Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 27 de agosto de 2016


Os gaúchos estão indo embora ?




                         Como gaúcho que sou, sempre me orgulhei de nossas suas raízes e de nossa cultura, porém, desde a década de 1970, mais pessoas estão deixando o Rio Grande do Sul e preferindo viver em outros lugares do que gente querendo ir pra lá morar. É o que tenho lido na imprensa gaúcha. O motivo é quase sempre o mesmo, a busca por melhores oportunidades de emprego e renda e, consequentemente, melhores condições de vida. O saldo migratório negativo foi de 24,6 mil pessoas no período 1986 a 1991, passando para 39,5 mil entre 1995 a 2000 e atingindo o patamar de 74,7 mil entre 2005 e 2010. Neste último período, cinco das sete regiões do Rio Grande do Sul tiveram redução de população.
                Apenas as regiões Nordeste, da Serra Gaúcha, e Centro Oriental, no Vale do Rio Pardo, cresceram em número de habitantes. Entre 2005 e 2010, a Serra Gaúcha ganhou 21.230 habitantes, e o Vale do Rio Pardo, 2.173. As outras regiões perderam: a Metropolitana de Porto Alegre, 2.572 pessoas; Sudeste, em municípios como Pelotas e Rio Grande, 7.623 habitantes; Centro Ocidental, arredores de Santa Maria, houve perda de 9.170 pessoas.
                     A região  que mais perde população em todo o Estado é o Noroeste do Rio Grande do Sul. Em cidades como Santo Ângelo, Santa Rosa e Ijuí, segundo dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE), teve diminuição de 50.748 habitantes entre 2005 e 2010. Destes, 57% migraram para o Estado de Santa Catarina.
                  Porém, quando se leva em consideração, além do saldo migratório, a população total das regiões, é o Sudoeste do Estado que mais perde nativos. No mesmo período, a região dos municípios de Bagé, Uruguaiana e Santana do Livramento perdeu 4,09% da população.
              Os estados de Santa Catarina e Paraná, por exemplo, que historicamente recebem gaúchos, estão em uma crescente econômica, ao contrário do que acontece no Rio Grande do Sul. 
             Dados da FEE revelam o perfil das pessoas que abandonam o Estado. A maioria está na faixa etária de 20 a 34 anos, 42,3% do total. Quase a metade, 40%, não concluiu o Ensino Médio. É também esta característica da população que faz a região de Caxias do Sul crescer. Com a indústria em crescimento, ela oferece vagas para chão de fábrica, o que atrai este perfil de trabalhador. Na taxa líquida, a região ganha 2,26% da população de baixa escolaridade e perde 0,21% de alta.
                 A região de Porto Alegre ganha população de todas as partes do Estado, porém, também perde para outros. Isto faz com que a taxa populacional esteja no vermelho. Os imigrantes têm baixa escolaridade, 57,5%, mesmo perfil dos emigrantes. E esta é uma característica diferente desta região: o perfil de quem entra e sai é muito semelhante.
                 Já o Noroeste é um caso de região exportadora de cérebros. É a região que mais perde população com alta escolaridade, apresentando taxa negativa de 6,62%. Outro dado curioso é que são pessoas, na sua maioria, com renda a partir de R$ 2.520,00. Este cenário expulsor de pessoas com alta escolaridade e renda pode ser explicado pela característica agrícola da região, com mais oportunidades nesta área que em outros setores.
            Comparando os dados atuais com os períodos de 1986 a 1991 e 1995 a 2000, percebe-se que a população vem reduzindo em todas as regiões. E esta queda também pode estar ligada a redução nos índices de natalidade. No Noroeste - região de onde mais saem pessoas -, o número de pessoas que deixam a região vem diminuindo. Entre 1986 e 1991 houve diminuição de 114 mil habitantes; entre 1986 a 1991, 99 mil; e 57 mil no último período, de 2005 a 2010. Porém, no Sudoeste, vem crescendo a perda de pessoas. Entre 1986 a 1991 foram menos 11.983 pessoas na região, número que passou para 19.886 entre 1995 e 2000, e 27.623 pessoas de 2005 a 2010.
São Paulo apanhou da sua
  torcida e joga amanhã





          A manhã deste sábado foi agitada no CT da Barra Funda. A principal torcida organizada do São Paulo fez um protesto para reclamar da má fase da equipe, que só conquistou uma vitória nas últimas nove partidas disputadas e está somente quatro pontos à frente da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. 

