Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bernardinho confirma os 12 para Londres

        O técnico Bernardinho confirmou esta tarde a lista dos 12 jogadores que defenderão o voleibol brasileiro nos Jogos Olímpicos de Londres.  A grande dúvida era o londrinense Giba, que ainda não está totalmente recuperado da cirurgia na canela esquerda, que o deixou seis meses fora da Seleção. Mas, apesar de admitir que Giba não está cem por cento, Bernardinho confirmou sua convocação e garantiu que o atleta estará pronto para jogar na Inglaterra.Será, provavelmente, a despedida de Giba da Seleção Brasileira.
       Os 12 jogadores do time masculino do Brasil serão: LEVANTADORES - Bruninho e Ricardinho; OPOSTOS - Leandro Vissotto e Wallace; PONTEIROS - Dante, Murilo, Giba e Thiago Alves; CENTRAIS - Sidão, Lucão e Rodrigão; LÍBERO  - Escadinha.

Será que aplicaram o golpe no Figuera ?

     Confesso que achei muito estranha a saída repentina de Loco Abreu do Botafogo, bem como o seu ingresso no "pequeno" Figueirense. Mas ninguém falou nada e eu tratei de engolir o caso. Agora, surge a informação de que, após jogar apenas 64 minutos e deixar o campo de maca (sábado contra o Atlético Mineiro), O centroavante uruguaio está com um estiramento de grau um na coxa direita, e ficará fora do time pelo menos nas três próximas rodadas.
      Será que o homem está "bichado" e aplicaram o golpe nos dirigentes do Figueirense ? Teremos que esperar mais uns dias  para saber o que realmente houve.
       Mas fontes ligadas ao Figueira dão conta de que Loco Abreu chegou do Botafogo sem as condições físicas ideais. Se isto é verdade, não deveriam tê-lo contratado e tampouco escalado, sem antes realizar um exame aprofundado.

Vão vender a Seleção inteira ?

       Esse filme eu já vi e tem final triste. Se a CBF não isolar imediatamente os jogadores da Seleção Olímpica, lá na Inglaterra, o time será um fiasco nas Olimpíadas. Afinal de contas, fomos pra ganhar a medalha de ouro que nos falta ou pra vender jogadores ?  
       Ontem na chegada a Londres, o meia Oscar foi direto ao Chelsea, para fazer exames médicos e assinar contrato. Hoje, surge a informação de que Vinicius Prates, empresário do centroavante Leandro Damião, está acertando com o Milan a venda do jogador, que poderá se encontrar com dirigentes do clube milanêz a qualquer momento. Ele seria o substituto de Ibrahimovic, que deixou o Milan para jogar no PSG.  E de quebra,  a Seleção ainda treinou no CT do Arsenal, sob os olhos do treinador do clube dono da casa, Arsène Wenger,  e de toda a sua comissão técnica.
       São coisas que não se pode aceitar. Se Oscar está apto para disputar os Jogos Olímpicos, por que ele tem que passar por exames num clube inglês ? Estamos mais uma vez agindo como caipiras. Não é hora de permitir que os jogadores fiquem negociando contratos e sendo observados por técnicos e empresários europeus.
      Continuem assim, e poderemos ter decepção já no jogo de estréia, contra o Egito. Esperem pra ver.

Festa de 50 anos

      Um orangotango de Sumatra, considerado o reprodutor mais velho da espécie em todo o mundo, comemorou ontem o seu 50º aniversário, num zoológico francês, em Boissière-du-Doré,  onde vive desde 1989. Na foto ele aparece comendo um pedaço do bolo de seu aniversário. O seu nome é Major e ele é pai de 16 orangotangos.
      Major nasceu na selva indonésia, em 1962, e foi capturado quando tinha 7 anos. Atualmente ele vive com três companheiras e quatro filhos. Adora suco de laranja e leite achocolatado. É um cara simpático, não é mesmo ?

Mandela Day


   Mais de doze milhões de crianças de toda a África do Sul cantaram hoje às 8 horas (3 da madrugada aqui no Brasil) um "parabéns pra você" especial, seguido por "we love you, tata" (te amamos, Pai), marcando o 94º aniversário de Nelson Mandela. O "Mandela Day" é uma data reconhecida pela ONU.
       Muitas mensagens de parabéns chegaram a África do Sul. O presidente americano Barack Obama e sua esposa Michelle homenagearam "a sua vontade inabalável, sua integridade e a sua humildade."
       Mandela parece estar bem de saúde. Ele comemora seu aniversário em família, em sua residência de Qunu (sudeste), a aldeia de sua infância, e onde passa a maior parte do tempo. Depois de ter passado 27 anos nas celas do apartheid, Nelson Mandela presidiu o País de 1994 a 1999. Em 2004, retirou-se da vida pública e agora aparece raramente em público, devido a problemas de saúde. Mas continua sendo o maior ídolo sul-africano.

Colégio Londrinense goleia e é lider

        Mesmo levando em conta que o time de Orlândia jogou desfalcado do craque Falcão, a vitória que o Colégio Londrinense obteve ontem à noite, no Moringão, foi altamente expressiva. Que vitória ! Golear o Intelli/Orlandia por 5 a 2 foi mesmo demais. Afinal, a equipe paulista vem comandando a Liga de Futsal 2012 desde o início, e chegou a Londrina como lider do Grupo A da Segunda Fase. Agora, o lider é o time londrinense.

        Diego, Edu, Oitomeia,  Gerson e Kumano fizeram os gols londrinenses. Deives e Ciço marcaram para o Orlândia. Parece que o técnico Roberto Zacouteguy ajeitou mesmo a equipe. Uma pena que o craque Oitomeia (foto), que ontem fez um golaço, está deixando o grupo para jogar no Exterior.

Um lindo encontro, lá no céu

       Hoje quero homenagear um grande amigo, e que foi o responsável maior por eu ter me tornado um jornalista. José Augusto Viegas foi quem descobriu minha vocação. Através dele, cheguei até a Folha de Londrina, onde iniciei minha carreira, em 1971. Ele já estava na Folha há um bom tempo, sempre muito respeitado por sua competência e, sobretudo, por sua imparcialidade. "Paixão é para torcedor, eu sou jornalista" - costumava dizer. Me ensinou muita coisa.
        Zé Augusto transferiu-se anos mais tarde para Campo Grande, onde deu sequência a sua carreira, na TV Morena. E foi lá que ele morreu muito cedo, aos 51 anos, vítima de um enfarto, em 1994. Até hoje sinto saudade da sua presença.
       Mas vejam como as coisas acontecem na vida. Moro no Jardim Petrópolis e, três casas próximas à minha, existe uma casa de apoio aos idosos. Uma ótima casa, por sinal. Pois foi passando por ali diariamente, que eu tive minha atenção despertada para um velhinho que estava sempre ali, quietinho na sua cadeira, apenas esperando o fim da vida chegar. Logo descobri que aquele velho homem era Jayme Viégas, o pai do jornalista Zé Augusto Viegas. Ainda tentei conversar com ele, mas o Mal de Alzheimer já havia tomado conta de sua linda cabeça branquinha. Passei então a conversar com os enfermeiros, que me falavam sobre a situação do seo Jayme. Até que um dia ele sumiu. Perguntei aos atendentes da casa e eles me contaram que ele havia sido internado, porque não estava bem. Rezei por ele.
         Hoje cedo, li no jornal de Londrina que seo Jayme Viégas morreu, aos 95 anos. Estou agora imaginando o reencontro de José Augusto Viégas com seu velho pai. Deve ter sido um lindo encontro. Que estejam em paz !