Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O pau quebrou no treino


  
         Os jogadores Fabinho e Jacio se desentenderam e partiram para a briga, ontem no treino do Operário de Ponta Grossa. O fotógrafo Thiago Terada, do Jornal da Manhã e do Portal Futebol Paranaense, fotografou toda a briga.  E o pior é que aí apareceram o diretor Pedro Henrique Poitevin (membro da LASports)  e o segurança idenficado como "Fabão". Os dois tentaram até quebrar o equipamento do jornalista.
           E' porisso que o Operário estão tão mal no campeonato. Com gente deste nível comandando, só pode estar mal mesmo.

Deixa os bebuns em casa

     Gosto muito do trabalho do companheiro Lúcio Flávio, mas desta vez vou discordar dele. Pra que vender bebida alcoólica no Estado do Café ?  O Londrina, segundo Lúcio, teria entrado com um pedido de liminar na justiça para voltar a vender bebida de álcool no estádio. Que bobagem.
 
        Dirigentes do LEC e a Polícia Militar estão contra a idéia. Bebum no futebol só arruma confusão.
       Outra bobagem seria colocar marca de bebida alcoólica na camisa do Tubarão. Se as coisas estão indo tão bem, para que estragar ?

Non habemus Papa

 
       
           Em boa parte do mundo, sinos marcaram agora há pouco o fim do papado de Bento XVI. Numa cerimônia emocionante, ele se despediu do povo e seguiu de helicóptero para a cidade italiana de Castelgandolfo (foto abaixo).  Ele vai passar os dois primeiros meses de sua aposentadoria na residência de verão papal, um complexo de moradias com jardins exuberantes, uma fazenda e uma vista deslumbrante sobre o Lago Albano.
             Daqui a dois meses, Bento XVI irá então para a sua nova residência permanente, em um mosteiro reformado, atrás da Basília de São Pedro.
             Por enquanto, não temos Papa.   

Uma noite brasileira

      O futebol brasileiro se deu muito bem na rodada de ontem pela Libertadores. Os maiores campeões atuais do País venceram e melhoraram a sua situação no torneio. Sem torcida, o Corinthians  fez 2 a 0 no Millonários, que é talvez a maior decepção da competição, porque entrou credenciado pela boa campanha que fez na Copa Sul-Americana mas não está conseguindo nem empatar. O Grupo 5 acabou ficando fácil para o Timão e para o mexicano Tijuana.
       E o Fluminense, que estava assustado depois da derrota para o Grêmio, ganhou de virada do Huachipato, lá em Talcahuano, no Chile, por 2 a 1. Com um jogo a mais que Grêmio e Caracas, o Flu assumiu a liderança do Grupo 8.
 
                              
 
       No Pacaembu quase vazio, Guerrero e Pato(foto) fizeram os gols corinthianos. Mas foi um jogo ruim, de baixa qualidade.  Lá no Chile, o Huachipato saiu na frente com gol de Rodriguez.  Porém o campeão brasileiro virou na fase final, com Wellington Nem e Wagner marcando.
        Ainda ontem, no Equador, o Boca Juniors se reabilitou, derrotando o Barcelona local por 2 a 1. E o chileno  Deportes Iquique meteu 2 a 0 no Emelec, do Equador. 

Deve vir mais punição por aí

         A torcida do Corinthians não aprende mesmo. Depois de provocar a morte do menino boliviano e fechar os portões dos estádios nos jogos do Timão, eles continuam prejudicando o clube e o futebol brasileiro. Ontem, quatro torcedores alvinegros quebraram as regras, conseguiram uma liminar na Justiça Comun e entraram no Pacaembu para ver o jogo. Certamente, eles achavam que estavam fazendo algo muito bonito.
 
