Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Porto Alegre pode ficar sem Copa


                          Novo Beira-Rio será inaugurado dia 5 de abril, mas está ameaçado
       Na última sexta-feira, no retorno de minha viagem ao Sul, registrei aqui no blog a minha preocupação com Porto Alegre, em relação à Copa do Mundo. Deixei claro que estava duvidando que tudo estivesse pronto na capital gaúcha até o começo do Mundial. E registrei que não me agradavam as condições do Beira-Rio, com muita coisa por fazer em seu entorno.  
       Agora, estoura a bronca, com a Fifa exigindo estruturas temporárias no estádio, que custariam cerca de R$ 30 milhões. O Inter diz que seu estádio está pronto para jogos de futebol, e que não gastará mais nada para que a Fifa libere o Beira-Rio. Um projeto de lei foi protocolado pelo governo, prevendo isenção de ICMS para as empresas gaúchas que se prontificarem a bancar as tais "estruturas temporárias". Mas o projeto precisa ser aprovado pela Assembléia Legislativa, e o  governo não conseguiu um acordo de lideranças.
        Na manhã de hoje, o prefeito José Fortunati afirmou categoricamente que Porto Alegre poderá não sediar a Copa: "Se o projeto não for votado, não teremos Copa em Porto Alegre. Não teremos como buscar recursos. Não tem plano B, não tem plano C e não tem plano Z. Está nas mãos da Assembléia" - disse Fortunati, profundamente irritado.
         A última esperança é que o tal plano seja aprovado amanhã. E na quarta-feira, o vice-prefeito Sebastião Melo irá ao Rio para uma reunião com o COL, quando o assunto será tratado. Que bronca feia, hein ?
                        Está justificada a preocupação que eu trouxe de Porto Alegre.

Será a volta da tradição ?


       As quatro forças mais tradicionais do futebol paranaense vão decidir o Campeonato Estadual. Coritiba, Atlético, Londrina e Maringá há muitos anos não se encontravam numa fase decisiva do nosso campeonato. A velha tradição estaria voltando a predominar no nosso futebol ?
       A dupla Atletiba tem figurado em seguidas decisões estaduais, mas a presença de Maringá e Londrina pode significar que o Interior está voltando a acender a rivalidade Norte x Sul. Maringaenses e londrinenses somados têm seis títulos conquistados. Eles possuem portanto razoável tradição.
       O Londrina esteve pela última vez numa final paranaense em 1994, quando perdeu para o Paraná Clube. O Tubarão havia ganho o título de 92, de 81 e de 1962. Já a Cidade Canção não disputa uma decisão desde 1981, quando perdeu o título para Londrina. Porém, os maringaenses haviam sido campeões em 1963, 64 e 77, com o Grêmio de Esportes Maringá.
        Acho muito bom para o nosso futebol que tudo isto esteja ocorrendo. Comparando aos grandes centros, seria como uma final entre Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos, em São Paulo. Ou Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, no Rio de Janeiro.

Renato Aragão volta para o hospital

       Agora por causa de uma infecção urinária, o humorista Renato Aragão está de novo internado no Hospital Barra d'Or, na Tijuca. Ele estava se recuperando bem do infarto sofrido na semana passada, mas o novo problema agrava sua situação. Os médicos dizem que o quadro é estável, mas o conhecido Didi chora e não esconde que está com medo de morrer.

Será que o avião caiu mesmo ?

             Pra mim, o mistério continua. As declarações do primeiro ministro da Malásia, Najib Razak, e a mensagem oficial da Malaysia Airlines  não me convenceram. Parecem mais uma necessidade de dizer alguma coisa ao mundo, que está cobrando respostas para o sumiço do Vôo MH370, no dia 8 de março. Não há nada de concreto, por enquanto. É tudo obtido no campo das suposições e das conclusões mais prováveis. Eles estão afirmando que o avião caiu no Oceano Índico, para desespero dos parentes dos passageiros, como se vê na foto abaixo. Mas de real mesmo, ainda não se viu nada.
              Vamos ver se, talvez ainda hoje, alguns dos objetos que têm sido vistos boiando possam ser resgatados e analisados, para que se saiba se são realmente pedaços do avião. Hoje na China, a hipótese mais comentada é de que algum problema tenha incapacitado a tripulação de comandar o vôo, e que o avião tenha permanecido voando atém ficar sem combustível. Mas é apenas mais uma teoria.  
   

As ruas de Londrina e seus problemas

      Hoje fiz a minha caminhada pelo centro da cidade, por volta do meio-dia. E foi muito bom andar por uma hora e meia. Problemas a parte, nossa Londrina é linda, cheia de vida e cheia de gente por todos os cantos. Andei pela Higienópolis, atravessei todo o Calçadão e voltei pra casa descendo a Souza Naves. Tudo ao passo de passeio, sem caminhada forçada, para o pezinho não reclamar.

                               
      É realmente muito gostoso caminhar por Londrina, mas a gente tem que estar preparado para enfrentar dois problemas sérios. Primeiro, são as constantes subidas e descidas, que tornam a caminhada muito mais cansativa. Mas o pior são as nossas calçadas. Em boa parte, o piso do Calçadão está muito esburacado. É fácil torcer o pé por lá, se a gente não estiver ligado. E mesmo nas outras avenidas temos calçadas irregulares. É bom ter árvore por todos os cantos, mas suas raízes deformam o calçamento, que fica extremamente perigoso.
       Mas foi muito legal. Amanhã vou de novo.