Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 11 de junho de 2016

Hamilton é pole  no Canadá


            Em mais uma tarde de domínio da Mercedes na F1, o britânico Lewis Hamilton garantiu neste sábado a pole position do Grande Prêmio do Canadá, que será disputado em Montreal, amanhã às 15 horas. Na segunda posição larga seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, líder do campeonato.
         Foi a quarta pole de Hamilton no ano. Além da liderança deste sábado, o piloto britânico largou na frente na Espanha, na Austrália e no Bahrein.
         Na terceira posição vai largar Sebastian Vettel, da Ferrari, que luta para se aproximar dos líderes da competição. Kimi Raikkonen, também da escuderia italiana, ficou com a sexta posição.
          O brasileiro Felipe Massa, da Willians, conseguiu chegar ao Q3, mas começa a corrida deste domingo na oitava posição. Felipe Nasr, que corre pela Sauber, teve que se contentar com a 20ª colocação, largando à frente apenas do indonésio Rio Haryanto, da Manor.
Londrina vence num jogo esquisito


                            Com mais de 7 mil pessoas no Estádio do Café (6.026 pagantes), o Londrina conseguiu uma vitória importante na Série B Nacional, derrotando o Vila Nova de Goiânia por 1 a 0. Mas foi um jogo esquisito, marcado inclusive pela anulação de um gol de penalti do Tubarão, por causa de uma nova regra que ninguém no estádio (nem mesmo a imprensa) conhecia.

                           O londrinense Rondinelli cobrou o penalti e fez o gol, mas o árbitro anulou o lance, porque Jô havia invadido a área. E o que foi ainda mais curioso: aplicou um cartão amarelo no jogador do Tubarão e apontou falta em favor do Vila Nova, mantendo o jogo em zero a zero.

                           Técnicamente, foi mais um jogo ruim. E até a vitória foi construida de forma estranha. Por volta dos 30 minutos do segundo tempo, o técnico Tencati tirou Keirrison, que era a maior esperança de gol, e colocou o veterano Itamar. A vaia da torcida foi grande.  Mas era o dia de sorte do treinador, porque no seu primeiro lance, Itamar marcou de cabeça o gol que decidiu a partida. Tencati então "partiu pra cima" da torcida, esbravejando em direção as arquibancadas, enquanto seus auxiliares tentavam acalmá-lo para evitar um problema maior.

                        O fato é que, trilhando caminhos esquisitos, o Londrina ganhou mais três pontos, mantendo-se entre os dez primeiros do campeonato. Pior foi o Paraná Clube, nosso outro representante no torneio, que levou 5 a 1 do Náutico, em Pernambuco.

                         
A visita do Rei a Londrina




                    Roberto Carlos  atraiu alguns milhares de fãs e admiradores, inegavelmente em sua maioria mulheres dos 50 anos para cima, ao show que fez na última quinta-feira  no Ginásio de Esportes Moringão, em Londrina. Fez um show redondinho, daquele jeito que se assiste pela televisão anualmente no Especial RC da TV Globo, com o repertório já conhecido, mas ao vivo. Coisa que todo bom apreciador da música brasileira deve fazer: não se pode morrer sem assistir a uma apresentação do rei.


Neve chegou mais cedo !



                   Gramado, na Serra gaúcha, registrou neve granular na manhã desta sexta-feira. Faltando dez dias para o inverno, foi possível observar alguns flocos no Lago Negro. O registro foi feito por Rafael Arruda. Segundo a MetSul Meteorogia, a mínima registrada na cidade hoje foi 1ºC. 

                   Nessa madrugada, a menor temperatura do Estado foi registrada nos Campos de Cima de Serra, onde em Vacaria fez -6,3ºC. Bom Jesus, Canela, Caxias do Sul, Santa Rosa e São José dos Ausentes foram algumas das cidades que tiveram marcas abaixo de zero. Em Porto Alegre, a mínima registrada foi de 3°C. A previsão é de que a temperatura caia ainda mais no RS no final de semana.
É muito futebol, não é  mesmo ?



                       Menos mal que a temperatura esteja tão baixa, convidando a gente pra ficar em casa, com o aquecedor e a televisão ligados. Porque tem futebol o dia inteiro. A  bola não para de rolar por todo o mundo. 

                        O sábado já começou com Suiça x Albânia pela Eurocopa, com vitória dos suiços por 1 a 0. Em cobrança de escanteio da direita, o goleiro Berisha saiu muito mal e deixou que o zagueiro Schar o antecipasse e cabeceasse para o fundo do gol, como mostra a foto.



Mas continue colado na sua tv, porque agora às 13 horas já teremos mais Eurocopa, com País de Gales x Eslováquia. E às 16 horas o jogão Inglaterra x Rússia.

Porém,  no meio da tarde, aproveite para tomar um sol no Estádio do Café e dê uma força ao time do Londrina, que enfrenta o Vila Nova de Goiania.  Ainda pela Série B, temos neste sábado mais  seis partidas: Náutico x Paraná Clube, Brasil de Pelotas x Tupi, Avaí  x Joinville, Atlético Goianense x Vasco, Bragantino e Paysandu  e Luverdense x Ceará. 

Pela Copa América Centenário, dois jogos à noite: Estados Unidos x Paraguai, às 20 horas,  e Colômbia x Costa Rica, às 22 horas.

E o Brasileirão também será movimentado em sua Série A, neste sábado, com dois jogos à tarde (Ponte x Chapecoense e Inter x América Mineiro) e mais dois à noite (Flu x Grêmio e São Paulo x Atlético Paranaense). 

EUROCOPA
Messi é Messi. O resto é resto !




                             O desempenho estava longe de empolgar, embora a Argentina vencesse o Panamá por 1 a 0, mas bastou o atacante Lionel Messi entrar em campo para mudar a seleção alviceleste. Ele fez três gols, em um deles colocou a bola no ângulo, e ajudou o placar final a terminar em 5 a 0, na noite deontem, no Soldier Field, em Chicago, nos Estados Unidos, pela segunda rodada do grupo D da Copa América Centenário.

                          Com o resultado, a Argentina soma seis pontos e já está classificada para as quartas de final do torneio, dependendo de apenas um empate na última rodada contra a eliminada Bolívia, em Seattle, para confirmar a primeira colocação do grupo.
                            Chile e Panamá, cada um com três pontos, jogarão entre si em busca da última vaga. Quem vencer avança. Empate dará a vaga aos chilenos. 
                            Na primeira partida da noite de ontem, o Chile precisou que o árbitro inventasse um penalti aos 52 minutos do segundo tempo para derrotar a Bolívia por 2 a 1.