Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015


A BOA IDÉIA DOS CARIOCAS

       Já vivendo o clima de pré-Jogos Olímpicos 2016, o Rio de Janeiro estará lançando na próxima segunda-feira uma competição que promete ser das mais interessantes. Vem aí os Jogos Cariocas de Verão, que serão lançados numa entrevista coletiva do campeão mundial de surfe, Gabriel Medina, no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador.
       Dezoito modalidades serão movimentadas, nesta competição voltada para atletas amadores, e que será disputada de 21 de fevereiro a 22 de março, em cinco etapas temáticas: Asfalto, Mar, Montanha, Vento e Areia.
        Vou ter que consultar o meu "Livro dos Esportes", de Ray Stubbs, um ótimo presente que ganhei do filho Zé Ivan, há pouco tempo.
        É que devo confessar que nunca sequer ouvi falar de algumas provas que serão disputadas nestes "Jogos Cariocas de Verão", que fazem parte da programação de comemoração dos "450 Anos do Rio".
         Vejam o quadro promocional abaixo e percebam o número elevado de novidades que a competição vai nos trazer.



          E pensar que, enquanto isso, Londrina está deixando morrer os nossos Jogos de Inverno Intersociedades

       AS NOVAS CAMISAS DO BARÇA

      O jornal espanhol "Sport"antecipou hoje o que deverão ser as camisas do Barcelona para a temporada 2015. A grande novidade é que está sendo rompida uma velha tradição, pois o clube não costuma usar listas horizontais em suas camisetas, o que passa a ocorrer agora.  
          Segundo o jornal, a Nike já está fabricando as novas camisas, o que significa que alteração nas listas já foi autorizada pela direção do clube catalão.
          O que se espera é que a mudança coloque o Barcelona como primeiro clube vendedor de camisas em todo o mundo. Atualmente, ele é o terceiro colocado, atrás de Real Madri e Manchester United




   Dracena chega atrasado
    logo no primeiro dia

         Edu Dracena começou mal, no Corinthians. Logo no primeiro, ele já chegou atrasado, alegando que pegou um grande congestionamento na estrada, vindo de Santos para São Paulo. O técnico Tite perdoou o ex-capitão santista, mas não vai promover a sua estréia no amistoso deste sábado, contra o Corinthian-Casuals.

        Tubarão e Foz se preparam com vitórias

    Londrina e Foz do Iguaçu, que vão se enfrentar na primeira rodada do Campeonato Paranaense estão se preparando com amistosos e jogos-treinos. E os dois têm obtido bons resultados.  Mas são fórmulas e maneiras diferentes.
         É claro que o Tubarão, com status de campeão paranaense, está mais "metido", as vezes até bem mais arrogante. E o Foz obviamente, vem com muito mais humildade, querendo sair o lugar obscuro que ele ainda ocupa no futebol do Paraná. Mas, aparentemente está fazendo um bom trabalho e pode surpreender no Estadual.  Eu até diria que o Londrina vai levar muita sorte pelo fato de pegar o Foz na primeira rodada, quando o time lá do Oeste ainda não deverá estar totalmente pronto.  Já os futuros adversários dele deverão encontrar dificuldades muito maiores.
 
            Mas vejam como os comportamentos são diferentes.  Neste meio-de-semana, o Londrina fez mais um jogo-treino  contra o PSTC de Cornélio Procópio, vencendo por 3 a 0, com gols de Allan Vieira (prestem muita atenção nesse cara), Neilson e Arthur. Até aí tudo bem.
           O que eu não gosto neste estilo de trabalho do Tubarão é esta mania idiota (e não encontro outro termo) de fechar os portões para a sua tão fiel torcida, e para a imprensa, o que já passa a ser um desrespeito, pelo que ela faz pelo time e pelo clube.
           Resultado: o Tubarão venceu o PSTC e no dia seguinte não saiu uma foto sequer, em nenhum do jornais da cidade. Que burrice. Quem vai querer patrocinar as camisas de treino do Londrina, se elas não podem ser fotografadas ou filmadas ?
           Já o Foz levou ao Estadio ABC um significativo número de torcedores, que fizeram muita festa, embora se tratasse apenas de um simples amistoso com o FC Cascavel. Não houve cobrança de ingresso, mas cada torcedor levou um quilo de alimento não perecível,  entregue posteriormente à entidades assistenciais da cidade.  Com dois gols de Tiago Henrique, o Foz do Iguaçu venceu por 2 a 1 e a imprensa pode trabalhar a vontade, fazendo fotos como esta que aqui vemos.
SINTO FALTA DE AGOSTINHO ATÉ HOJE
 
             Se eu me dispusesse a divulgar uma lista com meus dez cantores preferidos, é certo que Agostinho do Santos estaria incluído.  Meus sonhos da juventude foram todos embalados por canções suas, como Balada Triste, Meu Benzinho, Manhã de Carnaval, A Felicidade, Minha Oração e tantas outras. Mas duas delas são especiais pra mim: "Estrada do Sol", que eu canto até hoje com meu violão, e "Maria dos meus pecados", que eu escolhi para ilustrar esta postagem. São canções que realmente mexem comigo.





              Agostinho dos Santos morreu tragicamente aos 41 anos, num acidente aéreo ocorrido com o Voo Varig RG-820,  nas imediações do Aeroporto de Orly, em Paris, na França. Era o dia 11 de julho de 1973. Estava no auge de sua carreira. Até hoje sinto saudade deste paulistano notável, que era louco por futebol.  Várias pessoas tem me pedido para incluir Agostinho neste desfile de grandes artistas da música. Entre elas, o amigo Antenor Ribeiro, a quem ofereço esta postagem, que vai também pra todas as Marias do mundo.


          Certamente, a maioria das pessoas que viu esta postagem da amiga Marcia Souza, no Facebook, gostou. O índice de rejeição do Big Brother Brasil é mesmo enorme.
.