Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Um abraço especial para fechar o dia

          Para fechar a terça-feira, deixo aqui o meu abraço especial a todos os dentistas, que hoje comemoraram o seu dia. Em primeiro lugar, para a minha dentista, Sônia Beatriz Sampaio, que sempre me dispensa, paciência, carinho e muita competência. Um beijão.
          Mas outros dentistas ocupam um lugar destacado no meu coração, como o cunhado Theo Vasconcelos (lá de Bagé), os primos Iná e Caco ( lá de São Lourenço do Sul), o primo Luiz Arthur Balan (aqui de Londrina)  e os amigos constantes Hamilton Nassif e Rodrigo Linhares.  A todos eles o meu carinho.
           Finalmente, fica aqui a minha saudade para um dentista que nos deixou muito cedo: Robert Sallum. Um grande jogador de basquete, um bom jogador de futsal, um excelente companheiro e principalmente um excepcional amigo. Um dia a gente ainda se encontra.

Medalhas que o Brasil ganhou hoje

O Brasil ganhou várias medalhas na jornada de hoje pelos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Foi mesmo um dia de lindas conquistas, compensando a segunda-feira, que não foi tão boa assim.

   ***   A GINÁSTICA ARTÍSTICA ganhou esta tarde uma medalha de ouro inédita por equipes masculinas. Está foi também a milésima medalha do Brasil em Jogos Pan-Americanos. Passaram pelos seis aparelhos Diego Hipólito, Francisco Barreto, Petix Barbosa, Péricles da Silva, Arthur Zanetti e Sergio Sasaki Junior. Porto Rico ficou com a Prata e os EUA levaram o Bronze.

   ***   No ATLETISMO, Rosângela Santos venceu os 100 metros livres e levou o ouro, com o tempo de 11s22.

   ***   A Seleção Brasileira de BASQUETE FEMININO ficou com a medalha de bronze, ao derrotar a Colombia, por 87 a 48. As experientes Erika e Iziane desta vez não pipocaram, liderando o time dentro da quadra. No primeiro tempo, o Brasil já vencia por 41 a 30.

   ***   Na ESGRIMA, Guilherme Toldo (foto), de 19 anos, ganhou a medalha de bronze para o Brasil, na na competição individual masculina do Florete, disputada no Ginásio La Revolucion.

                                                    QUADRO DE MEDALHAS    

           Até a meia-noite, esta era a situação do Quadro de Medalhas do Pan 2011:  1º - ESTADOS UNIDOS - 64 de ouro, 60 de prata e 49 de bronze - Total: 173 medalhas.  2º -BRASIL - 29 de ouro, 20 de prata e 31 de bronze - Total: 80 medalhas.  3º - CUBA - 25 de ouro, 17 de prata e 21 de bronze - Total: 63 medalhas.

O amor de Maurine decidiu

           No final de semana, em Porto Alegre, o'seo' Brasil morreu. Certamente,  quem mais sentiu com a notícia foi sua filha Maurine Dorneles Gonçalves, que estava a milhares de quilômetros da capital gaúcha. Estava em Guadalajara vivendo os Jogos Pan-Americanos. Maurine é a ala direita da Seleção Brasileira que tenta o tricampeonato pan-americano de futebol feminino.
            Os dirigentes do Comitê Olímpico imediatamente disponibilizaram uma passagem aérea para Maurine retornar a Porto Alegre, mesmo sabendo que ela não chegaria a tempo de assistir ao sepultamento do pai. Foi então que ela tomou a inesperada decisão: "Eu fico na Seleção e levo a medalha de ouro para o meu pai. Será a minha homenagem".
        

                                                               Maurine marca o gol que coloca o Brasil na Final         foto COB

             Pois esta noite aconteceu a semifinal, contra o México, que contava com a torcida do público numeroso que foi ao Estádio Omnilife. Jogo nervoso, extremamente difícil, com o Brasil criando poucas oportunidades de gol. Por vezes, as mexicanas até ameaçavam a meta brasileira.
             Entretanto, aos 35 minutos do segundo tempo, a 10 minutos do final do jogo, a bola foi cruzada da esquerda e passou por todas as atacantes brasileiras. Foi então que, como um raio, surgiu pela direita a gauchinha Maurine com suas chuteiras de cor pink. No momento certo, ela tocou com grande habilidade, vencendo a goleira Santiago e marcando 1 a 0, o suficiente para levar o Brasil a final.  Depois, foi só chorar e vibrar.
             Agora pergunto: pode haver um gol mais bonito do que esse ? Será que não foi um Poder Maior que colocou esta bola no pé de Maurine ?

