Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

     
             ROUBARAM AS TAÇAS DO MUNDIAL DE VÔLEI
                                                    Adivinhem aonde ?

   Tinha que ser no Brasil. Nesta sexta-feira, as duas taças do Mundial de Vôlei (masculino e feminino) que estavam sendo expostas em nosso país, dentro de um tour mundial, simplesmente desapareceram. Elas foram roubadas de um caminhão de carga, no estacionamento do Shopping Via Parque.
           Ao contrário da famosa Jules Rimet, roubada também no Rio em 1983, estas taças do Vôlei não têm um valor comercial elevado. O prejuízo financeiro não será grande, mas o "baque" moral vai atingir o Brasil em cheio. A Polícia está trabalhando. Acredita-se que quando ficarem sabendo que as taças não são valiosas, os ladrões resolvas devolver à Confederação Brasileira de Vôlei, pelo telefone (21) 2114-7200 
        

Vitória e derrota no Basquete

       O Brasil continua se preparando para as duas edições de Copa do Mundo que estão chegando: a da categoria masculina, (de 30 de agosto a 14 de setembro, na Espanha) e feminina (a partir de 27 de setembro na Turquia). Nossas duas seleções estão na Europa, disputando torneios e jogando amistosos.
         Hoje, pelo Torneio da Eslovênia, a Seleção Masculina se reabilitou da derrota sofrida na estréia (para a Lituânia) e derrotou o time da casa, a Eslovênia, por 88 a 84 na prorrogação, depois de um empate de 74 a 74. Como sempre, estava fácil no primeiro tempo (43 a 29), mas no segundo o Brasil deixou os eslovenos "enconstarem" no placar. Mas pelo menos ganhou, lá na Arena Stozice, na cidade de Ljubijana.  A foto acima é do jogo.  Amanhã, a Seleção Brasileira enfrenta  a Iraniana, que estará no nosso grupo, no Mundial da Espanha.

        Já a nossa equipe feminina, estreou num torneio em Istambul, o "Zafer Cup", e perdeu por 18 pontos para a Seleção Turca (66 a 48). A torcida compareceu ao Ulker Sports Arena e as brasileiras sentiram a pressão. A menor estatura física também atrapalhou o Brasil, que fez um bom primeiro tempo (31 a 33) e depois caiu bastante. Na foto, Tatiane (nº10) foge da marcação turca. Os próximos compromissos: amanhã contra a Austrália e domingo diante do Canadá

FELIPÃO ESTÁ MESMO AZARADO

         Vendo o jogo de ontem, no Mineirão, me convenci de que o técnico Luis Felipe Scolari está vivendo o momento mais azarado de sua carreira. Depois do fracasso na Seleção e de perder o Grenal, Felipão fez tudo certinho na partida com o Cruzeiro e não merecia perder.
         O Grêmio jogou de igual para igual com o atual campeão brasileiro e líder da nova versão do certame. Achei até que o empate já seria um castigo para os gremistas, que criaram as melhores chances e perderam pelo menos dois gols feitos. Mas numa falha inexplicável da defesa, o time acabou permitindo que o "baixinho" Zé Roberto fizesse um gol de cabeça e decidisse a partida.
         Por outro lado, o Cruzeiro está com sorte demais. É um bom time, mas não tem tanta bola assim, para estar ganhando de todo o mundo. Geralmente, uma equipe assim, no dia em que começa a perder vai como água de morro abaixo. Vamos esperar mais um pouco pra ver até onde vai essa maré de sorte do técnico Marcelo.

Pobre do Eduardo Campos

          Pra se meter em política, um sujeito tem que ser meio maluco mesmo. Mesmo que não queira, é grande a chance de que a pessoa venha a se envolver em problemas. Vejam vocês que o candidato a presidente da República Eduardo Campos, falecido recentemente em acidente aéreo, ainda corre o risco de ser criticado e acusado, porque o avião Cessna PR-AFA que ele vinha utilizando em sua campanha, está registrado na Agência  Nacional de Aviação Civil (Anac) em nome da AF Andrade, um grupo de usineiros de Ribeirão Preto.
         O fato configura uma transgressão do candidato do PSB, mesmo porque, Marina Silva também vinha usando a aeronave. As consequências do lamentável acidente continuam se espalhando. Já há mais de 50 pedidos de indenização, feitos por moradores de Santos que tiveram grandes prejuízos com a queda do avião sobre suas casas.

              E QUEM VAI PAGAR TODO  ESSE PREJUÍZO ?
      

Um dia histórico para o som

       No dia 22 de agosto de 1906, portanto há exatamente 118 anos, a Victor Talking Machine Company estava iniciando a produção do primeiro gramofone com alto-falantes embutidos. Que loucura, hein ?  Depois, ao longo da história, ele se transformaria  diversas vezes, até chegar a ser uma vitrola, que muitos de nós curtimos, ouvindo os nossos discos preferidos.
 
 O aparelho havia sido inventado em 1988, pelo alemão Emil Berliner, mas foi a inovação introduzida pela Victor Talking Machine, gravadora norte-americana,  que gerou um interesse maior das pessoas, fazendo com que o gramofone se tornasse mundialmente conhecido
     " Metade da humanidade passa fome e metade faz regime.  Resumindo, toda a humanidade passa fome." É muito boa mesmo esta frase do pensador Paulo M.Cerqueira

Brasil vence mas não é lider


                           As japonesas venceram as chinesas e ficaram mais perto do título 

               A Seleção Brasileira venceu facilmente a Bélgica, nesta última madrugada, por 3 a 0, com 25/10, 25/12 e 25/12. Mas não adiantou muito, porque as japonesas foram muito apoiadas pela torcida de Tóquio e arrasaram as chinesas(foto), também por 3 a 0 (25/21, 25/17 e 25/21), recuperando  a liderança, a duas rodadas do final do Grand Prix de Vôlei Feminino. Agora, o Japão soma 9 pontos, contra 7 do Brasil.
                Desta forma, como provavelmente as japonesas ganharão das frágeis belgas, amanhã,  elas poderão até garantir o título antecipadamente, se o Brasil perder para a Rússia, no outro jogo da rodada. A salvação pra nós agora, e derrotar as russas para decidir o título com o Japão, domingo às 7h15m de Brasília, lá mesmo em Tóquio. Que pedreira, hein ?

Guerreiros viraram mercenários

        O comportamento de jogadores, torcedores e dirigentes  é sempre imprevisível no futebol. Parece que foi ontem que a torcida do Fluminense se emocionava com a luta dos jogadores e cantava nas arquibancadas: "Time de guerreiros". A  campanha para escapar do rebaixamento em 2009 ficou na memória de todos.  Foi o nascimento desta história de "time de guerreiros", que outras torcidas utilizam hoje para motivar seus jogadores.
         Mas os tempos são outros. Os guerreiros viraram mercenários. É assim que Fred e seus companheiros são chamados agora, quando o time parece estar desabando.  O Tricolor está mal mesmo. O povo quer a cabeça do Fred.
        Uma gracinha esta postagem feita no Facebook pela amiga professora Rilar Carvalho, lá de Natal, no Rio Grande do Norte. Ela sempre posta coisas interessantes