Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 21 de março de 2015



           O SÁBADO FOI MARCADO POR UMA FRASE FORTE DO PAPA FRANCISCO, DIRIGIDA AO MUNDO INTEIRO:

           "A CORRUPÇÃO  QUE EXISTE EM TODO O MUNDO É SUJA.  A SOCIEDADE CORRUPTA É UMA PORCARIA.  E QUEM PERMITE A CORRUPÇÃO NÃO É CRISTÃO E TAMBÉM FEDE"

Coxa mantem o Furacão vivo !

             A suspeita de que o Coritiba pudesse "entregar" o jogo para o Cascavel, só para empurrar o Atlético para o Grupo da Morte, não se confirmou. O Coxa jogou com a dignidade de um clube sério, ganhou facilmente por 3 a 1 e poderia até ter goleado, se o árbitro tivesse marcado um pênalti claro e confirmado um gol do Alvi-verde que ele não viu. O primeiro tempo já terminou com 2 a 0, com gols do artilheiro Raphael Lucas e de Negueba, que desta vez jogou bem.
                         Na fase final, Wallyson fez o terceiro, mas o Cascavel descontou com Dewide, fixando o placar final.  Renda de R$ 61 mil para 4.117 pagantes.
                          O jogo marcou o lançamento da nova camisa nº 3 do Coritiba, como vemos na foto. Ela elimina aquela horrível listrada de preto com amarelo limão. Achei bonita esta nova jaqueta, embora o verde mais pareça um azul. De qualquer forma, é bom não ter que voltar a ver aquela famigerada "abelhinha".
                           Para continuar vivo, o Atlético precisa derrotar o Nacional de Rolândia, amanhã na Arena rubro-negra.
 AMANHÃ TEM CAVALGADA
 DA EXPÔ-2015 EM LONDRINA


                  O domingo vai começar com uma festa bonita, amanhã. E' a Cavalgada da Exposição de Londrina, que já foi sucesso no ano passado. Quem possuir um cavalo e quiser participar, já está convidado.
                  A concentração será no terreno em frente ao Shopping Catuaí, seguindo pelas Avenidas Madre Leônia, Ayrton Senna e Maringá, entrando na Tiradentes até o Parque Governador Ney Braga. Um belíssimo programa. Início às 9h30m e chegada prevista para o meio-dia.
PERCA UM MINUTO E MEIO PRA VER
 A ARGENTINA QUE COZINHA SÓ DE CALCINHA
 
 
 
JENN, uma argentina de 24 anos, inventou um jeito de incentivar as pessoas a cozinhar e está enlouquecendo os homens no You Tube. É que ela cozinha usando apenas uma calcinha.
 Jenn ensina receitas no seu canal no You Tube,  curiosamente chamado de "A FUEGO MÁXIMO"
 
Ela mora em San Isidro, província de Buenos Aires, e estuda Produção Cultural e Teatro
Mas não descarta a possibilidade de vir a ser chef de cozinha

      GLÓRIA VOLTOU COM TUDO



                              Na verdade, a atriz Glória Pires nunca saiu de cena por completo. Ela sempre é vista na TV. Mas agora, como uma das principais protagonistas de "Babilônia", nova novela da Globo, ela volta a ocupar lugar de destaque nas redes sociais e na mídia em geral. E com muitos comentários para o seu corte "Chanel".   Está semana, Glória é capa da revista Malu, que destaca : "Linda aos 50 anos".

          Trio de Ferro derrotado 
      na eleição da Federação

 
          Os chamados grandes clubes do futebol paranaense foram derrotados neste sábado, na eleição para presidente da Federação Paranaense de Futebol. Coritiba, Atlético e Paraná Clube lideraram um grande movimento de apoio ao candidato de oposição, Ricardo Gomyde, mas ele acabou derrotado pelo atual presidente Hélio Cury, que desta forma foi eleito, por 33 votos a 25.
          A eleição chegou a ser suspensa ontem,  mas a decisão judicial foi cassada na madrugada deste sábado e o pleito se realizou normalmente, no Hotel Pestana, hoje de manhã na Capital.
           Já se sabe que a Oposição vai tentar anular a eleição na Justiça, alegando que Hélio Cury está cumprindo uma suspensão de 120 dias, imposta pelo STJD.  Particularmente, eu não acredito que a anulação ocorra.
            Para o Londrina, o resultado de hoje foi bom. O Tubarão votou pela permanência de Hélio Cury, segundo se comenta por imposição feita pelo gestor Sergio Malucelli, inimigo pessoal de Mário Celso Petraglia, presidente do Atlético e principal articulador da campanha de Ricardo Gomyde.
            Acho que o Hélio Cury tem mostrado boa vontade para com o Tubarão, que foi até campeão estadual na sua gestão. Geralmente, os presidentes da FPF  não facilitam muito as coisas para os times do Interior, mas com Cury na presidência, a entidade tem até sido "boazinha" para com o Tubarão, especialmente nas tabelas dos campeonatos estaduais. E tem mais um aspecto importante: o que for bom para a dupla Atletiba não é bom para os clubes do Interior. Com Gomyde presidente, esse Petraglia certamente ia fazer o que quisesse na Federeção.
           A única coisa que não me agrada:  Hélio Cury assumiu o cargo em 2007 e assim deverá ficar 11 anos no comando do nosso futebol. Esse continuísmo nunca é bom.  
AGORA É A HORA DE
 MOSTRAR QUE SABE


