Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

COPA AMÉRICA
Peru vence e embola o Grupo C




            O Peru derrotou a Venezuela por 1 a 0, em Valparaíso, na única partida disputada nesta quinta-feira pela Copa América. Com o resultado, as quatro seleções do Grupo C vão chegar a última rodada, programada para domingo, com o mesmo número de pontos.

            Pizarro, aos 26 minutos do segundo tempo, fez o gol que recolocou os peruanos na briga pela classificação. Mas ressalte-se que a Venezuela jogou com apenas 10 jogadores desde os 30 minutos do primeiro tempo, quando o árbitro boliviano Raul Orosco expulsou o lateral-esquerdo Amorebieta, da Seleção Venezuelana.
 
     Brasil na liderança
    apesar do vexame


     
         O mais curioso é que, apesar da má campanha e do fiasco de quarta-feira, o Brasil lidera o Grupo C.  As quatro seleções estão empatadas com 3 pontos (uma vitória e uma derrota), mas pelos critérios de desempate (saldo de gols, nº de gols marcados e cruzamento direto)  a classificação aponta: 1º Brasil, 2º Peru, 3º Venezuela e 4º Colômbia.

          E vejam a ingenuidade (ou ignorância) dos peruanos. Com um homem a mais desde o primeiro tempo, eles chegaram a um a zero e trataram de fazer cera para manter o resultado, sem se dar conta de que se fizessem mais um gol, assumiriam a liderança. 

          Pode não valer nada neste momento, mas se os dois jogos de domingo  (Brasil x Venezuela e Colômbia x Peru) terminarem empatados pelo mesmo número de gols ( 0 a 0 ou 1 a 1),  a classificação de hoje passará a ser definitiva.

Vôlei esquenta amanhã

   O bicho pega amanhã, também no voleibol masculino.  Itália e Brasil se enfrentam em Roma, a partir das 15h10m, pela Liga Mundial. Os brasileiros estão liderando o Grupo A, com 5 vitórias, e os italianos estão em segundo, com 4.  O segundo jogo desta etapa será no domingo, ainda na Itália. Acho que podemos esperar duas partidas sensacionais.
.

   O mar se revolta e fecha o porto - Aconteceu na cidade do Rio Grande. O porto de lá (único do Rio Grande do Sul) está parado há nove horas, porque ondas de 4 metros, movidas por um forte vento,  impedem a entrada e saída de navios. Há 21 deles na barra, esperando para descarregar e carregar.

   O que é que senadores brasileiros tinham que fazer na Venezuela ?  Apoiar um preso político de lá, só porque ele é da oposição ?  Bem feito que eles saíram corridos de Caracas. Tem tanta coisa pra se fazer aqui no Brasil...
  Doeu tanto quanto aqueles 7 a 1
 da Alemanha na Copa do Mundo


         Foi só 1 a 0, mas a sensação do torcedor brasileiro foi idêntica a que os alemães nos causaram. Foi mesmo de doer essa derrota para a Colômbia. Para mim, ela teve o efeito especial de me abrir os olhos para o atual estágio em que se encontra o nosso futebol. Se estes jogadores que vestiram a camisa da Seleção são os melhores que temos, então está tudo perdido. Nosso futebol está acabado mesmo.

         Me senti como se tivéssemos sido goleados. Foi muita humilhação ver aquele final de jogo, com nossos jogadores querendo brigar com os colombianos, os mesmos colombianos que a vida inteira estiveram em plano futebolístico inferior ao nosso. O Brasil não apenas perdeu o jogo, mas foi humilhado tática e tecnicamente pelo time do argentino Pekerman. Não ganhou uma bola dividida, correu do pau e ficou sem saber o que fazer para mudar a situação. E no final perdeu também a vergonha, criando toda aquela confusão. No apito do juiz, Neymar tinha que deixar o campo correndo, sem falar com ninguém, e muito menos chutar a bola sobre um adversário e provocar todo aquele circo.


          Acho que o pior de tudo foi constatar que essa molecada que está sendo abusivamente lançada na Seleção não vai nos levar a nada. É brincadeira ver Fred, Fernandinho, Filipe Luis, Douglas Costa, Philippe Coutinho , Willian, Firmino & Cia.   E o pior é que eles nos enganaram nos amistosos, mas foi só surgir uma competição oficial e correram pra baixo da cama, morrendo de medo. Pode ser que um dia eles nos tragam alguma alegria, mas só daqui no mínimo 5 anos.

        O que mais me atormentou foi ficar pensando que time poderá ter que enfrentar argentinos ou uruguaios, na semana que vem ou na outra. Imaginem esse time de ontem jogando contra a Argentina. Talvez seja melhor nem conseguir a classificação para as quartas-de-final.

         Mas de qualquer jeito vamos ter que jogar domingo com a Venezuela. E não pensem que será fácil, porque os venezuelanos ganharam destes colombianos que ontem nos deram um pontapé na bunda. E o Brasil vai ter que jogar precisando ganhar.

