Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Bolt vem ao Rio em 2016. Para saltar

        O bicampeão olímpico Usain Bolt continua surpreendente. A novidade é que ele agora está garantindo que participará dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, mas competindo na prova de salto em distância.


       O jamaicano  já havia dito,  após as vitórias em Londres, que daqui a quatro anos já terão surgido novos velocistas para ganhar os 100 e 200 metros livres. Seu treinador queria que ele passasse para os 400 metros, mas Bolt já fez a sua opção: "Vou para o salto em distância".
        Com a velocidade que tem e aquelas enormes pernas, já estou até vendo Usain Bolt pegando a medalha de ouro no Rio, daqui a quatro anos.

Clodovil fica rico depois de morto

     A Rede TV perdeu o último recurso na Justiça, e o ministro Marco Aurélio Cunha determinou que a emissora pague R$ 3 milhões de indenização a Clodovil Hernandes, estilista, deputado federal  e apresentador de TV, falecido em 2009.
      É o resultado de um processo que estava em andamento, de Clodovil contra a emissora, por ter sido demitido em 2005. O ministro do STF mandou que o dinheiro seja pago ao espólio  de Clodovil. Se ainda estivesse vivo,  Clodovil seria hoje um homem rico. Quando morreu, sua situação financeira não era das melhores.

O futebol faz milagres mesmo

      Como é que um baixinho feio e cheio de tatuagens pode "ganhar" uma gatinha como esta da foto ? A explicação é que Daniel Alves joga futebol pelo Barcelona e pela Seleção Brasileira. A modelo israelense Bar Refaeli (foto) nem gosta de futebol, mas começou a ser vista nas tribunas do Camp Nou. Os jornais espanhois começaram a especular que a ex-namorada de Leonardo DiCaprio estaria "afim" de Gerard Piqué ou Cesc Fábregas, os galãs do Barça.

        Mas o negócio da loura é com o brasileiro Dani Alves, que no ano passado acabou seu casamento com Dinorah Santana. Ele já não faz mais segredo de seu namoro com a israelense.
        Certamente, logo aparecerão piadas dizendo que Daniel está feliz com a nova conquista, porque além dela ser muito bonita, ele é "louco por Bar".

Quem mandou roubar o Timão...

         Aquele gol impedido que o Corinthians levou na Vila Belmiro gerou confusão geral. Todo mundo estava sendo prejudicado nos jogos do Brasileirão, mas a CBF não tomava nenhuma medida. Porém, quando o prejudicado foi o Timão, rapidamente as coisas aconteceram. Até o chefe da Comissão da Comissão de Arbitragem, Sergio Corrêa da Silva, perdeu o seu cargo.  O novo chefe é Aristeu Leonardo Tavares. O Corinthians é mesmo poderoso.
         O novo comandante é coronel da Polícia Militar do Rio, tem 49 anos e já foi árbitro-assistente da Fifa. Foi também instrutor de árbitros e inspetor da Fifa na Conmebol.

No começo é sempre assim

      Mais uma vez muito barulho no Flamengo para apresentar um novo contratado. Só que desta vez trata-se de um velho conhecido do clube: Adriano. Não houve pompa maior na apresentação do "Imperador", que recebeu a camisa 10. Mas toda a imprensa compareceu. Como o espaço para o evento, no Ninho do Urubu,era pequeno, apenas fotógrafos e cinegrafistas puderam entrar sem problemas. Reporteres de sites e jornais foram barrados e não ouviram o discurso da presidente Patrícia Amorim, nem viram a troca de abraços entre ela e o jogador. Como sempre ocorre no Flamengo, muito carinho na chegada. Vamos ver como será daqui a uns três meses.

           Adriano acertou um contrato diferente no Flamengo. Vai ganhar por produtividade, cerca de R$ 60 mil por jogo. E como no futebol tudo é falsidade, o Imperador já "abriu uma guerrinha" com Ronaldinho Gaúcho, que saiu brigado do clube. Quer estrear justamente no jogo com o Atlético Mineiro, no dia 27 de outubro. "Acho que o Flamengo ia se sentir muito bem" - disse ele acrescentando: "Quando vesti a camisa 10 do Flamengo eu honrei. Fui campeão brasileiro e artilheiro."

