Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 21 de novembro de 2015

Série C teve final "varzeano"

                        (Londrina cai de quatro no Serra Dourada)



               Não adianta a gente se empolgar. Terceira Divisão é isso aí. O Londrina até  saiu ganhando, mas caiu de quatro, teve três jogadores expulsos e participou da "várzea" que foi o final do jogo decisivo da Série C Nacional. O Vila Nova ganhou por 4 a 1 e é campeão.
 
                Só lamento pelo nível do espetáculo. Dois times ruins, que marcavam um gol e caiam na defesa. Técnicos atrapalhados, mexendo mal nas suas equipes e contribuindo para a ruindade desta decisão,  presenciada por 40 mil pessoas no Estádio Serra Dourada.
 
                Bruno Batata abriu o placar logo aos 4 minutos, mas seis minutos depois os goianos já estavam vencendo por 2 a 1, gols de Ramirez e Moisés. Entretanto, o Tubarão ainda fechou o primeiro tempo em vantagem na briga pelo título.  Só que o time voltou "se borrando" de medo  e não demorou mais do que sete minutos para que Zotti acertasse um chute de longe e contasse com "colaboração" do goleiro Vitor, que fez "golpe de vista" e nem foi na bola: 3 a 1.
 
               A tentativa de reação do Londrina veio, mas esbarrou em duas grandes "bobagens" cometidas pelo técnico Tencati, que botou em campo o fraquíssimo Patrick e mais tarde tirou o mais equilibrado da equipe, o meia Rafael Gava.  O Tubarão ainda chutou uma bola no travessão, mas nada fez para sair do prejuízo.
 
                 O final foi mesmo de jogo de várzea. Patrick fez tudo errado e acabou sendo expulso. Rhuan também chutou um adversário fora do campo de jogo e igualmente viu o cartão vermelho. E Bruno Batata completou o grupo dos desordeiros, até ser excluído pelo árbitro Thiago Duarte Peixoto, outra figura ruim do jogo.
 
                   Para completar, Vitor fez outra lambança:  resolveu virar atacante e deixou o Londrina sem goleiro. Moisés aproveitou a bobeira e fechou a partida, marcando o quarto gol goiano, aos 49 minutos. Foi ou não foi "uma várzea" ?
 
                   Ficou uma certeza: Vila Nova e Londrina não têm times capazes de fazer uma boa Série B no ano que vem.
 
 


 
Quatro a zero "na casa deles" !


               Acredite: em pleno Estádio Santiago Bernabéu, o Real Madri levou 4 a 0 do Barcelona, nesta tarde de sábado. E nem precisou de Messi, que ficou sentado no banco e só entrou no finalzinho, com jogo já decidido.
 
               Neymar "matou a pau". Fez um gol e deu o passe para Iniesta marcar o seu. Os outros dois foram marcados por Luis Suárez. Agora, o Barça ficou seis pontos a frente dos "merengues" no Campeonato Espanhol.

 Mais uma gaúcha
  eleita Miss Brasil





                       Pra eleger Miss Brasil e Presidente da República é mesmo com o Rio Grande do Sul. Virou, mexeu e tem algum gaúcho assumindo o Planalto ou disputando o Miss Universo. E desta vez não foi diferente. Na última quarta-feira, em São Paulo, Marthina Brandt, uma linda gauchinha de 23 anos, natural de Vale Real, tornou-se a 13ª representante do Rio Grande do Sul a conquistar a coroa da beleza brasileira. Só nos últimos 10 anos, ela é quinta gaúcha coroada Miss Brasil.
 
                        Marthina é modelo e estudante de direito. Sua vitória foi transmitida para o País inteiro, através da TV Bandeirantes. Ela é também a primeira loira em dez anos a ganhar o título. Vale Real é uma pequena cidade localizada ao pé da Serra Gaúcha, e que tem aproximadamente 8 mil habitantes.
 
 
          Ela agora vai representar o Brasil no concurso Miss Universo, marcado para o dia 20 de dezembro próximo, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
  Suas medidas: 1m76 de altura, 92cm de quadris, 65cm de cintura e 86cm de busto.
   Esses monstros vão
mesmo parar o mundo ?




 
            Mais do que as bombas na hora da explosão, o que acaba com a vida das pessoas é esse clima de suspense, essa ameaça de mais terror. E metade do mundo parece estar morrendo de medo destes safados, que estão assustando mais do que o "Dia das Bruxas". Vejam, por exemplo, o que está ocorrendo em Bruxelas neste final-de-semana.
 
             Ameaça iminente de um atentado com armas e explosivos, fez a capital belga mergulhar   numa profunda tristeza. Metrô fechado, bondes parando e apenas poucos ônibus circulando. Até os jogos do Campeonato Nacional estão sendo suspensos. O clima é de "alerta máximo". 
 
    Sinceramente, se for pra morrer mesmo, eu prefiro morrer fuzilado do que morrer de medo !
  
               
 Corinthians na A, Botafogo na B.
 E hoje na C, Vila Nova ou Londrina ? 



         Pouco há pouco, o Campeonato Brasileiro 2015 vai chegando ao seu final.  Em três dias seguidos, três definições de títulos. Na quinta, o Corinthians empatou com o Vasco e ganhou a Série A. Ontem, o Botafogo derrotou o ABC-RN e conquistou a Série B. E hoje, como é que fica, na decisão da Série C ? Vila Nova de Goiânia ou Londrina ?  É pagar pra ver !
 
