Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017


  Decretada a preventiva 
de Carlos Arthur Nuzman



                  O juiz Marcelo Bretas, 7ª Vara Federal Criminal do Rio.de Janeiro, acaba de decretar a prisão preventiva de Carlos Arthur Nuzman, conforme o pedido feito hoje pelo MPF do Rio de Janeiro.    Nuzman foi preso na quinta-feira no âmbito na Operação Unfair Play, que investiga a compra de votos da Olímpiada 2016. Sua prisão, temporária, expiraria hoje.   Mas os procuradores resolveram pedir que a prisão seja estendida sem prazo deterninado. Acham que, em liberdade, Nuzman poderia atuar "no sentido de interferir na produção de provas".

                    Em seu despacho, Bretas, escreve que "na fase atual da investigação, o MPF apresenta robustos elementos de prova em relação a Carlos Nuzman, que vão além da mera colaboração e já indicam a prática do delito de pertinência à organização criminosa".
                     Bretas decidiu ainda manter preso Leonardo Gryner, ex-diretor do COB e do Comitê Rio 2016, por mais cinco dias — ou seja, estendeu sua prisão temporária.
                     Em relação a Gryner, Bretas destacou que existe "ainda grande quantidade de informações contidas em documentos e aparelho celular pendentes de análise". E alertou para a "possibilidade de o investigado exercer o seu poder de influência em detrimento do andamento das investigações".

Maré Baixa no litoral paranaense !




             Quem mora no do litoral do Paraná já se acostumou com o fenômeno. Nas últimas semanas a maré seca voltou a aparecer e muitos moradores e turistas encontraram as praias com pouquíssima água. Por conta da intensidade diversas embarcações ficaram encalhadas, segundo marinheiros da região.
            Por mais que o fenômeno assuste algumas pessoas que passam pelo litoral, quem é especialista diz que não há motivos para se preocupar. De acordo com o professor Maurício Almeida Noernberg, do Centro de Estudos do Mar, é algo dentro da normalidade.
Nuzman cada vez
 mais complicado


                O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, na sede da Polícia Federal no Rio -  REUTERS

              O Ministério Público Federal (MPF) no Rio pediu à Justiça a conversão da prisão temporária do ex-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, em prisão preventiva, sem prazo determinado. Nuzman foi detido na última quinta-feira, dia 5 de outubro, em prisão temporária, ciujo prazo de cinco dias terminaria nesta segunda-feira. Além da conversão da prisão de Nuzman, o MPF também requereu à Justiça Federal a prorrogação, por mais cinco dias, da prisão temporária de Leonardo Gryner, diretor-geral do COB. Caberá ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, decidir se aceita os pedidos do MPF.

               Para embasar o pedido de prisão preventiva de Nuzman, os procuradores afirmam que identificaram intenção do dirigente em atrapalhar as investigações, usando como prova disso o fato de Nuzman ter imprimido e-mails em que Papa Diack, filho do membro do COI Lamine Diack, acusado de vender votos que elegeram o RIo sede das Olimpíadas de 2016, cobra de Nuzman e Gryner o pagamento acordado entre eles. Os e-mails impressos foram encontrados na casa de Nuzman no dia de sua prisão.


     O dia em que Adriane Galisteu
             derrubou o Faustão !



                             Uma cena inusitada arrancou gargalhadas de quem acompanhou o 'Domingão' neste fim de semana. Ao receber nota máxima pela sua apresentação no quadro 'Dança dos Famosos', Adriane Galisteu derrubou Fausto Silva ao comemorar pulando nos braços do apresentador, de 67 anos.


                        "Meu Deus! Orra! Tô esperando mulher pular assim no meu cangote! Faz tempo que não acontece isso", brincou fausto após ser pego de surpresa e cair de joelhos.

                       Após a exibição do programa, Galisteu usou sua conta no Twitter para se desculpar pelo ocorrido: “Gente agora sem brincadeira, queria me desculpar com meu querido amigo Faustão. São tantas emoções que eu pulei"  - escreveu.
                   O assunto foi muito comentado nas redes sociais, gerando diversos comentários sobre o ocorrido. "o Faustão sou eu e a vida é a Adriane Galisteu montando em cima de mim", escreveu internauta. "primeiro a gente derruba a Dilma, depois derruba o Faustão"- escreveu outro. 

A nova força feminina
   da Coréia do Norte




               Ela aparece com frequência ao lado de seu irmão e foi anunciada como "alta funcionária" do partido oficial.  Mas agora, Kim Yo-jong, a irmã mais nova do líder norte-coreano, está prestes a se tornar a mulher mais poderosa da Coreia do Norte.