A festa de Cristina na Argentina

            Já se sabia que Cristina Kirchner seria reeleita na Argentina, mas não se esperava que ela alcançasse uma margem de votos comparável com as vitórias de Juan Domingo Peron, nos velhos tempos do Peronismo. Cristina se elegeu com 53% dos votos, obtendo maioria no senado e na câmara. Conta também com o apoio da maioria dos governadores.
            Ao que tudo indica, ela terá um mandato tranquilo, sem tantas críticas como as que enfrentou nos últimos quatro anos. Em todos os pronunciamentos feitos após a eleição, Cristina dedicou sua vitória ao marido Néstor Kirchner, que governou a Argentina por oito anos e faleceu no ano passado.

Nem jogador de futebol escapa

                No Rio, a violência continua solta. Nem os jogadores de futebol estão escapando dos ladrões. Ontem à noite, após deixar a namorada no Aeroporto (ela viajou para São Paulo), o lateral Mariano, do Fluminense, foi cercado por três elementos. Ficou sem o carro ( um Audi A4), dinheiro, celular e todos os documentos.
                 Felizmente, não houve violência física. Mariano prestou depoimento na Polícia e, hoje, treinou normalmente.Mas mostrava-se muito assustado.

Volei ganha fácil, outra vez

          A seleção Brasileira de volei masculino, mesmo desfalcada da maioria de seus principais jogadores continua ganhando fácil nos Jogos de Guadalajara. A vítima, hoje à tarde, foi a Seleção de Porto Rico, que perdeu por 3 a 0, com parciais de 25/22, 25/14 e 25/18.
         Mas o próximo jogo (o último da fase de grupos) será contra os Estados Unidos, que têm um time bem melhor do que Canadá e Porto Rico. Será o grande teste da equipe que o Brasil mandou ao México.

Romário agita a Vila Pan-Americana

                                     Romário e os atletas brasileiros, na Vila Pan-Americana


           O ex-jogador Romário provocou correria na Vila Pan-Americana, hoje, quando foi visitar os atletas brasileiros das mais variadas modalidades. Deputado Federal (PSB-RJ) e comentarista da Record no Pan 2011, o Baixinho continua despertando interesse geral por onde passa. Não apenas os brasileiros, mas também o pessoal das outras delegações, cercou Romário, atrás de um autógrafo ou de uma fotografia. E ele atendeu a todos.
        "Fique impressionado com o que vi na Vila. A estrutura do Brasil é bem superior a das demais delegações" - disse o deputado Romário de Souza Faria, no final da visita. "A presença dele é um incentivo especial para a gente lutar por medalha" - complementou o ginasta Diego Hipólito, que tambem fez questão de pegar um autógrafo do Baixinho.

O momento iluminado de Neymar

          É mesmo muito bonito o que está acontecendo com o garoto Neymar. Além de ter se tornado o maior jogador do País num curto espaço de tempo, ele começa a mostrar um comportamento cada vez melhor, afastando de vez aquela imagem de "garoto problema" que parecia ser nos primeiros meses de fama.
         Naquele tempo, todos os adversários disparavam o pé com toda a força, quando Neymar passava por perto. Agora, quase todos têm um carinho especial por ele. E Neymar evoluiu em todos sentidos passando a ser o jogador de todas as torcidas. Aliás, ele mesmo soltou uma frase genial: "Eu tinha que escolher um time para jogar e escolhi o Santos. Mas eu adoro todas as torcidas" - disse ele, domingo no Engenhão, após ser aplaudido pelos torcedores do Flamengo.
           E mais: Neymar está na lista dos 50 melhores do mundo, que disputam a Bola de Ouro da Fifa. No dia 1º de novembro, serão selecionados 23 deste grupo, e no dia 5 de dezembro serão escolhidos os três que disputarão o troféu que Lionel Messi ganhou nos últimos dois anos. A escolha final será anunciada no dia 9 de janeiro.
           Se Neymar ganhar a Bola de Ouro da Fifa, estará se confirmando outra frase sua: "Para ser o melhor do mundo, não é preciso deixar o Brasil para jogar na Europa."!
        

Seja bem-vindo Jadiel

          Dou as boas vindas ao Jadiel Santos, novo seguidor do Blog do Flávio Campos, que está chegando aos 5.800 acessos em apenas 45 dias. É muito bom contar com sua atenção permanente para com as nossas postagens. Qualquer hora a gente se ve.
                                                        
                                                        ABRAÇOS ATRASADOS

            Passei batido com os aniversários de dois grandes amigos. Na sexta-feira passada foi o dia do Claudio Vargas, ex-jogador do Londrina, campeão de 1962, e um companheiro de muitos anos. Parabéns Claudio, muita saúde.
            E no domingo foi o aniversário do Luis Edmundo Samartano. Bem que me lembrei dele, no momento em que estava postando uma mensagem ao meu filho Zé Ivan. Os dois e mais o Pelé nasceram no mesmo dia, apenas em anos diferentes. Um abração Luis, companheiro de Monçoes, de noitadas e de tantas coisas boas do passado.
            É a tal coisa, se Claudio e Luis Edmundo estivessem no Facebook, eu não teria atrasado os meus cumprimentos.

