegre, nos primeiros anos da década de 60 fui um frequentador constante do local. Jovem de 20 anos, curtia ali, especialmente no Restaurante Treviso, o fim das baladas noturnas. Era o ponto de encontro dos jovens, dos artistas e dos boêmios, nos finais de noite. Tenho muita saudade daquele tempo.
        O incêndio começou por volta das oito e meia da noite de ontem. Havia muito movimento, mas as pessoas puderam sair tranquilamente. Não há notícias de feridos. O fogo atingiu especialmente uma parte do piso superior, e não se sabe como tudo começou.
      Felizmente, ao acordar hoje cedo, fiquei sabendo que os bombeiros conseguiram controlar o fogo, e que apenas 10% do prédio ficou comprometido, com plenas chances de recuperação total.