                  Com a bolinha que o Londrina está jogando, é muita cara de pau do técnico Claudio Tencati ainda vir reclamar da imprensa e da torcida. Quem ganha apenas uma partida em sete disputadas, tem mais é que dobrar o seu trabalho e buscar soluções dentro do campo. Preocupação com torcida ou com a imprensa, é coisa de treinador principiante ou despreparado.
                 Eu não ouço ninguém dizer que o Tencati não trabalha.  O que se diz por aí é que seu time não está jogando nada. Não está mesmo. E grande parte da culpa é do técnico sim senhor, que na hora das vitórias sempre é glorificado.
                 Quanto Tencati coloca que o importante é ser competitivo, somar pontos, pouco importando se o time está jogando bem, ele mostra que ainda é um treinador despreparado. Porque a equipe que vence sempre jogando mal, só tem sorte, mais nada.  Ver o seu time jogar bem tem que ser a primeira ambição de um técnico que deseja ser grande na sua profissão. Porque, se seus jogadores estiverem produzindo bem, é claro que as vitórias virão, amanhã ou depois.  Qualquer equipe pode ganhar uma partida jogando mal, porém dificilmente ganhará um título sem praticar um bom futebol.
               Acho que Tencati trabalha muito, mas estuda pouco. E deveria estar estudando muito, porque ainda sabe pouco. É quando determinados jogadores estão produzindo pouco  que aparece o trabalho de um bom treinador, criando jogadas pra eles e levantando o seu astral.  Dirigir jogador que está em boa fase qualquer um dirige.
               Tomara que o Claudio Tencati, que me parece ser uma boa pessoa, aprenda a saber a hora em que é melhor ficar calado do que falando bobagens, como falou à Folha de Londrina. A culpa do time estar jogando mal não é da torcida ou da imprensa. E dele mesmo e dos seus jogadores.
               E mais uma coisa: Tencati tem que ser se convencer de que culturalmente ainda é fraco. Precisa falar menos e estudar mais. Ele é jeitoso no dia a dia, mas ainda não tem a percepção dos grandes treinadores. Deixar Léo Maringá fora do time no confronto com o Brasil de Pelotas foi uma prova disso.   Não é porque está há quatro anos num time de porte apenas  médio ou pelo fato de ter ganho um campeonato que não tinha grandes forças técnicas, que pode se considerar um técnico pronto para trabalhar em grandes equipes. Falta muito ainda, Tencati !


         Enquanto a Fifa ainda comemora os lucros que obteve com a Copa do Mundo no Brasil, parte dos brasileiros chora que os estádios construídos exigem muito dinheiro para a sua manutenção e que o País até entrou em recessão depois da Copa.  Não deveríamos estar tristes porque a Fifa ganhou muito dinheiro, mas sim pela nossa incapacidade de aproveitar a grana que também passou por nossos cofres.  Que culpa tem a Fifa, se não temos gente suficiente para encher o estádio em Manaus ou em Brasília, todos os domingos ?
Z É     R A M A L H O
 Os encontros e desencontros do grande cantor nordestino
 
 
Impossível destacar os maiores artistas do Nordeste Brasileiro sem  incluir o nome de José Ramalho Neto, cantor e compositor, primo de Elba Ramalho. Um cara feio, mas extremamente carismático.
 
Z É     R A M A L H O
 
 
 
Nascido em Brejo da Cruz, interior da Paraíba, perdeu o pai quando tinha apenas dois anos de idade. Se pai, que era um seresteiro, morreu afogado numa represa do sertão.  Sua mãe entregou o filho ao avô José Alves Ramalho, que ao lado da Vó Soledade criou o menino e o ensinou a ter amor pela natureza. A relação Avô/Neto viria a ser mais tarde homenageada na canção "AVÔHAI", que abre nossa postagem. Na cabeça do poeta, "avôhai" significa avô e pai.
Quando cresceu, sempre pela vontade dos avós, ingressou na Faculdade de Medicina e foi morar na capital João Pessoa. Mas não chegou a se formar, já estava envolvido pela música.
 
Os caminhos pessoais e musicais de Zé Ramalho foram realmente confusos, cheios de encontros e desencontros. Mas em momento algum ele deixou de ser reconhecido por seu talento.
Na verdade, nosso Zé misturou tudo: repentes, sertanejo, MPB, folk rock, folk, blues, rock progressivo e tudo o que encontrou pela vida. E deu no que deu, com inspiradas  composições e grandes interpretações. Passou de tudo por sua cabeça, em termos de influência. Jovem Guarda, Beatles, Raul Seixas e principalmente Bob Dylan.
 
Sua carreira também foi tumultuada. Grandes momentos, mas também queda de sucesso. Acusação de plágio, em 1982, pela revista Veja. A morte inesperada da irmã Goretti.  E nada menos do que seis filhos.
Hoje, aos 65 anos, Zé Ramalho tem cinco netos. Mas apenas dois dos seus seis filhos são nascidos da relação com Roberta Ramalho, com quem está casado há 27 anos.
 
Não foi fácil escolher os dois vídeos para esta postagem. Os sucessos do cantor paraibano são muitos. Acabei ficando com  "AVÔHAI", pela importância sentimental, e "MISTÉRIOS DA MEIA NOITE", pelo sucesso que fez como tema de famoso lobisomem de uma novela da Globo.

A amiga cearense Rosani Maia está de volta ao nosso espaço, com uma frase simples,  mas deliciosa. Não é mesmo ?