Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 2 de junho de 2013

Maracanã tá bonito. Time ainda não

          O primeiro tempo até que me deixou animado, apesar da ausência de gols. Vi Neymar fazendo a sua melhor apresentação com a camisa da Seleção Brasileira, Oscar jogando muito na armação e nosso time dominando completamente os ingleses. Muita gente deve ter pensado como eu: "Agora vai!"
          Mas o segundo tempo nos fez voltar à realidade dos últimos tempos. E continuamos na triste sina de não ganhar de nenhuma Seleção grande (que já foi campeã do  mundo), o que vem acontecendo há Mais de três anos e meio. O Brasil saiu na frente, mas permitiu a virada da Inglaterra e teve que dar graças a Deus quando Paulinho (de pálida atuação) acertou um ótimo chute e garantiu o 2 a 2.
           Acho que dá para resumir o evento de hoje da seguinte forma: o Maracanã está bonito, apesar de alguns pequenos problemas, mas a Seleção Brasileira continua feia.



           Antes do jogo, notícias surpreendentes, como a decisão do técnico Felipão de escalar os jogadores pelo tamanho deles. Sob a alegação de que os ingleses são muito altos, ele deixou os talentosos baixinhos Lucas e Hernanes no banco para escalar os grandões Hulk e Luiz Gustavo. Mas aos 25 minutos a torcida já estava gritando: "Lucas, Lucas..."
          Na primeira fase, os erros ainda foram mascarados pelas ótimas atuações de Oscar e Neymar. O atual jogador do Chelsea organizou nossos melhores ataques e chutou sempre que teve oportunidade. E Neymar, agora com a camisa 10, foi o melhor em campo e ainda correu mais do que qualquer outro. Dos 18 chutes brasileiros, 7 foram desferidos por Neymar, que cometeu um único erro: gastou todas as suas energias,  pela correria e pelo empenho demonstrado. Gastou tudo no primeiro tempo.
          Outro aspecto positivo da etapa inicial  foi o comportamento do goleiro Julio Cesar, que não fez nenhuma defesa até os 40 minutos. Mas ele mostrou que estava ligado na partida, brilhando num chute de Walcott, no primeiro ataque britânico.  
         No segundo tempo, entretanto, a Seleção voltou a ser a mesma dos amistosos anteriores. Voltaram também os erros de sempre, especialmente na defesa. Mesmo assim abriu o marcador. Acho que até isso foi ruim para o Brasil, porque o autor do gol foi o centroavante Fred, certamente o pior jogador do time, e que vem se mantendo entre os titulares graças a esses golzinhos que tem marcado. Ele não faz nada o tempo inteiro, nenhuma jogada, mas de repente a bola sobra pra ele na cara do gol.
         E o pior veio então, com seguidas falhas da defesa. Estava na cara que o gol inglês viria a qualquer momento, mas Felipão não viu. E aí, Chamberlain e Rooney viraram o marcador.
         Ainda bem que a equipe teve raça nos momentos finais da partida, partindo para o ataque e chegando ao empate, no cruzamento de Lucas e o ótimo chute de Paulinho, que já então estava jogando mais a frente, como costuma jogar no Corinthians. Lá atrás, como primeiro ou segundo volante, Paulinho estava perdido no jogo.
         Acho que o jogo de hoje só serviu para aumentar a apreensão da torcida brasileira, em relação ao que a Seleção poderá realizar na Copa das Confederações. Vamos ter que rezar muito !