         Pelo menos, a Série C tem "uma final", que agrada tanto os brasileiros, não é mesmo ?  Tipo "quem ganhar é campeão".  A promessa é de um jogo tenso e bem disputado, no Estádio Serra Dourada, que provavelmente receberá um grande público. 
 
          A vantagem do Tubarão é grande. Pode empatar e até perder por um gol de diferença, desde que saia do zero. A pressão sobre o Colorado goiano é grande. Mas final é final !
 Se deu bem a TV Brasil, hein ? Audiência total em Londrina, hoje às 19h30m.
 
 
  FOGÃO É O CAMPEÃO
  DA SÉRIE B NACIONAL





        Ontem à noite, em Brasília, o Botafogo não deixou escapar a nova chance. Vencendo fácil o ABC de Natal por 2 a 1, o Fogão finalmente garantiu o título da Série B, que havia "escapado" na rodada anterior. O jogo foi disputado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
 
       Willian Arão e Roger Carvalho marcaram os gols que garantiram a conquista com uma rodada de antecipação. Elivelton descontou para os potiguares.  Com o resultado, o Botafogo abriu 8 pontos de vantagem sobre o América Mineiro, que está em segundo lugar.
CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

         " S E   N O N   A V E S S I   P I Ù  T E "
   Franco Migliacci / Luis Enriquez Bacalov / Bruno Zambrini


                      
                 


                       Uma canção italiana, mas bastante conhecida no Brasil, aparece neste terceiro dia da série "Canções que ficam pra sempre". E o pedido vem do amigo Célio Guergoletto, que aparece na foto acima.  A canção tem um significado especial para o Célio, porque nos anos 75/76 ela foi o fundo musical do grande romance vivido por ele na juventude.
                        E o próprio Célio explica: "Eu era coordenador de um grupo de jovens na Vila Siam, aqui em Londrina, e ali conheci Nilcéia, que mais tarde veio a ser mãe dos meus filhos. Namoramos embalados pela canção "SE NON AVESSI PIÙ TE", cantada por Gianni Morandi. Nós dois gostávamos muito desta música. 
                        Eu e Nilcéia éramos muito ligados ao grupo de jovens, e acabamos nos casando ali mesmo na Vila Siam. Lamentavelmente, ela se foi há onze anos atrás, mas esta canção permanece viva no meu coração" - me contou Célio emocionado.  Uma linda história, sem dúvida !

 
A canção "Se non avessi più te" foi a música principal do filme com o mesmo nome, que chegou ao Brasil com o título "Se Não Houvesse Mais Você".
Era uma comédia-musical, dirigida por Ettore Maria Fizzarotti.  O filme contava a história de "Carla" e "Gianni", que estavam se preparando para o casamento, enquanto o serviço militar dele estava prestes a terminar.
Mas "Gianni" era um cantor e tinha uma cláusula assinada com a RCA italiana que impedia o casamento, porque as gravadoras entendiam que os cantores casados perdiam muitos dos seus fãs. O jeito foi os dois jovens se casarem em segredo. E a história se desenrola neste ritmo.
Os protagonistas do filme eram o cantor Gianni Morandi, que interpretava o cantor "Gianni Traimonti", e a atriz Laura Efrikian, que era a "Carla" da história. Mais tarde, ela se tornou a esposa de Morandi na vida real.
 
 
 
Gianni Morandi, nascido em 1944,na cidade de Monghidoro, região italiana de Emília Romagna, é um grande cantor pop e uma das mais conhecidas personalidades do show-business italiano, já há várias décadas.
Morandi cantava a versão italiana de "Era um garoto, que como eu, amava os Beatles e os Roling
Stones". Mas a música foi censurada na Itália.
Gianni Morando é um dos raros cantores dos anos 60 que se mantem atual, sempre inovando e lançando canções com arranjos modernos.
 
Certamente, os amigos do Blog conhecem algumas canções famosas de Gianni Morandi, como "Canzoni Stonate",  "Voglia di Volare",  "La Mia Nemica Amatíssima",  "Uno Su Mille",   "In'Amore",  "Grazie Perché",  "Non Ti Dimentichero"  e mais recentemente "Bella Giornata".
 

     
                  E agora vejam como é bonita em português a letra da canção "Se Non Avessi Più Te", escrita por Franco Migliacci,  para a música composta por Luis Enriquez Bacalov e Bruno Zambrini. 

                          SE NÃO HOUVESSE MAIS VOCÊ
             "Se não houvesse mais você / Melhor morrer / Porque este silêncio / Que nasce em volta de mim / Se falta você, me faz sentir / Sozinho como um rio que vai / Na direção do fim."
              "Isto você deve saber /  Por estas minhas palavras /  Pode entender /  Quanto a amo /  A amo / Para sempre /  Como ninguém no mundo /  Amou nunca /  E eu sei /  Que não me deixará /  Não, não pode."
               "Eu posso dar-lhe sabe /  Somente o amor /  Posso amar você para sempre /  Mas como o rio que vai /  Eu encontraria o fim /  Se não tivesse mais você."

     

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Lindíssima a postagem que a minha querida amiga Marta Calixto, fez em sua página no Facebook. Você é ótima, Martinha !