Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Futebol de "pernas de pau"

                Fiquei com dó do pessoal das emissoras de rádio de Londrina, que teve que ir até Toledo para assistir ao jogo do Tubarão com o Toledo, uma verdadeira pelada de pernas de pau. Jogo sem gols. A bola não entrou nem na cobrança de um penalti, executada pelo centroavante Guilherme, do Toledo, que acertou a trave. A maior parte dos 752 torcedores que estavam no Estádio 14 de Dezembro foi embora antes do final. Foi um dos piores jogos do Campeonato Paranaense até aqui, pelo que nos contaram os companheiros que lá estiveram. Renda de R$ 13.510. Nem merecia mais. Os dois times estão entre os últimos, junto com Paranavaí e Iraty.

****** Em Iraty, mesmo jogando com um homem a menos durante quase todo o segundo tempo, o bom time do Atlético meteu 3 a 0 no horroroso Iraty. O uruguaio Ligüera (que bom jogador, hein ?) fez mais um gol. Ricardinho e Bruno Mineiro marcaram os outros dois.
                                            Olha a festa do Cianorte em Paranavaí
 ****** Mas bom mesmo é o Cianorte, que ganhou outra partida fora de casa e segue invicto. Hoje, a vítima foi o Paranavai, que levou 3 a 0. Henrique fez dois gols e é o artilheiro do campeonato com sete. O outro foi de Ligger. E o Paranavaí despenca cada vez mais, rumo ao rebaixamento.

****** Deu zebra em Arapongas. Num jogo de cinco penaltis marcados pelo árbitro Paulo Roberto Alves Junior, o Operário ganhou de virada do Arapongas, por 2 a 1. Baiano (2) e Edu Amparo, todos de penalti, marcaram os gols. E cada um deles ainda perdeu outro penalti.

Não sobrou nada do Ouro Verde

              Na parte interna do Cine Teatro Universitário Ouro Verde não sobrou nada. O incêndio desta tarde só deixou as paredes externas, que ainda correm o risco de desabar a qualquer momento. O fato é que o mais importante teatro do Norte do Paraná, que na inauguração tinha capacidade para 1.500 pessoas, foi totalmente consumido pelo fogo, que começou por volta das 16 horas e ainda tem pequenos focos.

              O Ouro Verde, inaugurado em 1952, é tombado e pertence à Universidade Estadual de Londrina. Os maiores nomes da música e das artes cênicas do País, mostraram seu talento nesta casa que era uma referência em Londrina. Vai fazer imensa falta.

Mengo vence na volta de Wagner Love

            O Flamengo venceu o Nova Iguaçu, esta tarde em Macaé, por 2 a 0, com gols de Deivid e Renato Abreu. A partida marcou oficialmente o retorno de Wagner Love, que saiu de campo aos 42' do segundo tempo, muito aplaudido pela torcida.

 Mais dois jogos foram disputados agora à tarde pelo certame carioca. O Resende derrotou o Madureira, por 2 a 1, enquanto o Duque de Caxias perdeu em casa para o Volta Redonda, por 3 a l.

Falcão e Cerezzo empatam

                Na comemoração dos 80 anos do maior clássico baiano, Vitória e Bahia frustaram a torcida, ficando no zero a zero. Paulo Roberto Falcão estreou como técnico do Bahia, mas não conseguiu manter o embalo de cinco vitórias seguidas, e apenas empatou. Já o Vitória de Toninho Cerezzo até tentou chegar a vitória no segundo tempo, mas também não conseguiu marcar.

Corinthians faturou o São Paulo

        Com um gol de Danilo(foto), aos 21 minutos do 1º tempo, o Corinthians derrotou o São Paulo por 1 x 0, no clássico Magestoso. Choveu bastante no Pacaembu e, ao final do jogo, a torcida alvinegra cantou "o freguês voltou", festejando muito o resultado e a obtenção da liderança.  O londrinense Jadson perdeu um penalti, jogando fora a chance de empate para o Tricolor.

*****   Nos outros jogos de agora à tarde pelo Paulistão, o Guarani derrotou o Paulista, em Campinas, por 2 a 1, e o Oeste, jogando em casa, venceu o Guaratinguetá, pelo mesmo placar.