Mais um que chega à Série C

         Ontem mostrei o Santa Cruz, de Recife, a pedido do amigo Hamilton Nassif. Hoje falo de novo clube que está subindo para a Série C do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá Esporte Clube, em homenagem a outro amigo, o Waldemar Marconato, que hoje reside na capital do Mato Grosso.
         O Cuiabá EC tem uma história curiosa. Existia na cidade a Escolinha do Gaúcho, ex-centroavante do Flamengo e do Palmeiras, e que no ainda último domingo foi a atração do programa Plantão Paiquerê, comandado por Rodrigo Linhares. Pois foi o Gaúcho que fundou o Cuiabá Esporte Clube, em 2001.
          Com uma grande estrutura e um ótimo centro de treinamento, o novo clube logo desbancou os tradicionais times do Mato Grosso, como o Mixto, o Operário de Várzea Grande e o União de Rondonópolis. E com apenas 10 anos de existência, já ganhou três vezes o título estadual.
           A campanha na Série D deste ano foi das melhores. O Cuiabá está entre os quatro melhores, com passagem garantida para a Série C. Luta no momento para ser o campeão desta quarta divisão nacional. No primeiro jogo da semifinal, perdeu para o Santa Cruz (1 a 0) lá em Recife, mas fará o segundo jogo em casa, domingo próximo, com boas chances.
             Ary Marques, ex-jogador e muito conhecido dos paranaenses, é o treinador do Cuiabá EC. O clube é conhecido como "Dourado Valente", em alusão ao peixe que é abundante nos rios da região.

Boxe brasileiro continua vencendo

        
          Os boxeadores brasileiros continuam vencendo nos Jogos Pan-Americanos. Ontem, tivemos quatro vitórias. O peso médio Robson Conceição(foto) chegou às semifinais, vencendo o norte-americano Toka Khan-Clary.
           O meio-médio  Myke Carvalho ganhou do chileno Patrício Villagra. Foi um autêntico massacre (30 a 8), mas agora Myke vai pegar um cubano (Carlos Banteurt) na semifinal. É pedreira.
           O peso mosca Julião Henriques Neto também já é semifinalista. Ele derrotou JhonCorona, de El Salvador. Amanhã, Julião enfrenta o dominicano Dagoberto Aguero.
            Confusa foi a classificação do meio-pesado Yamaguchi Falcão. Vinha ganhando bem do dominicano Felix Varela, mas a arbitragem achou que ele havia aplicado um golpe baixo e determinou a sua desclassificação. A  delegação brasileira protestou e deu certo. O video provou que o golpe havia sido legal e Yamaguchi também passou às semifinais.

                                               NO ESTILO JAMES BOND

            Inspirado em James Bond, o brasileiro Marcel Stürmer fez uma apresentação sensacional no Patinódromo de Guadalajara, conquistando a  medalha de ouro. É tricampeão pan-americano de Patinação Artística e foi demoradamente aplaudido pelo público.
            Gaúcho de Lajeado, 26 anos, Marcel é aquele cara que foi roubado antes da viagem, em Porto Alegre. A imprensa toda noticiou o desespero dele porque levaram  seus patins. Porém,  Marcel comprou novos patins, adaptou-se a eles e cumpriu uma apresentação perfeita.
            No feminino, outra gaúcha, Talitha Hass, de Novo Hamburgo, com apenas 16 anos surpreendeu a todos, ganhando a medalha de Bronze.

Handebol: uma derrota digna

          O Brasil perdeu o handebol masculino do Pan 2011, mas dá para reclamar. A decisão com os argentinos foi de arrepiar. Um jogo incrível, vencido pelos platinos por 26 a 23, depois de 15x14 no primeiro tempo. Muita técnica, muita raça e muita lealdade, o que não vinha ocorrendo nos confrontos anteriores entre os dois países.
          A Argentina mereceu, principalmente porque mostrou um goleiro excepcional. Schulz defendeu tudo, fechou o gol dos gringos. O duro é que o Brasil perdeu o tricampeonato pan-americano e a vaga para as Olimpíadas de Londres. Vai ter que tentar esta vaga no Pré-Olímpico Mundial, que é muito mais difícil que um Pan-Americano. De qualquer forma. os brasileiros honraram a camisa, perderam jogando e lutando muito. Não "amarelaram".