        Centenas de torcedores começaram a se reunir em frente ao CT por volta das 9h e invadiram o local às 11h, acabando com o treinamento. Eles só foram expulsos depois de quase meia hora e então continuaram protestando do lado de fora do CT.
         Michel Bastos e Wesley(foto) foram agredidos e  material esportivo do clube foi roubado (10 camisas de treino, 14 bolas, cinco garrafas e um galão de água). Houve tentativa de invasão ao vestiário, mas seguranças conseguiram evitar o pior. O clube deve soltar nota oficial ainda neste sábado.
                A Drade, delegacia especializada em crimes relacionados ao futebol, ainda não foi acionada para investigar a invasão ao CT. Um investigador, porém, monitora o caso. Ele conseguiu identificar pelo menos um dos invasores. É fato que líderes da principal organizada do clube participaram do protesto. 
                  Os principais alvos do protesto foram o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e o diretor executivo, Gustavo Vieira de Oliveira. Segundo os torcedores, eles foram responsáveis pelo fraco planejamento do segundo semestre. Os principais jogadores da equipe foram vendidos e não houve reposição à altura.
              Vários jogadores também foram alvos de críticas. Os mais visados foram Michel Bastos e Wesley, que acabaram sendo agredidos. Outros, como Lugano, foram poupados, assim como o técnico Ricardo Gomes.
            Com todo esse clima tenso, o São Paulo enfrenta o Coritiba neste domingo, às 16 horas, no estádio do Morumbi, precisando vencer para subir na tabela de classificação.


A misteriosa morte de três
  Brasileiras em Portugal 




              Três brasileiras foram encontradas mortas nesta sexta-feira, na cidade de Cascais, em Portugal. Duas das vítimas são irmãs, nascidas em Minas Gerais: Michele Santana Ferreira, 28 anos, que estava grávida, e Lidiana Neves Santana, 16 anos. Além delas, a outra morta é a capixaba Thayane Milla Mendes, 21 anos, amiga das mineiras.
               De acordo com o jornal português Sol, os corpos foram encontrados em um poço de água, dentro de um hotel para cães e gatos, onde o namorado de Michele trabalhava. Ainda de acordo com o periódico, ele confessou à Polícia Federal o triplo homicídio.
                Ao jornal brasileiro Extra, a mãe das irmãs encontradas mortas, a auxiliar de serviços gerais Solange Santana Leite, 50 anos, afirmou que recebeu a notícia por meio de uma amiga que mora em Portugal e está ajudando com os trâmites burocráticos. Contudo, não foi contatada pelas autoridades locais para informar sobre a morte das filhas.
             "Como você acha que uma mãe estaria ao saber que duas filhas e um neto estão mortos? Estou em choque." É muito difícil — lamentou. Ela contou ao jornal carioca que a filha mais velha estava grávida de três meses e morava há 9 anos em Portugal com o namorado, também brasileiro. 
              No fim do ano passado, porém, havia convidado a irmã para ir morar com ela. Em janeiro a adolescente mudou-se para lá e, pouco tempo depois, a amiga capixaba também. Contudo, no mesmo mês, Solange não conseguia mais falar com as filhas. Na tentativa de achá-las, entrou em contato com o namorado de Michele. Ele teria dito que as três estavam bem e que iriam para Londres.
           "Ele disse que Michele tinha largado o emprego e saído do Facebook para não ser encontrada pela ex-patroa. E eu desconfiei dessa história" — disse a auxiliar de serviços gerais ao Extra.
          Mas, pouco tempo depois do sumiço das jovens, o rapaz retornou sozinho ao Brasil, o que levantou maiores suspeitas da família. Até mesmo o Ministério das Relações Exteriores passou a acompanhar o caso e não encontrou registro de saída das três de Portugal, nem da entrada na Inglaterra. E agora chega a informação de que elas estão mortas.