Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 24 de março de 2013

A pergunta que não quer calar

        Com tanto lugar disponível no Município de Londrina, por que construir aeroporto de cargas ao lado da Mata dos Godoy ?   Se os biólogos estão afirmando que utilizar aquele espaço será um  desastre ambiental, não há razão para que se duvide deles. Ou vamos ficar o resto da vida reclamando porque acabaram com a fauna, a flora e os rios do último resquício da Mata Atlântica no Norte do Paraná ?
 
                           
 
        Mas há mais um pergunta que precisa ser respondida. Por que tudo o que se pretende instalar em Londrina logo vira polêmica ? Já perdemos muita coisa por causa disso. E todos sabem que o Arco Norte será muito bom pra todos, desde que fixado no lugar certo.

Vitória fácil ficou difícil

      Depois de fazer 3 a 0  (aos 11 minutos do segundo tempo), o Londrina relaxou e quase caiu do cavalo, esta tarde em Arapongas. Com muitos desfalques, o Tubarão fez um tranquilo primeiro tempo e atropelou o time araponguense, que parecia perdido em campo. Neilson (2) e e Maicon fizeram os gols do Tubarão. E a reação do Arapongas só veio nos últimos minutos. Ricki aos 42' e Eder aos 47' dexaram a numerosa torcida alviceleste que foi aos Estádio dos Pássaros assustada. Mas o Londrina voltou pra casa com os três pontos e a liderança do returno mantida.
        Não se pode levar muito em conta o comportamento do time londrinense neste jogo de hoje, por causa dos desfalques. Mas valeu como um alerta. O time já estava desfalcado e acho que o técnico Claudio Tencatti exagerou, fazendo alterações que enfraqueceram mais a equipe no segundo tempo. Os dois gols do Arapongas vieram para mostrar que o Tubarão tem que jogar com seriedade o tempo todo.  Mas acho que o Alviceleste deve ganhar do Cianorte, quarta-feira em Ponta Grossa, e do time reserva do Atlético, sábado na Capital.
         Já que a vaga na Série D está assegurada, o Tubarão tem que lutar agora para ganhar o returno paranaense e decidir o título estadual com o Coritiba.
         

Dia de lambanças na Fórmula 1

        Foi um festival de lambanças o GP da Malásia de Fórmula 1, disputado hoje cedo em Sepang. Da largada até a bandeirada final, foi só confusão. Ganhou o alemão Sebastian Vettel, mas até sua vitória foi contestada, porque ele vinha atrás de seu companheiro Mark Webber e não obedeceu a ordem dada pelo comando da equipe, que era de manter a posição. Vettel não quis nem saber, ultrapassou Webber e gerou um mal estar entre os dois, como se pode observar pela foto.


          A Ferrari também abusou dos erros. Fernando Alonso largou em terceiro e rapidamente ultrapassou Felipe Massa. Mas na primeira curva o espanhol tocou a traseira da Red Bull de Vettel e insistiu em seguir na prova, quando poderia ter parado nos boxes para trocar a asa. O castigo veio na volta seguinte e Alonso teve que parar. Já o brasileiro Massa foi caindo e chegou em quinto lugar.
              Outro que pagou mico foi o inglês Lewis Hamilton, da GRB/Mercedes. Ligado à McLaren desde o início de carreira, parece que Hamilton ainda não se acostumou à mudança. Assim, quando teve que trocar os pneus, ele entrou equivodcadamente no boxe da equipe britânica. Foi mesmo o dia das grandes palhaçadas.
 

Escócia vence o Mundial de Curling

          Terminou esta manhã o Mundial Feminino de Curling, disputado em Riga, na Letônia. E a final teve surpresa: o jovem time da Escócia (foto), que havia sido derrotado duas vezes pela Suécia no decorrer do campeonato, ganhou por 6 a 5 e levou o belíssimo troféu. Com isso, as escocesas quebraram um longo jejum, pois estavam há 10 anos sem ganhar o Mundial.
 
                     
 
         As suécas, campeãs olímpicas, tiveram que se contentar com o vice. O Canadá ficou com a medalha de bronze e os Estados Unidos ocuparam a quarta colocação.
         O Curling, que foi a modalidade que alcançou maior audiência de TV nos últimos Jogos Olímpicos de Inverno, voltou a receber grande prestigiamento do público brasileiro pelo SporTV, que mostrou todo o Mundial.
          No sábado próximo será a vez dos homens. Começa o Mundial Masculino, em Virgínia, no Canadá. Pela primeira vez, o Brasil estará participando de uma competição internacional de curling. A equipe brasileira está treinando no Canadá.

Uma novidade no cruzamento

           No futebol e em quase todas as modalidades que se conhece aqui no Brasil, os torneios ou campeonatos são decididos observando-se o chamado "cruzamento olímpico".  As quatro melhores equipes se enfrentam no seguinte esquema: o 1º contra o 4º colocado decidem uma vaga para a final, com a outra vaga sendo decidido através do jogo 2º x 3º.  Os dois vencedores destas semifinais, decidem o título.
          Conheci esta semana, através do Curling,  uma outra fórmula que talvez venha a ser até mais justa. A semifinais começam com o cruzamento dos dois melhores (1º contra o 2º). O vencedor garante vaga na final, mas o perdedor terá mais uma chance, jogando uma repescagem contra o vencedor da outra semifinal (3º contra o 4º). E quem vencer esta repescagem é que vai enfrentar o primeiro finalista na grande decisão.
           Foi o que aconteceu com a equipe feminina da Escócia, que perdeu para a Suécia mas ganhou a repescagem (contra o Canadá). E na final, as escocesas surpreenderam as suécas e ganharam o título.  Talvez se deva estudar a aplicação deste tipo de cruzamento para outras modalidades. Inclusive para o futebol. Fica aí a sugestão. Não é uma boa ?

Pérolas que o Facebook nos traz


           O amigo Florival de Matos Mariano postou no Facebook esta linda foto. Segundo ele, trata-se da nossa bandeira desenhada pela natureza. Lindo mesmo.