Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 27 de setembro de 2015

TUBARÃO PEGA O CONFIANÇA,
 PRIMEIRO JOGO EM ARACAJU


 
        O Confiança de Aracaju, quarto colocado do Grupo A, será o adversário do Londrina no mata-mata das quartas-de-final, próxima fase da Série C do Campeonato Brasileiro. O jogo de ida, já domingo que vem, será disputado na capital sergipana, ficando a decisão para o Estádio do Café, valendo vaga para a Série B do ano que vem.
 
Acho que o Tubarão se deu bem, mesmo sabendo que o jogo em Aracajú será difícil. E' que na minha forma de ver, o Confiança me parece ser o mais fraco dos times que se classificaram no Grupo B.   Fortaleza, Asa e Vila Nova, tem equipes mais fortes.  Mas futebol é futebol e todos os cuidados terão que ser tomados.
 
         As outras três vagas serão definidas nos confrontos Tupi de Juiz de Fora x Asa de Arapiraca, Vila Nova de Goiânia x Portuguesa de Desportos e Fortaleza x Brasil de Pelotas.
Londrina é o primeiro.  E  agora ?



          O jogo foi ruim, o Londrina não jogou bem e nem merecia ganhar. Mas ganhou e fechou o Grupo B da 1ª Fase da Série C em primeiro lugar, com 34 pontos e 63% de aproveitamento. Isto é o que importa.

           Rafael Gava fez o do da vitória de 1 a 0 sobre o Madureira, lá em Moça Bonita, no Rio. Só haviam 219 pessoas no estádio e a renda foi de R$ 2.290. Que miséria, hein ?

            O Londrina fechou em primeiro, com Portuguesa em segundo, Tupi em terceiro e Brasil de Pelotas em quarto.  Os quatro estão agora esperando o encerramento dos jogos do Grupo A , pra ver quem joga com quem no mata-mata que vem aí

           

Xavante tá vivo !


    A famosa "Garra Xavante" funcionou mais uma vez. O Brasil saiu de Pelotas praticamente eliminado, mas fez dois gols de cara em Juiz de Fora, ganhou por 2 a 0 do Tupi, e garantiu a última vaga do Grupo B para o mata-mata.  Os torcedores estão comemorando nas ruas, em Pelotas (foto).
      O Xavante é mesmo duro de matar ! 

CHEGAMOS AOS 300 MIL ACESSOS !




 
          Deveria ser um dia só de festa, porque o BLOG DO FLAVIO CAMPOS está ultrapassando hoje os 300 MIL ACESSOS, uma marca considerável.  Mas não posso deixar de lamentar. Parece  que uma parte dos amigos que me fez chegar até aqui talvez esteja insatisfeita com o que informo e comento diariamente neste espaço.
 
       É isso mesmo: a média diária de acessos tem registrado uma queda nos últimos dias. Será que estão me abandonando ?  Tenho que admitir e respeitar esta possibilidade.  Não posso ser o dono da verdade. E a "minha" verdade pode não estar agradando.
 
      De qualquer forma, faço absoluta questão de dizer  "MUITO OBRIGADO" por terem me empurrado até aqui. É claro que fico torcendo para que o número de acessos volte a crescer. Sem contudo, prometer que só vou escrever o que as pessoas gostam de ler. Só garanto que continuarei expressando o que realmente penso, sem meias verdades.
 
                     Só prometo honestidade, que não é uma qualidade, mas uma obrigação ! 
                                                   
                                                                                Um abraço
ROCK IN RIO
Erasmo, uma apresentação triste !



               A explicação "oficial" é a de que "o som do palco secundário estava ruim".  Mas na verdade,  a presença do nosso maior roqueiro Erasmo Carlos no Rock in Rio, sábado à tarde, não trouxe a alegria esperada. Pra começar, Erasmo merecia estar no palco principal. Afinal, muita gente "meia boca" passou por ali durante o evento, só porque estava vindo de fora. 
 
             Independente de tudo isso, Erasmo Carlos não esteve bem. Foi colocado junto com a banda "Ultraje a Rigor", que não conta com a minha preferência. E o "casamento" não empolgou.  Cheguei até a pensar que Erasmo pudesse estar doente ou preocupado com problemas pessoais. Só ei que ele estava triste.  E eu fiquei também por vê-lo assim !

25 ANOS DE ORDENAÇÃO !


 
        Vários londrinenses estão em Portugal, participando neste domingo da festa comemorativa dos 25 anos de ordenação sacerdotal do padre português Joaquim Manoel, que exerce a sua vocação aqui em Londrina, como pároco da Paróquia Sant'Ana. A comemoração está acontecendo na cidade onde ele foi ordenado, Valpaços, lá em Portugal.
  
            A ordenação aconteceu em 1990, quando Manoel Joaquim tinha 29 anos de idade. Veio em seguida para Londrina, onde trabalhou na Paróquia Sagrados Corações. Por cinco anos esteve em Porecatu, retornando a Londrina em 2010, para ser o pároco na Sant'Ana.
 
            Padre Manoel Joaquim é muito querido em Londrina, onde prestou inúmeros serviços, inclusive na Rádio Alvorada, por ele dirigida por três anos, período em que foram construídos os estúdios atuais da emissora. Vai daqui o meu abraço a este  estimado padre diocesano !
 
