Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 11 de agosto de 2012

Como será a festa final de amanhã

        A Festa de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres será iniciada às 17 horas de amanhã (hora de Brasília), no Estádio Olímpico. A programação é mantida em segredo, mas está confirmada a participação ativa do Brasil, o próximo país-sede do evento. Os cantores Marisa Monte, Seu Jorge e B.Negão participarão da festa.
        Durante todo o dia ainda haverá disputas, começando com a Maratona, a partir das 7 horas, com três brasileiros correndo. E às 9 horas começa a decisão do vôlei masculino, entre Brasil  e Rússia.
         O Brasil entra no dia final dos Jogos com 3 medalhas de ouro, 4 de prata e 8 de bronze, totalizando 15 medalhas. Mas já tem mais uma garantida no vôlei masculino, restando apenas saber se será de ouro ou de prata.

Esquiva perde o ouro por 1 ponto

    Uma punição aplicada pelo árbitro de ringue, acabou decidindo a medalha de ouro da categoria até 75 Kg. O brasileiro Esquiva Falcão fez uma luta muito equilibrada com o japonês Ryota Murata, que é vice-campeão mundial da categoria. Mas a punição fez com que o placar final fosse de 14 a 13 para o asiático.
     De qualquer forma, Esquiva traz para o Brasil mais uma medalha de prata. Seu irmão Yamaguchi Falcão já havia ganho um Bronze. O Boxe, com três medalhas, cumpriu  sua melhor participação na história dos Jogos Olímpicos.

Bolt & Cia batem o recorde mundial


     Com Usain Bolt fechando o percurso, a equipe da Jamaica  não apenas garantiu o ouro, mas ainda quebrou o recorde mundial do revezamento 4x100m , com o fantástico tempo de 36s84. Bolt comandou o grupo, que teve ainda Nesta Cartyer, Michael Frater e Yohan Blake.


      O público fez uma grande festa, com participação ativa de Bolt, que saiu abraçando as pessoas. E ainda tivemos uma grande vaia para um dos juizes da prova, porque ele não permitiu que o grande jamaicano levasse para a sua casa o bastão usado na prova.

Vôlei: "O Campeão Voltou"


            O que faltou à Seleção de Mano Meneses sobrou na Seleção de Zé Roberto Guimarães. Se o futebol tomou um gol no primeiro minuto e se encolheu em campo, o voleibol feminino levou 25/11 no primeiro set e cresceu na quadra, para buscar a medalha olímpica.
            A Seleção Brasileira de vôlei feminino é bicampeã olímpica, com a vitória obtida agora há pouco, sobre as favoritas norte-americanas, por 3 sets a 1 (11/25, 25/17, 25/20 e 25/17) numa virada sensacional.


            Enquanto Sheila, Taísa, Jaqueline, Dani Lins, Fabiane, Fernanda Garay, Fabi, Paula Pequeno, Tandara e todo o grupo  davam um show dentro da quadra, o público cantava: "o campeão voltou..." numa alusão ao título de Pequim/2008.
           O técnico José Carlos Guimarães se tornou o primeiro brasileiro tricampeão olímpico pois, além do bi consolidado hoje, foi ele que levou a Seleção Masculina ao Ouro, em Barcelona/1992.

Nossa maior humilhação !

        Voltar mais uma vez sem a medalha de ouro do futebol é a nossa maior humilhação nestes Jogos Olímpícos. A expectativa de todos o brasileiros era enorme, mas o time de Mano Meneses tomou um gol com 28 segundos e "amarelou". Não jogou nada durante todo o primeiro e tempo e, quando reagiu na fase final, mostrou desacerto geral, intranquilidade e, acima de tudo, falta de liderança, dentro e fora das quatro linhas.
         Do lado de fora, Mano Meneses ficou a maior parte do tempo reclamando da arbitragem, ao invés de reclamar de seus comandados, que faziam tudo errado. Do lado de dentro, faltou em primeiro lugar uma liderança de voz forte. Thiago Silva é um bom jogador, mas como 'capitão' é um "bola murcha". E até tecnicamente acabou cometendo erros absurdos.