        No sábado, foi anunciado que Kim Jong-un decidiu promover sua irmã e que ela ocupará um cargo no politburo (mais alto órgão do executivo) do Partido dos Trabalhadores.
       Desde 2014, Yo-jong, de 30 anos, foi responsável pela imagem pública de seu irmão e ocupou o influente cargo de vice-diretora do Departamento de Propaganda e Agitação.   Seu novo cargo foi anunciado por Kim Jong-un durante um discurso na reunião do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores.
          O correspondente da BBC, Danny Savage, ressalta que a promoção de Yo-jong será vista como uma nova evidência da consolidação da família Kim no poder da Coreia do Norte.   Yo-jong nasceu em 1987 e é a filha mais nova do ex-líder coreano Kim Jong-il e sua esposa, Ko Yong-hui, que também foi mãe de Jong-un e de seu irmão Jong-chol, de acordo com Michael Madden, especialista do site "web 38 North".
                    A jovem estudou com seu irmão Jong-un em Berna, na Suíça, de 1996 a 2000, e teria, de volta a seu país, estudado ciências da computação na Universidade Militar Kim Il-sung.     Dizem que ela é muito próxima de seu irmão, que é 4 anos mais velho. E há relatos não confirmados de que ela é casada com o filho de Choe Ryong-hae, membro poderoso do partido e de seu politburo.
         Yo-Jong foi vista pela primeira vez em um evento público em setembro de 2010, durante o Congresso do Partido dos Trabalhadores, onde apareceu com seu pai.  Durante o funeral de Kim Jong-il, em dezembro de 2011, ela ganhou grande visibilidade quando compareceu ao lado de seu irmão e funcionários do partido durante as procissões fúnebres.
          Uma pesquisa da Transparência Internacional divulgada nesta segunda-feira mostrou que 11% dos brasileiros assumiram pagar propina para ter acesso a serviços públicos, como saúde, educação, serviço de polícia ou emissão de documentos. É o segundo menor índice da América Latina e Caribe, atrás apenas de Trinidad e Tobago, onde 6% admitiram pagamento de propina.

Pode se preparar que vem
 vindo muita água por aí 

                      A sucessiva passagem de frentes frias e/ou sistemas de baixa pressão vão manter condições para a ocorrência de chuva forte no Sul do país ao longo deste mês. Os modelos numéricos de previsão indicam muita chuva para esta quinzena, com volumes que facilmente excederão os 100 milímetros.

                   A chuva mais intensa fica entre o norte do Rio Grande do Sul e o centro-oeste e sul do Paraná, mas há risco de chuva forte para todas as áreas da Região.
A chuva nos estados de Santa Catarina e do Paraná foi muito bem vinda, principalmente pela agricultura. Já no Rio Grande do Sul a chuva tem atrapalhado este ramo de atividade, prejudicando os trabalhos nos campos de arroz desde o mês passado.


O absurdo publicitário 
                   da marca Dove !


                 Anúncio a gel de banho começava com uma mulher negra, que se transformava em branca. Marca retirou publicidade das redes sociais nos Estados Unidos.

                                 


                                      Ups, Dove did it again… O anúncio tem três escassos segundos mas as primeiras imagens foram suficientes para envolver a marca Dove numa nova polêmica com acusações racistas à mistura. Na publicidade concebida para as redes sociais, uma mulher de pele negra despe uma t-shirt castanha e no seu lugar aparece outra mulher, de t-shirt e pele claras. Que, por sua vez, dá origem, a uma terceira mulher, desta vez com traços asiáticos.
As críticas de que a marca de cosmética, em especial de produtos de banho, estaria a querer passar a imagem de que com o seu gel de banho as mulheres ficam com um ar mais branco e lavado não se fizeram esperar e a publicidade passou a ser acusada de potenciar o racismo.
PÚBLICO -
Foto
Já em 2011, a marca fora acusada de discriminação racial com outra publicidade em que usava três mulheres, uma delas de pele mais escura. Na altura, promovia um gel de banho que prometia uma "pele mais bela em apenas uma semana". O problema é que por cima da mulher de cor de pele mais escura aparecia a palavra "before" e da mais clara a palavra "after".

               Morre mais uma criança
                 da Creche de Janaúba



 Um menino de 5 anos, que morreu na madrugada desta segunda-feira, é a nona vítima fatal do incêndio em uma creche de Janaúba, no norte de Minas Gerais. Matheus Felipe Rocha Santos estava internado no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, para onde foram levadas as vítimas em estado mais grave. Com a morte de Matheus, chega a 11 o número de vítimas da tragédia: nove crianças e dois adultos. Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, outras 23 pessoas continuam internadas — 19 delas são crianças de 3 a 6 anos.



                  Entre as crianças que ainda estão internadas, gera mais preocupação entre os médicos os casos de uma menina de 4 anos e de um garoto de 5, que tiveram 80% do corpo queimado; de um menino de 4 anos que respira com a ajuda de aparelhos porque teve queimaduras nas vias aéreas; e de uma menina de 3 anos que está internada na UTI neonatal por ter inalado muitos gases após o incêndio.


                    Também demanda atenção o caso da assistente de professora Jéssica Morgana Silva Santos, de 23 anos. Ela está internada na Santa Casa de Montes Claros, onde respira por aparelhos e trata queimaduras em 80% do corpo. Os demais pacientes, segundo boletim médico divulgado pelos bombeiros às 7horas de hoje , têm quadro clínico estável.


Foi só ele pensar em ser presidente
  e a cotação de João Dória já caiu



                  Na primeira pesquisa do Datafolha após a intensificação de sua articulação visando a candidatura presidencial do PSDB em 2018, o prefeito de São Paulo, João Doria, despencou quase dez pontos percentuais na aprovação de sua administração.
                 Segundo o levantamento, o tucano tem 32% de aprovação, 26% de rejeição e 40% de avaliação regular entre os paulistanos. Há quatro meses, Doria pontuava 41% de ótimo/bom, 22% de ruim/péssimo e 34% de regular. Pela primeira vez, a avaliação regular supera a positiva desde que sua gestão começou, em janeiro.
                Com margem de erro de três pontos para mais ou menos, entre os 1.092 entrevistados de 4 a 5 de outubro, a curva é francamente desfavorável ao prefeito: fora do empate técnico em todas as simulações.