Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 23 de julho de 2015



           Como ninguém é de ferro, o BLOG DO FLAVIO CAMPOS passa a curtir um descanso de 5 dias.  Vou a Ribeirão Preto, rever os filhos Camila e Tarciso. O filho Zé Ivan e a esposa Ana Lúcia vão comigo, com retorno previsto para segunda ou terça-feira.

      O BLOG DO FLÁVIO CAMPOS volta a postar normalmente a partir de quarta-feira, dia 29 de julho.  Um grande abraço.  Até lá meus amigos !
 Brasil dificilmente chega
ao nº de medalhas de 2011

         Acho muito difícil que o Brasil supere em Toronto, o número de medalhas que ganhou em Guadalajara 2011:  141 no total, sendo 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze. Mas os brasileiros continuam tranquilos com o terceiro lugar no Quadro de Medalhas até agora. Vejam o panorama conferido às 19 horas desta quinta-feira.

                                      O     P      B     T
    USA                         78       67      62      207
    CANADÁ                65       59      53      177
    BRASIL                   32       32      50      114
    COLÔMBIA            26        9      27         62
    CUBA                      25        20     30        75
    MÉXICO                 15        25     34        74
    ARGENTINA          11       22      27        60
  Nasa encontra planeta
  que pode ser habitável


        A Nasa anunciou nesta quinta-feira ter encontrado um planeta que deve ter todas as condições necessárias para a existência de vida. O planeta Kleper-452b é 60% maior do que a terra e orbita uma estrela semelhante ao Sol. "Seria um primo distante da Terra" - disseram os cientistas da Nasa. É claro que que ainda será preciso descobrir muita coisa, para determinar as reais condições de vida neste exoplaneta.
 
        A comparação abaixo, feita pela Nasa, mostra o Sol e a Terra (à esquerda) e estrela Kepler 452 e o planeta 452-b (à direita)

              O UFC está caindo. A Globo não vai mexer mais com isso. É a informação que corre solta nos corredores da maior rede de TV no Brasil. As lutas e o reality show de UFC devem desaparecer da programação da emissora no ano que vem. Talvez por causa do vexame de Anderson Silva, o público perdeu o interesse pelas lutas. Pra mim, não é novidade

 COPA LIBERTADORES
  Final sem o futebol brasileiro




            Não me surpreendi com a derrota, porque inclusive escrevi depois do primeiro jogo que o time do Tigres era melhor do que o do Inter. O que realmente me surpreendeu foi a maneira como o time gaúcho perdeu o jogo. Mal escalado, recuado, assustado, só deu um chute a gol no primeiro tempo. Tem mais é que perder mesmo.

           Acho que o placar de 3 a 1 ainda foi generoso para com o Inter.  O Rafael Sobis ainda "colaborou", jogando um pênalti fora. Era pra ter sido mais, pelo que o Colorado apresentou. Willian, Lisandro Lopez e especialmente Geferson foram ridículos.

           Ficou chato para o Dunga ter convocado esse Geferson para a Copa América, hein? Esse jogador não tem nada de bom. Não joga aqui no Londrina. E também me parece que ficou claro que está passando da hora dos times brasileiros (especialmente os gaúchos) diminuírem o número de "gringos" em seus elencos.

          O Tigres tem o melhor time desta Libertadores, mas continuo achando que tudo se encaminha para mais um título argentino. Os mexicanos não vão aguentar a tradição do River Plate. E nós brasileiros temos mais é que tentar esquecer esse ano terrível para o nosso futebol !

    A voz que a Ditadura calou. Sucesso na época dos grandes festivais, ela fazia promissora carreira. Foi a grande intérprete e parceira de Edu Lobo nos Festivais da Record.   Com Vinicius e Toquinho correu o mundo, cantando o seu amor. Mas veio o AI5 e a prisão de seu marido Isaias Almada, escritor e teatrólogo. E as portas se fecharam para

      M  A  R  Í  L  I  A         M  E  D  A  L  H  A   


                    

                                           Ontem,destaquei aqui no espaço musical do Blog, o grande compositor e cantor Edu Lobo. É justo que  destaque hoje a grande companheira de Edu nos palcos dos grandes festivais: MARÍLIA MEDALHA, que contribuiu decisivamente para a vitória da canção "Ponteio" e para o segundo lugar obtido por outra canção de Edu Lobo, desta vez com parceria de Gianfrancesco Guarnieri. E  é esta canção que está no vídeo acima, nas vozes de Marília e Edu. Ouçam que música linda: "MEMÓRIAS DE MARTA SARÉ".
                                Marília Medglia, conhecida como MARÍLIA MEDALHA nasceu em Niterói-RJ e tem 70 anos hoje. Começou sua carreira cantando no Clube de Regatas de Icaraí e no Clube Central, em Niterói, por volta de 1960, com Tião Neto e Sergio Mendes.  
                                 Participou em 65 da montagem da peça Arena Canta Zumbi, de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, em São Paulo, que lhe valeu o prêmio APCA como "Atriz Revelação do Ano".

                             O grande impulso veio em 1967. Depois de se apresentar com Edu Lobo na boate Zum Zum do Rio, e no programa Ensaio Geral da TV Excelsior, junto com Sergio Ricardo, Bethânia, Gil e Caetano, a nossa Marília  ganhou com Edu e Capinam o Festival da Record 67, com "Ponteio", como contamos ontem aqui neste espaço.
                            No ano seguinte, novo sucesso ao lado de Edu, no Festival da Record 68: segundo lugar com "Memórias de Marta Saré" e terceiro lugar na Bienal do Samba, com "Pressentimento", de EltonMedeiros e Hermínio Belo de Carvalho.
  
                           E para completar a consagração, um show na Bahia, no Teatro Castro Alves, desta vez com Vinicius e Toquinho, espetáculo que deu origem ao LP "Como dizia o Poeta".  O show e o disco lançaram "Tarde em Itapuã", "Valsa para o Ausente" e "O grande Apelo".  O sucesso foi tão grande que o show fez duas turnês no Exterior.
                         E no retorno, sucediam-se os sucessos, quando veio a grande infelicidade. O marido de Marília Medalha, o escritor e teatrólogo Isaias Almada foi preso pelos militares, em 1969, sob a acusação de "terrorista", a pior possível para a época. Sumiram com ele. E a vida  de Marília tornou-se um inferno.  Grávida, ela gastou tudo o que tinha procurando primeiro localizar o marido e depois  tentando levar roupa e comida pra ele, que havia sido torturado e estava em estado lamentável. E ainda por cima, o filho de Marilia nasceu quase morto e não durou muito tempo.







                         Como se tudo isso não bastasse, Marília passou a ser olhada de forma diferente, como se tivesse atuado ao lado do marido suposto terrorista, uma acusação nunca provada. O fato é que nas portas se fecharam para uma cantora pronta para estourar no sucesso. Os convites escassearam, porque os promotores e as emissoras de rádios temiam represálias por estar promovendo  uma suposta "terrorista".
                    E acreditem: terminou assim a carreira de Marília Medalha que, a partir da década de 80 limitou-se a apresentar-se exclusivamente em São Paulo. Ela chega envelhecida, pobre e sofrida à reta derradeira da sua vida. A Ditadura calou a sua voz!


                        

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
     José Alves, paulista de Sorocaba, postou na sua página do Facebook esta gracinha de sugestão. Criatividade não faltou.