Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Brasil x Chile e Holanda x México

       As duas primeiras partidas das oitavas-de-final da Copa do Mundo já estão definidas. O Brasil ganhou o Grupo A e escapou do confronto imediato com a Holanda, apontada como a melhor seleção deste Mundial até aqui.  Os brasileiros vão enfrentar o Chile, que tem um bom time mas é um "velho freguês do Brasil na Copa. O jogo será sábado, às 13 horas no Mineirão.  E o México, que ficou em segundo, atrás dos brasileiros, vai ter que encarar os holandeses, em jogo marcado para domingo, em Fortaleza, também à uma da tarde.

Destaque londrinense na vitória do Brasil

       É claro que, mais uma vez, Neymar foi o melhor em campo. Ele marcou dois gols, assumindo a artilharia da Copa, e conduziu a Seleção ao caminho da vitória tão necessária.  Mas o sucesso de hoje teve também um outro jogador decisivo. Foi o londrinense Fernandinho, que entrou no intervalo e transformou inteiramente o comportamento da meia-cancha brasileira. E, para completar, ele ainda marcou um lindo gol para fechar a goleada.  Até Neymar, que já havia sido substituído, voltou ao gramado para festejar Fernandinho, que certamente será titular no próximo jogo.

        A vitória ampla de 4 a 1, alivia bastante a situação na Seleção, que era de tensão. Um clima que se agravou quando o Brasil, depois de abrir o placar com Neymar, logo aos 16 minutos, se deixou envolver pelos africanos e levou um sufoco de 15 minutos. Camarões, que ainda não havia feito um gol sequer nesta Copa, empatou o jogo através de Matip, aos 26 minutos (foto), colocou também uma bola na trave brasileira e ainda criou outras duas boas chances. Quase virou o marcador.

        Mas o Brasil tem Neymar. Foi ele que, aos 33', arrancou da esquerda para o meio e bateu no canto esquerdo, "matando" o goleiro Itandje.  E foi esse gol (foto) que tirou  a Seleção do buraco, fazendo 2 a 1, placar da fase inicial.
        No segundo tempo, com a entrada de Fernandinho, o Brasil deslanchou em campo, marcando o terceiro com Fred e até deu chance para que Felipão pudesse poupar Fred, pendurado pelo cartão amarelo.
         E foi então que veio o golaço de Fernandinho (nº5), numa jogada iniciada por Oscar e uma tabela com Fred. O londrinense tocou de "biquinho", bem no canto do arqueiro africano. Tomara que Felipão e sua equipe despertem da sonolência que vinha imperando na Seleção.

México mereceu a classificação

 
       Esse time que o México mandou pra Copa é bom mesmo. Hoje no Recife, foi buscar o segundo lugar do Grupo A, atrás apenas do Brasil. Ganhou da Croácia, que nós brasileiros tivemos dificuldade para vencer na primeira rodada. E olha que até fomos ajudados pela arbitragem. Pois os mexicanos meteram 3 a 1 nos croatas, depois de um primeiro tempo difícil e de problemas com a não marcação de um penalti claro pelo árbitro Ravshan Irmatov, do Uzbequistão.
         O mais importante é que o México só precisava de um empate para se classificar, mas partiu com tudo pra cima da Croácia no segundo tempo. Chegou a abrir 3 a 0, gols do 'capitão' Rafa Marquez,  do Guardado e do Chicharito Hernández.  Só no finalzinho é que o croata Perisic descontou.
         
            Os holandeses são favoritos, mas acho que  o México vai dar muito trabalho pra eles.

                                                        Shakira é nossa
  Com a desclassificação da Espanha do seu amado Piqué, a cantora Shakira já decidiu: "Vou torcer para o Brasil ganhar esta  Copa"

Chile não aguentou a Holanda


        No jogo que realmente definiu o Grupo B, o Chile não conseguiu manter sua invencibilidade, perdendo da Holanda por 2 a 0. Os andinos jogaram com muito entusiasmo, mas foram nitidamente inferiores. No momento em que partiram pra cima do adversário, os holandeses, mesmo poupando alguns titulares, mostraram sua força e liquidaram a fatura, garantindo o primeiro lugar da chave e fugindo de um confronto imediato com o Brasil.
          Se os brasileiros derrotarem mesmo os camaroneses, como o mundo inteiro espera que aconteça, na próxima fase teremos mais uma vez o confronto Brasil x Chile, Na verdade, os chilenos são "velhos fregueses" dos brasileiros.
           A partida de hoje no Itaquerão foi decidida no segundo tempo. O empate já garantia o primeiro lugar aos holandeses, mas aos 31 minutos, em bela cabeçada, Fer abriu o marcador. E no minuto derradeiro do jogo saiu o segundo gol holandês, nascido de um lance a que estamos bem acostumados. O palmeirense Valdívia se jogou no chão, tentando cavar uma falta, e deu chance ao contra-ataque dos europeus. Robben arrancou pela esquerda e cruzou para Depay fazer 2 a 0.