          Pelo pouco que eu conheço de futebol, só tem um jeito do Dunga não passar outra vergonha. E o jeito é escalar primeiro os jogadores que podem ser cobrados depois do jogo. Como Jefferson, Daniel Alves, Tiago Silva, Miranda, David Luiz, Robinho, Elias, Diego Tardelli e Everton Ribeiro. Esses nove  têm que entrar jogando, e não importa a posição. O que conta é a experiência, a responsabilidade que só os jogadores "feitos" têm. E para os outros dois lugares, a escolha tem que recair sobre aqueles que no dia-a-dia mostram mais coragem, mais valentia.  Porque esse vai ser um jogo pra morrer em campo !
      Elas nasceram com talento, mas também escolheram o caminho certo e tiveram o decisivo apoio dos pais. Acabaram se consagrando no amplo mundo da música sertaneja. O Brasil inteiro conhece

                                           A S     G A L V Ã O


                


                                 Escute bem a letra desta música do vídeo. São canções deste tipo que fizeram as irmãs Mary e Marilene  Galvão se tornarem duas das mais festejadas artistas da música sertaneja. Quem acompanha ao violão é o maestro Mário Campanha, e a canção de Carlos Randall termina com estes lindos e fortes versos: "Eu sei que quando está livre / Você vem correndo se entregar a mim / Porém quase não se demora / Quase não tem tempo e precisa ir /  Amor, eu não sou egoísta / Mas te quero aqui no mesmo travesseiro / Já chega dos seus pedacinhos  / Eu te quero inteiro "
 
                  Com mais de 60 anos de carreira, Mary e Marilene cantaram muito tempo usando o nome "Irmãs Galvão". Mary nasceu em Ourinhos. Marilene é de Palmital. Seus pais Bertholdo e Maria venderam tudo e se mudaram para São Paulo, apostando no talento das filhas. Compraram o bilhete de Loteria com o número certo.  

 
O começo foi na Rádio Club Marconi, em Paraguaçu Paulista, em 1947. Elas tinham 7 e 5 anos e estrearam num programa comandado por Sidney Caldini. Em seguida passaram pela Difusora de Assis e pela Cultura, aqui de Maringá. E foi então que veio uma indicação de Miguel Leuzi, proprietário de uma rede de emissoras, que recomendou as meninas para uma apresentação na Rádio Piratininga. E já de cara, num programa de calouros chamado "Torre de Babel", comandado por Salomão Ésper, elas cantaram, encantaram e se tornaram profissionais da conhecida emissora.
 
E logo receberam uma oferta melhor da Rádio Nacional (atual Globo) e pouco depois um contrato com a famosa Rádio Bandeirantes para os programas "Serra da Mantiqueira", apresentado por Comendador Biguá, e "Brasil Caboclo", comandado por Capitão Balduino. E logo gravaram o primeiro disco pela RCA Victor, com as músicas "Carinha de Anjo" e "Rincão Guarani", que tocaram em todas as rádios do Brasil.
 
As Galvão passaram por todas as grandes gravadoras, como Chantecler, CBS, Phillips, Continental, Warner e Atração. Cantaram em circos, estúdios de rádios, auditórios, teatros, ginásios, clubes, casas de cultura e praças.
Não existe no circuito sertanejo  quem não conheça "As Galvão", que cresceram musicalmente ainda mais,  quando Mary se casou com o maestro Mario Campanha, que já vinha acompanhando a  dupla com seu violão desde 1981, e que aí passou também a produzir os discos. Pra quem não sabe, Mário Campanha sempre foi um ótimo compositor, guitarrista  e arranjador. É dele a música "Manhãs de Setembro", sucesso nacional na voz da cantora Vanusa.
 
As Galvão ganharam muitos prêmios, destacando-se o Prêmio Sharp, o Prêmio Caras de Música e até a indicação para Grammy Latino. Foi quando sentiram necessidade de uma mudança e, consultando a numerologia feita por Beralites Campanha, adotaram o nome AS GALVÃO.  Mas continuaram sendo irmãs e carinhosas amigas, aspecto que em muito contribuiu para que alcançassem tanto sucesso.
 
A música "Beijinho Doce", gravada originalmente pelas Irmãs Castro, em quem Mary e Marilene se espelharam no início de carreira, foi um dos grandes sucessos das Galvão, ao lado de "No Calor dos Teus Abraços",  "Coração Laçador",  "Menino Canoeiro",  "Lembrança",  "Pecado Louro",  "Não me Abandones",  "Apenas um Pecado"  e  a canção do vídeo "Pedacinhos".
 
Com mais de 300 músicas gravadas, Mary e Marilene têm como lema uma frase atribuída a Albert Einstein:  "Se um dia você tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se que,  se escolher o mundo ficará sem amor, mas se escolher o amor, com ele você conquistará o mundo."
 
Esta divertida postagem eu encontrei na página do bom amigo Luiz Victor Val Myszkowski. E é claro que "requisitei" para o nosso espaço