Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

O novo 'chefe' da Petrobras 
  é Ivan de Souza Monteiro
          



              Depois de anunciar a renúncia de Pedro Parente da presidência da Petrobras com o mercado aberto, provocando até interrupção na negociação das ações da estatal, seu substituto – ao menos temporário – só foi anunciado depois que a bolsa fechou. 

               O resultado foi uma queda de quase 15% nas ações da empresa.  Caso tivesse sido comunicada antes, a substituição de Parente por Ivan de Souza Monteiro, atual diretor financeiro e de relações com o mercado da Petrobras, o tombo poderia até ter sido suavizado.

                 Monteiro foi anunciado como presidente interino, para que a estatal seja fosse obrigada a passar um final de semana acéfala em um momento de grave crise para a empresa e o Brasil. Mas a substituição definitiva não deve fugir muito desse figurino. Se o diretor financeiro não ficar no cargo ( havia informações de que ele declinaria dessa responsabilidade), a principal cadeira da direção poderá ser entregue a sua colega de exploração e produção, Solange da Silva Guedes.
Por que está começando
     a faltar gasolina  ?


              A falta de álcool anidro — substância utilizada pelas distribuidoras na composição da gasolina — está afetando o fornecimento de combustíveis no Sul do País. O componente é misturado à gasolina pura (tipo A), nas distribuidoras, antes que o combustível seja enviado aos postos.

 Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no RS (Sulpetro), o álcool anidro não é produzido em todas as regiões sulistas. E como caminhões estavam retidos durante a greve dos caminhoneiros, muitos não chegaram às distribuidoras, que fazem a mistura.

                 Hoje mesmo tentei encontrar gasolina para o Fusca que meu filho Zé Ivan deixou comigo ( e que é a minha paixão) e não me animei a encarar enormes filas.
   Chega mais um meio-campista.
Tomara que seja um bom armador

                                                 

             O Londrina apresentou um novo reforço: o meio-campo Thomás.  Tomara que não seja mais um volante, porque para esta posição já temos dois grandes jogadores: Germano e Jardel, que até agora ainda não foi convenientemente utilizado pelo  técnico Marquinhos Santos. Melhor do que estes dois, acho difícil o Tubarão encontrar, pelos salários que se paga por aqui.

                Mas precisamos de um bom armador, isso sim. E tomara que Thomás se encaixe nesta posição. Ele tem 25 anos de idade e  chega ao CT da SM Sports com o currículo de quem já passou por algumas boas equipes do  futebol brasileir o, além de ter jogado fora do País. Defendeu a Seleção Brasileira Sub-20 em 2012, quando foi o camisa 10 do time comandado pelo técnico Ney Franco no Torneio 8 Nações.
                        "Antes do Londrina, passei por outros grandes clubes. Também tive o privilégio de servir a Seleção. E posso assegurar que a estrutura que o Londrina oferece não deve em nada a nenhum deles"- elogia Thomás quanto ao novo ambiente de trabalho. "Na época em que estive no Flamengo, por exemplo, viemos para cá justamente pela estrutura que o Londrina oferecia"- conta o jogador. 

                             O que eu sei de Thomás Bedinelli é que  além do Flamengo e do Sport Recife, ele teve passagens pelo Siena (Itália), Seattle Sounders (EUA), Ponte Preta, Joinville e Santa Cruz.

               Mineiro e Juiz de Fora, Thomás se diz preparado para ajudar a equipe e consciente do que um bom desempenho pode representar a ele e ao clube:  "Estou bem e hoje muito feliz por estar aqui no Londrina"- afirma. 

                   Quanto ao estilo de jogo, Thomás afirma que pode atuar tanto por dentro, como meia, ou até mesmo pelas beiradas do campo. "Depende do que o Professor Marquinhos Santos precisar"- destaca. 
Dolar sobe !


       
                      dólar voltou a ganhar tração ante o real, com a demissão de Pedro Parente da presidência da Petrobras, prejudicando a percepção dos investidores, sobretudo os estrangeiros, sobre a condução da economia brasileira, após o desconto do diesel para cessar a greve dos caminhoneiros ter gerado impacto sobre as contas públicas.

           “A demissão gera dúvidas sobre a continuidade das políticas ortodoxas do governo”, afirmou o economista-sênior do Banco Haitong, Flávio Serrano, ao justificar a piora do mercado.
                Parente decidiu deixar o cargo em meio a discussões sobre a política de preços da petroleira. Por causa da greve dos caminhoneiros, a estatal havia concordado em reduzir a frequência dos reajustes do diesel por um determinado período contanto que a União pagasse pelas perdas causadas à empresa.
                 Parente trouxe credibilidade à estatal, bastante arranhada após o rombo decorrente da Lava-Jato, com a implementação de política de reajustes quase que diários dos combustíveis, acompanhando os preços internacionais do petróleo.

Parente caiu !

