Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Seleção chega à Londres



                       Depois de uma semana em Teresópolis, a Seleção Brasileira chegou a Inglaterra. Nesta segunda-feira, às 8h55m no horário local (4h55m no fuso de Brasília), 20 dos 23 convocados de Tite para a Copa desembarcaram em Londres, base para as próximas duas semanas de preparação antes da viagem para a Rússia. Do aeroporto de Stansted, onde chegou o voo fretado pela CBF, o grupo seguiu direto para o centro de treinamento do Tottenham. Os atletas tomaram café da manhã e realizaram exames de controle de doping com delegados da Fifa.

                      O grupo de jogadores só não está completo porque os três finalistas da Liga dos Campeões - Marcelo e Casemiro, campeões com o Real Madrid, e Roberto Firmino, vice com o Liverpool - só devem se apresentar na quarta-feira. Os demais atletas vão a campo nesta segunda, em atividade programada para 13h (de Brasília). O restante da semana tem previstos treinos em dois períodos, sempre com uma entrevista coletiva para na parte da tarde.

                     A estrutura que será usada pela Seleção neste período em Londres é uma das mais modernas da Europa. Inaugurado em 2012, o CT fica na região de Enfield, cerca de 30 quilômetros ao norte do centro da cidade. Foi construído em uma área de mais de 300 mil metros quadrados e tem 15 campos de grama natural, academias, salas de preparação física e um grande ginásio de grama sintética. Um hotel foi construído recentemente e será estreado pelos brasileiros.

                        O grupo treina no local até sexta-feira, quando viaja para Liverpool para o amistoso contra a Croácia, no domingo. Depois, mais uma semana de trabalhos em Londres até nova viagem, desta vez para Viena, onde a Seleção encara a Áustria no último teste antes da estreia na Copa. No Mundial, o primeiro jogo será contra a Suíça, em Rostov-on-Don, dia 17 de junho, às 15 horas (de Brasília).
Homem-Aranha africano
ganha cidadania francesa


                                   Presidente francês, Emmanuel Macron, encontrou nesta segunda-feira o malinês Mamoudou Gassama, de 22 anos, que escalou um prédio em Paris, para salvar menino (Foto: Thibault Camus/Reuters)

                    O imigrante malinês de 22 anos, que escalou um prédio no norte de Paris para evitar a queda de um menino, ganhou a cidadania francesa. Mamoudou Gassama, que chegou à capital francesa em setembro, encontrou-se nesta segunda-feira com o presidente Emmanuel Macron (foto).

                   “É um ato excepcional, e por isso, a partir de hoje, todos seus documentos serão regularizados e vamos dar início a um processo para que você possa obter sua cidadania francesa”- afirmou o presidente francês. “Você se tornou um exemplo para muitas pessoas, é normal que a nação demonstre seu reconhecimento”- completou.

                      Macron vem sendo duramente criticado por endurecer a política em relação aos imigrantes ilegais, favorecendo as expulsões. O presidente francês anunciou ainda que Gassama irá integrar o corpo de bombeiros.

                       No sábado (27), Mamoudou Gassama, que vive em um abrigo, escalou quatro andares com as mãos e evitou a queda do menino de 4 anos da sacada de um prédio, no 18° distrito de Paris.  O vídeo que registou o salvamento viralizou. As imagens mostraram que ele só precisou de cerca de 30 segundos para escalar os quatro andares apenas com a força dos braços.

                    Mamadou Gassama disse que agiu sem pensar, “porque se tratava de uma criança e ele gosta muito de crianças”, de acordo com a Rádio França Internacional. Ele diz não ter avaliado o risco. “Ouvi as buzinas, os carros em volta buzinarem, atravessei a rua para salvá-lo e graças a Deus consegui”, declarou. Ao jornal “Le Parisien”, o imigrante malinês disse que “vai à academia, corre com frequência e joga futebol”.
Preço da gasolina não é
 problema dos caminhoneiros !

                 Alguns grupos de WhatsApp passaram a circular notícias falsas de que os caminhoneiros em greve haviam pedido redução no preço da gasolina, o que tem  confundido a população. Os grevistas garantem que em nenhum momento mudanças no preço ou isenção de impostos sobre a gasolina entraram na pauta de negociação da categoria com o governo federal. Tanto é que entidades aprovaram as medidas anunciadas pelo presidente Michel Temer na noite de domingo — e que sequer mencionavam a gasolina.
                   " A categoria tem uma pauta muito clara e específica que vem sendo cobrada nos últimos anos: a isenção do eixo suspenso nos pedágios de rodovias e a isenção de Cide e Pis/Cofins sobre o óleo diesel. Em nenhum momento a gasolina entrou nas negociações" — afirma André Costa, presidente da Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul (Fecam-RS), que representa cerca de 90 mil motoristas daquele  Estado. 
Gás de cozinha
       está acabando


                  A greve dos caminhoneiros — que chega a seu oitavo dia nesta segunda-feira — afetou a distribuição nacional de gás de cozinha (GLP), zerando os estoques dos postos revendedores em todo o País. Segundo o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), Sergio Bandeira de Mello, o produto está retido nas estradas.
Li este comentário de David Coimbra, no jornal ZeroHora de hoje:
                  "Essa greve começou com o apoio de todos, porque todos sofrem com o aumento dos combustíveis. Mas, apesar de o governo ceder, a greve não acabou e, agora, todos sofrem com o desabastecimento, mais até do que com o combustível caro."
     Quem diria ! Dupla 
      Fla-Flu na liderança

            Com os resultados da sétima rodada, o Flamengo voltou à liderança do Brasileirão. E trouxe com ele o rival Fluminense, que se aproveitou das "pipocadas" do Palmeiras e do Atlético Mineiro e assumiu a vice-liderança. Criticamos os cariocas, mas eles estão sempre por ali. 

                         1º Flamengo 14;  2º Fluminense 13;  3º Atlético Mineiro 13;  4º São Paulo 13;  5º Grêmio 12; 6º Corinthians 11;  7º Palmeiras 11;  8º Inter 11;  9º Sport Recife 11;  10º Cruzeiro 10;  11º América Mineiro 10;  12º Botafogo 9;  13º Vasco 8;  14º Vitória 8;  15º Bahia 8;  16º Santos 6;  17º Atlético Paranaense 6;  18º Chapecoense 6;  19º Ceará 3 e  20º Paraná Clube com 3 pontos.


E viva o Sol !


                       Que bom que o tempo em Londrina volta a ficar mais quente. A segunda-feira  começou aquecida na região, com mínima de 15º C. E o sol vai predominar durante o dia, podendo chegar na máxima de 25ºC no período da tarde. Não há previsão de chuva para os próximos dias. 

                  Mas muito cuidado, porque esta falta de umidade pode causar problemas respiratórios, além de ressecamento da pele. Tome bastante água.