         Neymar correu uma barbaridade, mas esteve também bastante perturbado. Cheguei a conclusão de que ele dribla demais porque não sabe passar ou fazer lançamentos. O que Neymar errou de passes foi uma grandeza.
         O time só melhorou com a entrada de Hulck, que inclusive fez nosso único gol, no finalzinho do jogo. O resto da equipe esteve irreconhecível, diante da organização e do ótimo futebol mostrado pelos mexicanos.
          A verdade é que o Brasil já entrou errado em campo. O goleiro Gabriel é fraquíssimo e já havia demonstrado isso nos jogos anteriores. A "invenção" de Alex Sandro no meio foi um desastre. E Mano aparentemente não preparou o time para levar um gol e continuar jogando normalmente.

Mais uma geração queimada

      O problema do nosso futebol não é somente a perda de mais um título olímpico. Preocupa também o fato de que acabamos de "queimar" mais uma geração de jogadores. E o País inteiro acreditava que estavam surgindo muitos craques de verdade. Entretanto,  praticamente todos falharam no momento mais importante, no seu maior teste. Alguns até antes mesmo do jogo de hoje, como Ganso, que passa a ser um jogador "marcado".


       Não tenho a menor dúvida que o presidente Marin vai dispensar Mano Meneses. mas faltam menos de dois anos para a Copa do Mundo, aqui no Brasil, e vamos ter que repensar tudo o que foi feito até agora. Vamos recomeçar do zero. Com ou sem Mano Meneses.
        Vários jogadores vão deixar o País, como Oscar, Lucas e provavelmente Leandro Damião. Acho que até o Neymar depois deste fracasso vai querer se mandar. E o que é pior: a nova geração não é tão boa como todos pensávamos que fosse. Vamos ser sinceros: a garotada do México é muito melhor que a nossa.
        Para completar, nossos meninos terão que encarar o estigma de que pertencem a mais uma "geração de pipoqueiros".
     

Marilson é a esperança na Maratona

       O Brasil terá três atletas na Maratona de amanhã, último dia dos Jogos Olímpicos de Londres: Marilson Gomes, Franck Caldeira e Paulo Roberto Almeida Paula. Tenho esperanças de que Marilson esteja entre os primeiros, após o longo percurso de 42.195 metros. .
       Aos 35 anos, Marilson (foto) disputa sua última Olimpíada. Ele já esteve em Londres este ano, ficando em 8º lugar na "Maratona de Londres". É o grande trunfo do Brasil para amanhã.
         Franck Caldeira não concluiu a maratona em Pequim/2008, mas garante que desta vez irá até o fim da prova. E com boa atuação. Já Paulo Roberto não parece ter maiores chances de aparecer.
         A largada da Maratona será às 7 horas da manhã, e ela percorrerá os pontos mais tradicionais de Londres. Mas a chegada não será no Estádio Olímpico, como normalmente ocorre em Olimpíadas.

Natália Falavigna eliminada na estréia

       Foi um grande vexame a atuação de Natália Falavigna nos Jogos de Londres. A exemplo de Diogo Silva, ela vive reclamando e alegando contusões, sem repetir a sua última boa performance, que foi em Pequim/20087, quando conquistou a medalha de bronze. No Pan-Americano ela já havia fracassado. Hoje, logo na primeira luta, Natália não teve a menor chance, mostrando-se claramente inferior à sul-coreana Lee In Jong, que venceu por 13 a 9. E saiu reclamando de uma lesão no tornozelo. Fala-se até em fratura.
        Aos 28 anos, Natália já não deve ter grandes esperanças futuras no taekwondo. Duvido que o Fluminense (seu atual clube) dispense a ela o mesmo apoio recebido em Londrina. Mas ela foi embora para o Rio, criticando os treinadores daqui, especialmente numa infeliz entrevista concedida ao Correio Brasiliense.
      Na verdade, Natália e Diogo Silva só foram "passear" em Londres. Suas atuações foram fraquíssimas.  Mais uma vez, voltam machucados.