                                
 
        Agora,  até a CBF deverá ser punida pela Fifa, se a Conmebol avisar a entidade máxima do futebol mundial que uma decisão desportiva foi quebrada pela Justiça Comun do Brasil. O País pode até ser suspenso de campeonatos internacionais. Teme-se também que haja uma enxurrada de liminares nos próximos jogos do Timão em São Paulo. E se existe uma coisa que a Fifa não admite é a interferência da Justiça Comun no futebol.
       Ontem, ouvindo uma entrevista do presidente  Mário Gobbi,  fiquei até com pena dele. O homem não sabia o que fazer para tentar impedir que os torcedores usassem a liminar para entrar no Pacaembu. Em determinado momento, Gobbi até indagou: "Por que é que aqueles torcedores tinham que levar sinalizadores lá para a Bolívia ?" 

Semana de muitos cuidados

      A fase está boa mesmo, tudo está dando certo. Tabela muito favorável, atuações honestas dos árbitros, sorte e tudo o mais. Para completar, os jogadores Dirceu e Bruno foram absolvidos ontem, pelo Tribunal da Federação. O Londrina está com o garfo e a faca na mão, só falta se superar tecnicamente e derrotar o Coritiba, domingo no Estado do Café.
       Vejo muita gente animada na cidade, comprando ingressos, camisas e bandeiras. Vamos ter certamente uma grande platéia,  e aí começa a necessidade de cuidados especiais. Todos por aqui estão desacostumados com um grande público no Estádio do Café, e domingo deverá ser diferente. Portanto, é preciso ir mais cedo, porque teremos provavelmente problemas de trânsito, de estacionamento e de filas. Não será igual ao último jogo, quando haviam apenas duas  mil pessoas. Quanto mais gente, mais dificuldades, mais problemas.
 
 
         Estou vendo muito otimismo e também acredito que o Londrina vai jogar bem, até porque a motivação é grande. Só que  as pessoas terão que ir ao estádio acreditando em vitória, sem entretanto deixar de admitir que a derrota pode vir. O Coritiba é forte, tem jogadores mais caros e qualificados. Será provavelmente um adversário muito difícil.  
         Se o Tubarão vencer será muito bom, a cidade vai ficar mais alegre. Mas, se por acaso a vitória não vier, o que não quero ver é aquela choradeira de botar a culpa no juiz e na Federação. E outra coisa que não devemos esquecer: é só um jogo de futebol, nada mais que isso, e a segunda-feira terá a mesma cara, com vitória ou com derrota do Tubarão.  

Chega de "morder" o Sercomtel

        Seria impossível precisar quantas quotas de patrocínio foram distribuídas pelo Sercomtel nestes anos todos. Foi no ano que eu cheguei a Londrina (1964) que o Serviço de Comunicações Telefônicas de Londrina foi criado pelo então prefeito Hosken de Novaes. E até o fim do século foi só crescimento, embora muita gente já estivesse "mamando nas tetas da gorda vaca".  Por volta do ano 2.000, o Sercomtel ainda era uma das 500 maiores empresas do País e a 5ª maior do Paraná.
        Mas nenhuma empresa suporta tanta mordida. Praticamente tudo que Londrina realizou nos últimos 20 anos teve o apoio financeiro do Sercomtel. As artes, os esportes, o futebol, a cultura, os festivais, enfim tudo o que rolou pela cidade foi patrocinado por nossa empresa telefônica, que teve boas, regulares e horríveis administrações.
        Resultado: aí está o Sercomtel vivendo anos de prejuízo. Dizem até que "um dia quebra".  Não chego a tanto, mas é inegável que a situação é delicada.  E ainda existem pessoas ingratas que metem o pau na empresa.
         Ainda há poucos dias, ouvi um empresário (que nem londrinense é) fazer esse tipo de colocação na imprensa: "Tínhamos um contrato com o Sercomtel, mas eles alegam que a situação da empresa está complicada e não estão mais nos apoiando. E o que é que nós temos com isso, se eles estão em má situação ?  O problema é deles".  Pois  muita gente deste tipo está levando o dinheiro do Sercomtel há muito tempo.
        Torço pela recuperação desta empresa que tanto ajudou Londrina. E espero que uma nova etapa predomine na cidade. Chega de "morder" o Sercomtel.

"Pérolas" que o Facebook nos traz

       
       Muito boa esta postagem do primo e amigo Guto Scalassara. Tava na cara que esse pilantra do Pistorius não ia escapar do Facebook