Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

O melhor papo da noite

 
 
 
           No movimentado programa "Bem Amigos", que Luiz Roberto comandou ontem à noite no SporTV, vários assuntos foram abordados. Mas o que me chamou mais a atenção foi a discussão sobre "os gordos que jogam futebol". O motivo da conversa foi o centroavante Walter, do Goiás, que é realmente um dos melhores atacantes da atualidade no Brasil. E as opiniões ficaram mais quentes quando alguém falou em aproveitá-lo na Seleção Brasileira. Uns aprovaram a idéia, enquanto outros acharam um absurdo convocar um gordinho para a Seleção.
         Não acho que a idéia seja absurda. Walter joga mais do que Fred e Pato juntos. Eles não limpam a chuteiras do camisa 9 do Goiás. Acho que, no momento, os melhores centroavantes do País são Jô e Walter, e que os dois deveriam ser convocados por Felipão. 
          Não interessa se o cara é gordo. O que conta é que ele corre o jogo todo, é goleador, dribla, passa e cabeceia com grande eficiência. O que é que se pode querer mais de um centroavante ?
 
         Tivemos outros gordinhos eficientes brilhando no futebol.  O que o gordinho paraguaio Cabañas deram de trabalho e canseira para os zagueiros brasileiros não está escrito em "gibi" nenhum. E aqui mesmo no Brasil tivemos jogadores que eram gordos por natureza, mas que jogavam demais. Como Escurinho (Inter), Ademar Pantera (Palmeiras) e, mais recentemente, o meu conterrâneo Daniel Carvalho, que jogou no Inter, no Atlético Mineiro, no Palmeiras, no Al Arabi, no CSK Moscou e até na Seleção Brasileira.
          Em 2006, no jogo que marcou a estréia de Dunga como técnico  da Seleção , Daniel marcou o gol brasileiro contra a Noruega, em Oslo.  Ele sempre jogou muita bola.  Mas se o gordinho Daniel Carvalho jogou na Seleção Brasileira, por que o gordinho Walter não pode jogar ?
            Até aqui no Londrina tivemos um centroavante gordinho que "matava a pau" com a camisa nove. Falo do Mauro Gaúcho, que depois se casou com a filha do presidente Jaci Scaff e mora até hoje na cidade. Jogava muito o Mauro.
             O que eu não aceito são os gordos relaxados, tipo Ronaldo Nazário, Adriano Imperador e outros mais. Caras que não era encorpados por natureza, mas que ficaram gordos de tanto beber e comer. Mas um gordo como esse Walter cabe em qualquer time do Brasil. Até na Seleção.

Brasil torce por Portugal

         Poucas vezes vi os brasileiros tão interessados num confronto europeu como está ocorrendo agora. O Brasil inteiro está ligado nos resultados dos quatro jogos da repescagem européia, que apontarão os últimos representantes do Velho Continente na Copa do Mundo que vamos sediar no ano que vem. Mas particularmente queremos saber é quem vencerá o duelo mais atraente: Portugal ou Suécia ?

        Especialmente o confronto entre dois dos maiores jogadores da Europa chama a atenção da torcida brasileira, que certamente queria ver os dois na Copa, mas que terá que se contentar com apenas um deles: o português Cristiano Ronaldo (do Real Madri) ou o suéco Zlatan Ibrahimovic (do Paris Saint-Germain).
         A Suécia, que não vence Portugal pelas Eliminatórias do Mundial desde 1986, leva uma grande vantagem: decidirá em casa, no segundo jogo, já que o primeiro será em Lisboa, no dia 15 de novembro. Se cada seleção vencer uma partida, a vaga será de quem tiver marcado mais gols. E se a igualdade ainda continuar, prevalecerão os gols marcados fora de casa. Na história dos confrontos que os dois países disputaram em eliminatórias da Copa, a Suécia tem três vitórias, contra apenas uma dos lusos.
          Por várias razões, acho que os brasileiros estarão torcendo em massa para Portugal, que é a nossa "terra mãe". Eu mesmo sou neto de português.  A colônia lusitana é infinitamente maior do que a suéca. E Cristiano Ronaldo tem muito mais poder de atração do que Ibrahimovic. Sua presença no Brasil valorizará muito mais a Copa 2014. Vou torcer como louco pela Seleção Portuguesa.
           Os outros três confrontos não chamam tanto a atenção dos brasileiros. A França decidirá sua vaga em casa, contra a perigosa Ucrânia. O favoritismo é dos franceses. E será muito bom para o sucesso da Copa que eles se classifiquem. Grécia e Romênia devem disputar jogos muito equilibrados, mas os gregos terão a vantagem de decidir em casa. E eu acho que, mesmo jogando a segunda partida fora de casa, a Croácia tem maiores chances de eliminar a Islândia.
 
        Até agora, 21 países já estão classificados para vir ao Brasil, como mostra o mapa acima. Falta conhecer as outras 11 seleções que disputarão a tão esperada Copa do Mundo de 2014. Serão 5 africanos, 4 europeus, e os vencedores dos confrontos Uruguai x Jordânia e México x Nova Zelândia.

Pérolas que o Facebook nos traz


     A querida amiga Juliana Catarin foi a responsável por esta postagem, que nos traz uma mensagem extremamente verdadeira. E a Ju sabe das coisas, em termos de cuidados físicos. E uma especialista da área.