A triste vitória dos espanhois

            Curitiba assistiu agora à tarde, o "jogo da despedida". As duas seleções protagonistas da partida entraram em campo só para se despedir do Brasil, já que não tinham mais chances de continuar na disputa. Tristeza maior a dos espanhóis, que vieram buscar o bicampeonato mundial e acabaram sendo melancolicamente eliminados no segundo jogo. Mesmo assim, tivemos público na Arena da Baixada e até brigas entre torcedores.
             Num dos conflitos, um torcedor com a camisa do Atlético Paranaense (supostamente integrante da torcida "Fanáticos") trocou sôcos com um outro que vestia a camisa da Seleção Espanhola. Os dois foram retirados pela Polícia.
             E a Espanha acabou jogando melhor, talvez pela fragilidade da Austrália, que completou três derrotas em três jogos.  A Fúria venceu fácil por 3 a 0. Uma vitória triste, que nem chegou a ser comemorada. A vergonha da desclassificação foi muito maior.

                               
           David Villa, "de letra"(foto), fez o único gol do primeiro tempo. Na fase final, a Espanha marcou mais dois. Fernando Torres, aos 23', marcou neste lance que se vê abaixo. E Mata fechou o placar aos 37 minutos
                               
           Foi realmente melancólico o adeus da Espanha

Dilma não vai mesmo ao jogo

          O  Brasil joga em Brasília, daqui a pouco, e a presidente Dilma Rousseff está na capital federal. Mas ela já confirmou que não irá ao Estádio Mané Garrincha, optando por assistir a partida contra Camarões pela televisão, no Palácio Alvorada sua residência oficial.  E o motivo é que é lamentável: Dilma não vai ao jogo para fugir das vaias que sistematicamente têm ocorrido quando ela comparece.
         Acho muito triste que isto esteja acontecendo em nosso País. O povo não sabe votar, escolhe errado e depois proporciona este vexame mundial, manchando ainda mais a imagem do Brasil lá fora.
         Aliás, os presidentes da Câmara dos Deputados (Henrique Eduardo Alves) e do Senado (Renan Calheiros) também não irão ao jogo, pelo mesmo motivo. Nos outros estados do País, tem ocorrido a mesma coisa com os candidatos às próximas eleições.  Todos eles vão chegando a conclusão de que " não dá mais pra misturar política com futebol".

      Os maiores prejudicados com o que está ocorrendo não serão os políticos, mas o futebol, que vai perdendo importantes instrumentos de apoio futuro.

Só David Luiz na Seleção da Fifa

              A Fifa divulgou no seu site oficial um balanço da Copa do Mundo, após realizadas as duas primeiras rodadas.  Aborda todos os aspectos, alguns até de pouco importância.  O que chama mais a atenção é a "Seleção dos Melhores" que a entidade escolheu. O melhor jogador do Mundial, segundo a Fifa, é o atacante alemão Thomas Müller, que está com média de 9,57. E o único brasileiro incluído entre os 11 melhores é o zagueiro David Luiz, com média 9,6. Os 11 melhores da Copa são estes: GOLEIRO - Enyeama, da Nigéria (9,3). LATERAL-DIREITO - Mehrdad , Irã(9,7). CENTRAL - Cameron, EUA (9,6). QUARTO-ZAGUEIRO - David Luiz, Brasil (9,6). LATERAL-ESQUERDO - Jagielka, Inglaterra (9,5). MEIO-CAMPISTAS - James Rodrigues, Colômbia (9,0), Hector Herrera, México (9,3), Shaqiri, Suíça (9,0) e André Ayew, Gana (8,96). ATACANTES - Thomas Müller, Alemanha (9,7) e Van Persie, Holanda (9,5).
 
 MELHOR ATAQUE - Holanda, com 8 gols
MELHOR DEFESA - México e Nigéria, com 0 gol
SELEÇÃO QUE MAIS FINALIZOU - França, 42 finalizações
SELEÇÃO QUE MENOS FINALIZOU - Irã, 15 finalizações
SELEÇÃO QUE MAIS BATEU - Holanda, 43 faltas
SELEÇÃO QUE MENOS BATEU - Brasil e Argentina, 18 faltas
JOGADOR QUE MAIS APANHOU - Samaras, Grécia, que recebeu 8 faltas 
JOGADOR QUE MAIS CHUTOU A GOL -  Benzema (França), 15 conclusões
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

E o seu inverno, como começou ?

       O inverno começou no sábado e com bastante frio aqui em Londrina.  Mas as previsões são tranquilizadoras.  Os meteorologistas estão garantindo que a estação será menos rigorosa do que foi em 2013. Eles dizem que as ondas de frio ficarão mais ao Sul, entre Chile, Argentina e Uruguai. Mas estou com um pé atrás e outro na frente.  Ainda acho que vamos sentir muito frio por aqui.
        As previsões são de muita chuva na Região Sul e pouca na Região Sudoeste.  Como Londrina está no limite das duas regiões, penso que não devemos nos preocupar.