A caminho da Esplanada

      
        Até quando vamos ver imagens como esta nos jornais e na televisão do Brasil. A foto mostra os integrantes do movimento denominado Manifestação Unitária dos Povos  dos Campos, das Águas e das Florestas, que farão hoje dois protestos em Brasília. Um em frente ao Congresso Nacional e o outro na Praça dos Três Poderes. Pelos cálculos da Polícia Militar, cerca de 5 mil pessoas estão caminhando em direção à Esplanada dos Ministérios.
        Desde segunda-feira os trabalhadores estão reunidos em Brasília. Participam do grupo,  representantes dos povos indígenas, comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, agricultores familiares extrativistas, povos das florestas, pescadores artesanais, quilombolas e ainda trabalhadores assalariados.
       O objetivo é mostrar ao governo que há um descontentamento geral no campo, em relação as põlíticas públicas adotadas no País.

Caso Bruno tem novo assassinato

      Quando tudo indicava que o ex-goleiro Bruno estaria próximo de conseguir uma diminuição de sua pena, no rumoroso caso que envolve a morte de Eliza Samúdio, surge a notícia de mais um assassinato ligado ao fato. Sergio Rosa Sales (foto), primo do ex-jogador do Flamengo, foi morto hoje de manhã, no bairro Minaslândia, em Belo Horizonte.
     O rapaz tinha 24 anos e estava respondendo processo por homicídio triplamente qualificado, sequestro, cárcere privado e  ocultação do cadáver de Eliza Samúdio, ex-namorada de Bruno. Ele chegou a ficar um ano preso, mas desde de agosto de 2011 respondia em liberdade, por ter contribuido com as investigações. Ele foi morto por cinco tiros desferidos pelos ocupantes de duas motocicletas, que o perseguiram por dois quarteirões.


       Sergio tentou se esconder no quintal de uma casa sem muro, onde foi baleado. Os autores e a motivação real do crime ainda são desconhecidos. Sergio estava no sítio do goleiro Bruno, em Esmeraldas, na Grande Belo Horizonte, onde Eliza Samúdio supostamente foi morta, em junho de 2010.

Deu até vontade de chorar

       Assisti ontem à noite o jogo entre Criciúma e Avaí, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Foi possível comprovar a grande fase do futebol de Criciúma. Não me refiro apenas ao lado técnico, mas ao aspecto geral.  Eles estão vivendo uma fase como nós vivemos aqui em Londrina, nos idos de 70 e 80.
       Criciúma é uma cidade muito menor que Londrina. Sua população não chega aos 200 habitantes, embora ela seja o centro principal da Região Metropolitana Carbonífera.   E o Criciúma Esporte Clube  existe há 65 anos, enfrentando todas as dificuldades normais que os clubes interioranos enfrentam. Mas continua sendo um clube valente e glorioso, que já foi campeão da Copa do Brasil, quinto colocado da Copa Libertadores da América e campeão brasileiro das Séries B e C. E que seguidamente consegue continuar se destacando, como agora, quando está liderando a Série B Nacional.
      Pois o que eu vi, ontem pela televisão, me fez lembrar aquelas campanhas que o Tubarão realizava antigamente. Estádio Heriberto Hülse muito bem conservado, com gramado sem pragas e em perfeitas condições, um time valente e bem montado e um público sensacional, com arquibancadas cheias, muitas moças, muitas crianças, famílias inteiras. Será que um dia voltaremos a ter isto ?


      Mas esse sucesso todo reflete o trabalho de uma diretoria séria e apaixonada, que consegue o apoio de toda a cidade. Como patrocinadores, figuram empresas conhecidas, como Seara, Bozzano e Avanço, juntamente com firmas locais. E nada de profissionais do futebol atuando como gestores. O time é da cidade, tocado por gente da cidade.
        O "Tigre"ganhou do Avaí, por 2 a 0, mantendo os 100 % de aproveitamento em casa, mas isto não foi o que mais me entusiasmou. Lindo foi ver Criciúma inteira envolvida com o seu time de futebol. Foi de arrepiar, deu até vontade chorar de saudade daquela época que Londrina não consegue mais reviver, só porque aqui as pessoas não tem a mesma paixão que as de lá.
     

Força "Velhinho"

      Aos 81 anos, Mario Lobo Zagallo está internado num hospital da Zona Sul do Rio desde ontem, para realização de uma cirurgia de hérnia inguinal. Correu tudo bem e o consagrado ex-jogador e treinador  está se recuperando. Deve voltar pra casa amanhã.


      Convivi durante algumas competições internacionais com vários treinadores da Seleção, como Parreira, Falcão, Carlos Alberto Silva, Felipão, Leão, Sebastião Lazzaroni e Luxemburgo, entre outros. Nenhum deles tão acessível como Zagallo. Nas horas boas e nas horas ruins, sempre consegui conversar com ele do mesmo jeito. Porisso, torço muito para que Deus lhe dê mais um bons anos de vida.
       Zagallo merece. Força "Velhinho".