               

                       O presidente da Petrobras, Pedro Parente, pediu demissão do cargo na manhã desta sexta-feira. O anúncio ocorreu por volta das 11h30min, durante reunião com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, após uma greve de caminhoneiros que causou uma crise de abastecimento no País por 11 dias em protestos contra a política de preços dos combustíveis da estatal.
                 A informação foi comunicada pela Petrobras a investidores, a partir de uma nota de fato relevante.  Segundo a companhia, o Conselho de Administração da Petrobras irá examinar a nomeação de um interino ao longo desta sexta-feira, mas a "composição dos demais membros da diretoria executiva da companhia não sofrerá qualquer alteração". 

Ações da Petrobras
                despencam !  

             principal índice de ações da bolsa brasileira (B3), o Ibovespa, que chegou a operar acima de 1% nesta manhã, passou a cair nesta sexta-feira, após o pedido de demissão de Pedro Parente da presidência da Petrobras. A baixa é puxada pela forte queda das ações da estatal, que passava de 14%.

                                        Assim que a Petrobras anunciou a saída de Parente, por meio de fato relevante ao mercado, a negociação das ações da companhia foi interrompida, por volta de 11h50m . A Bovespa informou que se tratava de um protocolo sempre que uma empresa emite um fato relevante ao mercado durante o pregão. As negociações foram retomadas por volta de 12h15m.
                      As ações preferenciais da estatal, que dão preferência na distribuição de dividendos, cairam 14,6% por volta de 12h20m . Esses papéis chegaram a subir mais de 3% nesta manhã. Já as ações ordinárias, que dão direito de voto em assembleias da empresa, caíam 14,3%, após alcançar alta de cerca de 2% pela manhã.
                     Nos Estados Unidos, os ADRs, recibos de papéis da Petrobras que são negociados na Bolsa de Valores de Nova York, cairam mais de 14% por volta do mesmo horário.
                    O executivo estava à frente da petroleira e maior estatal brasileira há exatos 2 anos. O pedido de demissão acontece em meio aos desgastes e pressões sofridos por Parente durante a greve dos petroleiros em razão das críticas à política de preços de combustíveis adotadas pela Petrobras na sua gestão.
               Já as ações da Vale tinham alta de 1,26%. Os bancos Itaú Unibanco e Bradesco subiam, respectivamente, 1,19% e 2,06%. As quatro empresas têm grande peso no Ibovespa.
              
   Furacão se reabilita e 
Mengo mantém liderança


             O Atlético Paranaense, que vinha mal no Campeonato brasileiros da Série A, finalmente conseguiu uma boa vitória (foto), ontem na sua Arena. Derrotou o Santos por 2 a 0, com gols de Thiago Heleno e Guilherme, e deixou a Zona de Rebaixamento.  Gostei da atuação do Furacão. 

                         Foi o jogo que fechou a oitava rodada, disputada neste meio de semana. Os outros resultados foram: Vitória 2 x Inter 3,  Sport 3 x Atlético Mineiro 2,  Vasco 1 x Paraná 0,  Chapecoense 2 x Ceará 0,  São Paulo 3 x Botafogo 2,  Cruzeiro 1 x Palmeiras 0,  Grêmio 0 x Fluminense 0,  Flamengo 2 x Bahia 0  e Corinthians 1 x América Mineiro 0.

                             A nova classificação geral é esta : 1º Flamengo 17;  2º São Paulo 16;  3º Corinthians 14;  4º Fluminense 14;  5º Inter 14;  6º Sport 14;  7º Cruzeiro 13;  8º Atlético Mineiro 13;  9º Grêmio 13;  10º Palmeiras 11;  11º Vasco 11;  12º América Mineiro 10;  13º Atlético Paranaense 9;  14º Botafogo 9;  15º Chapecoense 9;  16º Vitória 8;  17º Bahia 8;  18º Santos 6;  19º Ceará 3  e  20º Paraná Clube com 3 pontos.
    Padre Marcelo Rossi
    adia vinda a Londrina


          Estamos voltando, com a Internet normalizada,  para contar que o padre Marcelo Rossi cancelou sua  vinda a Londrina nos próximos dias. Ele viria à cidade para lançar também aqui o seu livro "Metanoia".  O Shopping Catuaí, que sediaria o lançamento, informou que o cancelamento ocorreu em função dos problemas de combustível, especialmente nos aeroportos. Uma nova data será escolhida para a vinda do padre Marcelo.

               O livro deve ser muito bom. Metanoia, do grego, significa mudança profunda e radical da mente, inclusive em nossa compreensão e nossa vontade. É a modificação interior do homem em sua totalidade
 
              "Metanoia é transformação, renovação, mudança. Quando temos problemas, angústias e inquietações, o medo tende a nos paralisar. Podemos ficar estáticos, sem esperança, sem saber que rumo tomar. Muitas vezes somente uma mudança, uma nova postura é o que fará esse temor ir embora e nos deixar livres para viver com plenitude e maior felicidade"- explica o padre Marcelo.