   
GP DO JAPÃO
    Massa bate, Nasr abandona e
 Hamilton confirma : é o melhor 


                         

             Nico Rosberg teve a sua chance, nesta madrugada, no GP do Japão de Fórmula 1.  Até largou na frente, mas foi ultrapassado logo na primeira curva (foto), pelo quase certo campeão da temporada, o inglês Lewis Hamilton.

              Com o resultado, Hamilton igualou-se ao brasileiro Ayrton Senna, chegando a 41 vitórias e passando a ser o quarto maior vencedor da história da F1.  Agora, o britânico lidera o  Mundial com 277 pontos, contra 229 do seu companheiro Rosberg. Em seguida, vem os dois da Ferrari:  Vettel (218) e Räikkönen (119). Podem entregar a taça a Hamilton.


                Por outro lado, mais um dia ruim para os brasileiros. Felipe Massa largou em quinto, mas se chocou com Daniel Ricciardo (foto) e passou a se arrastar na pista, terminando a corrida em 17º lugar. E Felipe Nasr chegou a ter alguns momentos razoáveis na prova, mas abandonou quase no fim, com problemas de aderência.
BOXE
ESQUIVA FALCÃO BOTOU
   MAIS UM PRA DORMIR



                                 O peso médio brasileiro Esquiva Falcão, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, fez ontem mais uma vítima nos Estados Unidos. Lutando em Lemoore, na Califórnia, o boxador capixaba nocauteou logo no segundo round o húngaro Zoltan Papp.  Foi a 11ª vitória e o 7º nocaute de Esquiva, que aos 25 anos vai assumindo a condição de nossa maior esperança do boxe na atualidade.

                                   Foi facílima a vitória de Esquiva. Dominou completamente. O húngaro tentou impor um estilo debochado, com guarda baixa e sorrisos irônicos, mas acabou se dando mal. Disputado num estádio a céu aberto, o combate nem teve maiores emoções, porque o brasileiro massacrou o seu adversário, que despencou a 1m50s do segundo assalto. E precisou de atendimento  pra acordar.

                                  Esquiva Falcão festejou muito mais esta vitória, e até beijou o rosto de Miguel Diaz, seu treinador nos Estados Unidos. Foi pra a melhor atuação de esquiva, que desta vez mostrou seriedade absoluta, rapidez e golpes potentes. Parece estar mesmo no caminho certo.






         Uma das canções mais bonitas que Milton Nascimento e Chico Buarque de Holanda escreveram, interpretada pela mais autêntica dupla sertaneja que eu conheci. O vídeo abaixo é mesmo uma preciosidade. É a minha homenagem aos saudosos 

       PENA  BRANCA   &   XAVANTINHO


                       
    

                            O som deles era verdadeiramente sertanejo. Não sou um apaixonado do gênero, mas sempre me emocionei quanto ouvi  PENA BRANA E XAVANTINHO  cantarem. Soava pra mim como o mais legítimo "som do sertão".  E Milton Nascimento e Chico Buarque, que não são trouxas nem nada, fizeram a canção "CIO DA TERRA" pensando neles. O resultado está aí no vídeo, com a participação do co-autor "Bituca" no violão e na abertura de voz.
 
 
Pena Branca e Xavantinho eram irmãos, mas José Ramiro Sobrinho (o Pena Branca) nasceu em 1939 na cidade paulista de Igarapava, enquanto Ranulfo Ramiro da Silva (o Xavantinho) era mineiro de Uberlândia, nascido em 1942.
Desde pequenos trabalhavam na roça com os pais e mais cinco irmãos. Pena Branca tocava viola. Os dois começaram a cantar em 1962, mas as chances cresceram, com a mudança para São Paulo, em 1968.
 
O Festival MPB Shell da TV Globo, em 1980, foi decisivo. Eles se inscreveram com a música "Que terreiro é esse ?", composta por Xavantinho, e se classificaram para a final.
E no mesmo ano conseguiram gravar o primeiro LP: "Velha Morada" pela Warner, com destaque para a canção "Cio da Terra" (Bituca/Chico) e para a música título, escrita  por Xavantinho.
No embalo, a dupla participou em 81 do programa Som Brasil, apresentado por Rolando Boldrin na Globo. E passou a viajar com Rolando em shows pelo Brasil.
 
 
No ano seguinte, veio um disco produzido por Rolando Boldrin, que se chamou "Uma Dupla Brasileira", trazendo as canções "Memória de carreteiro" (Juraildes de Cruz) e "Rama da Mandioquinha"(Elpídio Santos).
Na sequência, vieram, trabalhos com Marcus Viana, Tavinho Moura, Fagner, Tião Carreiro Almir Sater e outros nomes conhecidos.
 
Pena Branca e Xavantinho ganharam em 1990  o Prêmio Sharp de melhor música, com "Casa de Barro", de Xavantinho e Moniz. E em 1993, levaram seus shows aos Estados Unidos, cantando "Ribeirão encheu",  "Luar do Sertão",  "Pingo d'água", "Tristeza do Jeca", "Flor do Cafezal" e outras canções bonitas.

A dupla encerrou sua carreira em outubro de 1999, com a surpreendente morte de Xavantinho, aos 57 anos. Pena Branca ainda continuou em carreira solo, mas no dia 8 de fevereiro de 2010, sofreu um infarto e também nos deixou.  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK


      Eu "roubei" esta postagem da amiga Alda Aparecida, lá do Mato Grosso do Sul. Mas já encontrei em páginas de outros amigos, o que demonstra que a imagem é um sucesso nas redes sociais. Uma gracinha mesmo !