Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tomaram a vaga do Cincão

        O que ninguém esperava aconteceu. Hoje à tarde no Rio de Janeiro, o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anularou a decisão do Pleno TJD/PR e condenou os clubes londrinenses Cincão EC e Junior Team, que perderam respectivamente oito e quatro pontos.
         Desta forma, o Cincão perdeu o vice-campeonato da Segunda Divisão Paranaense e consequentemente o direito de disputar o Paranaense de 2013 na Série Principal. O grande beneficiado foi o Nacional de Rolândia, que subiu de quarto para segundo lugar e se garantiu na Elite no ano que vem.
          A verdade é que o futebol de Londrina não está ganhando nada mesmo. Quando ganha, tomam dele. Nossa cidade perdeu prestígio no campo esportivo.

A Foto do Dia

      
        A nossa Foto do Dia de hoje vem do céu. É o planeta Marte, que até o final do mês poderá ser observado em excelentes condições. Além de Marte, você também pode ver o planeta Saturno e a estrela Espiga, que é a décima-quinta estrela mais brilhante do firmamento. É só olhar para o céu ao anoitecer. Estamos vivendo a chamada conjunção planetária, que ocorre quando dois ou mais astros ficam quase na mesma direção do céu. Procure com muita atenção.

O resultado foi bom. Neymar foi ruim

        Apesar da grande mancada que o Neymar deu, o Santos trouxe um bom resultado do Chile, no jogo de ida da final da Recopa Sul-Americana, ontem à noite. Empatar com a Universidad de Chile no Estádio Nacional, em Santiago, não é  fácil não. Acho que o Peixe deve vencer no Pacaembu (dia 26 de setembro) e conquistar mais um título internacional.


     Mas o que está deixando o torcedor brasileiro preocupado são estas coisas estranhas que estão acontecendo com o garoto Neymar, maior esperança de todos nós para a Copa de 2014. Cada dia surge algo desagradável, como as vaias dos ingleses nas Olimpíadas, a fama de encenador de faltas e, mais recentemente, críticas feitas por adversários, como o técnico Tite.  Eu sei que ele ainda é um menino, mas um jogador que chega ao estágio em que Neymar se encontra, não pode mais cobrar um penalti do jeito que ele cobrou ontem.
      Escorregão no gramado molhado é a desculpa. Mas Neymar sabia que o campo estava molhado, portanto teria que ter um cuidado maior. Tinha que cobrar sem frescura, com total seriedade. Aliás, me chamou a atenção o ótimo estado do gramado do Estádio Nacional. Choveu o jogo inteiro, mas o campo não ficou impraticável. Aqui no Brasil, com qualquer chuva os gramados já ficam cheios de poças. A cada lance, salta água pra todo o lado.
       Chega de tolerância para Neymar. Não adianta ele se jogar no chão (foto), depois que faz as bobagens. Quem ganha tanto dinheiro não tem direito de bater um penalti com cara de tiro de meta.

Mano Menzes gosta mesmo de brincar

     Depois do fracasso nos Jogos Olímpicos, todo mundo ficou esperando que Mano Menezes fosse desligado, ou que ele mudasse seu comportamento na Seleção. Mas já vejo que nada mudou. O povo espera uma Seleção melhor, mas lá vem ele com Cássio (goleiro do Corinthians), Jonas e outras figuras que não tem nada para acrescentar ao time.
      O treinador anunciou ontem a lista de convocados para os amistosos, contra Africa do Sul (dia 7 no Morumbi) e China (dia 10 no Arruda, em Recife). O que me agradou foi a convocação de Arouca. Mas o técnico Muricy vai chiar com novo desfalque no Santos.
       Não consigo mais confiar no Mano Menezes. Esse gaúcho me enganou. É um baita "vaselina". Logo, logo, não será mais respeitado pela imprensa e pela torcida. É provavel que já seja vaiado nesse jogo no Morumbi.

Coxa perde mais uma classificação

     Mas afinal, o que é que está havendo com o Coritiba, um clube que sempre foi forte nos momentos decisivos ? De uns tempos para cá, o Alviverde traz as decisões para a sua casa, mas na hora de decidir a classificação, deixa escapar.
     No ano passado, os coxas perderam a Copa do Brasil em casa, num confronto com o Vasco. Haviam perdido por 1 a 0 no Rio e, mesmo ganhando por 3 a 2 no Alto da Glória, perderam o título e a chance de disputar  a Libertadores.
     Agora em 2012, foi a mesma coisa. O Coritiba ganhou o direito de decidir em seu reduto, mas levou 2 a 0 do Palmeiras, em Barueri, e no Couto Pereira só empatou em 1 a 1. Mais uma vez perdeu a Copa e a vaga na Libertadores.


     E, ontem, em mais uma decisão importante dentro de casa, novo fracasso. Depois da derrota em Porto Alegre, por 1 a 0, chegou a estar ganhando por 1 a 0, que levaria para os penaltis, e depois por 3 a 1, mas acabou permitindo que o Grêmio fizesse um gol aos 47' do segundo tempo e levasse a classificação para a fase internacional da Copa Sul-Americana.
     Alguma coisa está acontecendo  com o Coritiba. A vaga estava garantida, mas parece que o time tremia em campo nos minutos finais. Sou gremista e todo mundo sabe disso, mas não gosto de ver o futebol paranaense fracassando a toda hora.