Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Parece que o homem "faz milagres" mesmo

         Ironizei há poucos dias aqui no Blog, a valorização da figura do "diretor de futebol remunerado", que vários times estão utilizando. Coloquei em dúvida a validade de mais um gasto por parte dos clubes, que sempre se mostram "quebrados".  Mas parece que este Alexandre Mattos, que o Palmeiras contratou, é realmente capaz de revolucionar uma agremiação.
         O Palmeiras, que há muito tempo vinha se arrastando e tropeçando na notória incapacidade de seus dirigentes, conseguiu em apenas uma semana se tornar um clube ativo, contratador e disposto a montar uma grande equipe. Na verdade,  Mattos (que já está sendo chamado de "Mittos" pela sempre bajuladora imprensa paulista) já vinha trabalhando por baixo dos panos, porque ainda tinha contrato com o Cruzeiro. Mas agora está liberado e já assumiu oficialmente o seu lugar no Palmeiras. E chegou com tudo.
          De cara, dispensou seis: Bruno, Lúcio, Weldinho, Wesley, Felipe Meneses e Mazinho.  E aí começou a contratar. Impôs até duas apostas pessoais, trazendo Vitor Hugo e Andrei Girotto, do América Mineiro. e foi atrás de alguns jogadores sonhados pela torcida palmeirense. O veterano Zé Roberto confessou que está vindo para o clube, por causa de Alexandre Mattos.
           Mas já deu mostras de ser esperto demais para o meu gosto. Esta de incentivar Arouca a entrar na Justiça contra o Santos, não foi coisa de gente bem intencionada.
          Mas foram 14 reforços e outros tanto dispensados.  O homem resolve mesmo.  Vou até colocar esta fotinha dele no Blog.

Vida do Londrina começa a se agitar

         Com o primeiro amistoso do ano chegando, e também com a proximidade do Campeonato Paranaense, o Londrina aumenta as suas atividades e começa a ocupar espaços maiores junto a mídia da cidade. Hoje, por exemplo, surgiram duas notícias importantes. A primeira é de uma parceria do clube com o Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (CAPC), uma entidade que pretende atender gratuitamente 600 pacientes com a doença, e que é presidida pelo urologista Celso Fernandes Júnior. Pelo acordo, o Tubarão destinará ao CAPC)  5% da renda dos jogos que disputará em casa, já a partir deste amistoso de domingo próximo, com o  Cruzeiro, bicampeão nacional. Que bom ver o Londrina não apenas querendo ser ajudado, mas também ajudando a quem precisa.
        E a segunda notícia confirmada nesta quarta-feira é a volta do centroavante Arthur (foto), que estava emprestado ao Flamengo. Ele fracassou no clube carioca, mas costuma se sair bem no Tubarão, já que foi inclusive o artilheiro do time na conquista do título de 2014. Vamos ver se Arthur repete o feito no Estadual que começa no dia 1º de Fevereiro.
         Por outro lado, já existe uma boa expectativa para a partida com os cruzeirenses, prevendo-se um bom público no Estádio do Café. Mas observa-se também, que a torcida não gostou de saber que o Tubarão está perdendo a oportunidade de contratar o zagueiro Cribari, pelos motivos mencionados ontem, aqui  no Blog do Flávio Campos. Pegou mal mesmo, a atitude do técnico Tencati, que exigiu que Cribari se submetesse a testes técnicos, mesmo sendo um jogador de nível internacional. Esse assunto ainda deve render muito pano pra mangas.

   ELAS ESTÃO CHEGANDO ......(16) 
   MYLLA É A RAINHA DA RENASCER

           Se depender da "saúde" de sua rainha de bateria, Mylla Ribeiro, a Escola de Samba Renascer de Jacarepaguá vai fazer outro bom carnaval. A linda personal trainner está em plena forma e vai levantar a Marquês de Sapucaí.
           A Renascer é uma escola relativamente nova. Foi fundada em 1992, estando portanto com 22 anos. A "vermelho e branco" tem sua sede no bairro Tanque, e no carnaval de 2015 entra com o enredo "Candeia, Manifesto ao povo em forma de Arte !"
          




         Faltam apenas duas rainhas de bateria pra gente fechar esse pré-desfile aqui no Blog. Estácio de Sá e Unidos de Padre Miguel vão completar a apresentação, nos próximos dias. Aguardem 

 


       Muito interessante a abordagem da Folha de Londrina de hoje, ao problema dos "orelhões".  É mesmo impressionante com diminuiu o uso destes aparelhos. Todo mundo tem celular, ninguém quer saber de orelhão. Entretanto, se um dia eles desaparecerem de vez,  ainda iremos sentir muito a sua falta.

Tito Madi e sua "Gauchinha Bem Querer"

      O Brasil inteiro, inclusive eu, acreditava que a música "Gauchinha Bem Querer" tivesse sido feita por um compositor gaúcho.  E eu até já sabia até cantar esta canção, quando fiquei sabendo que o seu autor era o paulista Tido Madi, que nasceu em Piraju e hoje está com 85 anos. 
         Tito era um ótimo cantor de voz mansa e romântica. E também um inspirado compositor. Fez belas canções. São músicas conhecidas, mas poucos sabem que elas foram escritas por Tito. Como "Cansei de Ilusões, "Sonho e Saudade", "Balanço Zona Sul", "Gauchinha Bem Querer" e "Chove Lá fora", que foi o seu maior sucesso: "A noite está tão fria/  Chove lá fora/ E esta saudade enjoada/ Não vai embora ..."   Wilson Simonal e Roberto Carlos gostavam de gravar as canções de Tito Madi.
        Chauki Maddi é seu nome de batismo, mas o Pais inteiro só conhece o romântico Tito Madi. Tive a felicidade de visitar sua boate, no Rio de Janeiro, em companhia de dois amigos que já nos deixaram: Armênio Fernandes e Luis Edmundo Samartano. Naquela noite, quando os dois disseram ao Tito Madi que eu era gaúcho, ele me presenteou com uma belíssima interpretação de "Gauchinha Bem Querer", que ele compôs após uma longa temporada em Porto Alegre. Provavelmente, alguma paixão que ele deixou por lá. E é esta verdadeira declaração de amor que nós curtimos agora.

Quase não acreditei, quando vi esta postagem feita pelo amigo Josias Martins no Facebook. Cá pra nós, foi muita cara de pau dele, não foi mesmo ?   Mas no Face vale tudo mesmo !