Fogo destroi Cine Teatro Ouro Verde

                      Uma tragédia: o Cine Teatro Ouro Verde, um dos prédios mais importantes de Londrina, está sendo consumido pelo fogo. Muita gente, cinco carros de bombeiros e a lamentável confirmação de que o teatro está sendo consumido rapidamente pelo fogo. Os motivos da tragédia e as suas consequências já podem ser dimensionadas, pela importância do Ouro Verde para a cidade. Há risco de desabamento total, e os prédios vizinhos também correm risco. Tomara que logo possamos tranquilizar a todos.

A estranha morte de Whitney Houston

              A cantora pop Whitney Houston, de 48 anos, foi encontrada morta, ontem num quarto do Beverly Hills  Hotel, em Los Angeles. Vou esperar um pouco mais para comentar sobre a possível causa, já que até agora as razões da morte não estão esclarecidas. Alguém que vendeu mais de 200 milhões de discos não pode simplesmente aparecer morta numa banheira ou no chão de um quarto de hotel. Podem esperar que vai rolar muita coisa neste caso. Por enquanto, só me resta lamentar o desaparecimento de uma artista de tamanho brilho. Que pena !

Falcão x Cerezzo na Bahia

              O clássico Ba-Vi de hoje à tarde no Estádio Metropolitano de Pituaçu, em Salvador, tem grandes atrativos. Além da grande rivalidade, e da briga pela classificação no primeiro turno do Estadual, teremos o reencontro de  dois ex-craques da Seleção Brasileira: Falcão e Toninho Cerezzo. O Bahia promoverá a estréia de Falcão no comando técnico, enquanto Cerezzo é o treinador do Vitória. Os dois estiveram juntos na famosa Seleção da Copa de 82.

               Ainda bem que terminou a greve da Polícia Militar da Bahia, porque a partida é sempre tensa e muito disputada.  Este é o 425º confronto da história entre os dois clubes. O Bahia está com 16 pontos ganhos e o Vitória tem 12 pontos. O lider do certame é o Bahia de Feira, que tem 18 pontos.
               Nos dois times, muitos jogadores conhecidos, como Coelho, Zé Roberto e Souza, pelo Bahia, e Lucio Flávio, Dinei e Neto Baiano pelo Vitória.
                Os torcedores dos dois times estão convocados para irem ao Pituaçu vestindo branco. A pretensão é de que este seja o Ba-Vi da Paz.

Meu Pelotas ganhou de novo

          Incrível é a reação que o meu Pelotas está imprimindo no Campeonato Gaucho. Depois de três derrotas nas três primeiras rodadas, até reclamei aqui no blog, temendo um possível rebaixamento. Mas os dirigentes tiraram o técnico Gavião e contrataram Beto Almeida, que já é um velho conhecido do clube. Resultado: nas quatro partidas seguintes, o "Lobão" ganhou três, curiosamente todas por 1 a 0. A última foi ontem à noite (foto), sobre o São José de Porto Alegre, com um gol do zagueiro Marco Thiago, aos 45' do segundo tempo. A torcida explodiu na Boca do Lobo. O Pelotas (de camisa amarela) já está em 5º lugar no Grupo 2, e classificam-se os quatro primeiros.

******  No outro jogo de ontem à noite pelo Gaúchão, o Grêmio goleou o Santa Cruz, por 4 a 1, com gols de Naldo (2), Douglas Grolli e Kleber, descontando Cristiano para o Santa Cruz. Curiosamente, Naldo e Douglas Grolli são zagueiros.

Parabéns, Filhão !

             É dia de abraçar, mesmo a distância, o filho Luciano, que faz aniversário hoje. Um cara muito especial que, a exemplo dos irmãos, só me tem dado alegria. Luciano chegou ontem da Europa, depois de um mês visitando Espanha, França, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Irlanda e Inglaterra.  Matou a saudade de esquiar, e agora volta à vida profissional. Hoje,  está em Curitiba, onde reside. Minhas preces do dia vão pra ele, junto com minha benção e um beijão muito especial. Parabéns, Filhão !