Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Bahia está louco pra "entregar"

               A turma da Zona do Rebaixamento se assanhou com os últimos resultados, e vai tentar uma reação no Campeonato Brasileiro. É que surgiu um novo "trouxa", louco pra se entregar e mergulhar no grupo da degola. É o Bahia, que está caindo de produção justamente numa fase perigosa da competição. Perdeu três partidas seguidas e se aproximou  das últimas posições. É duro levantar um time assim. O desespero bate e cada vez fica mais difícil ganhar.  O Tricolor baiano joga agora com o Corinthians, em São Paulo, e depois recebe o Grêmio, que está jogando bem fora de casa.  Vai ser difícil para o Bahia escapar. Haja despacho em cada esquina de Salvador.
                 E o pior para os baianos, é que Sport, Palmeiras e Figueirense começam a reagir. Os três ganharam no meio-de-semana, sendo que a vitória do Figueira foi sensacional. Ganhar de virada do Inter, dentro do Beira Rio, não é mole não. E os catarinenses terão agora dois jogos seguidos em casa, contra Botafogo e Portuguesa.
                 O Sport Recife joga tudo neste domingo, contra o lanterna Atlético Goianense, em Goiania. Se ganhar, o time pernambucano pode encostar no Bahia. Mas depois terá que enfrentar o São Paulo (em casa) e o Vasco (fora).
                  E o Palmeiras aposta na tradição de time grande, que na hora decisiva sempre tem mais condições de se impor. O time é ruim, mas a camisa é forte. Porém, não pode nem pensar em empatar com o Cruzeiro, em território paulista. Tem que ganhar pra ir pra cima do Inter no Beira Rio.
                 O único que já deve ter parado de sonhar é o Atlético Goianense. É difícil encontrar alguém que ainda acredite que ele se mantenha na Série A.

A interdição da Vila Belmiro

     Não poderia ser de outra forma. Depois do que aconteceu na última quarta-feira,  o estádio da Vila Belmiro tinha mesmo que ser interditado pelo STJD. O zagueiro  Rafael Marques, do Atlético Mineiro poderia ter morrido na "casa do Rei Pelé", porque não existe possibilidade de acesso ao gramado. Lá estava ele desacordado, após um choque com o companheiro Leonardo Silva, e não havia jeito da ambulância entrar no campo. Pode um negócio desses ?
      Felizmente, Rafa Marques aguentou mais de dez minutos sem atendimento e recuperou-se sem problemas. Mas ficou o alerta. O problema foi tão grave que no dia seguinte o Santos já começou a construir um caminho(foto)  que poderá  levar uma ambulância ao gramado, Uma rampa já está sendo concluída.   Não era um problema tão difícil de ser resolvido. Foi relaxamento mesmo.


      Talvez a Vila Famosa já esteja até pronta para o próximo jogo do Peixe em seu reduto, quinta-feira próxima contra o Náutico. Os santistas assumiram a culpa pelo o quer houve na última quarta-feira, mas mesmo assim mereceram esta punição. Um dos mais "sagrados" templos do futebol brasileiro está por enquanto interditado por tempo indeterminado. Um castigo merecido

Parque Arthur Thomas

          Talvez a melhor coisa acontecida em Londrina no último final-de-semana tenha sido a reabertura do Parque Arthur Thomas, localizado na Zona Sul da cidade. Um lugar realmente muito bonito, e que vem lutando há anos para sobreviver sem a devida manutenção. Volta e meia, ele é fechado para recuperação, o que poderia (e deveria) ser evitado com um constante trabalho de conservação. E valeria a pena, podem acreditar.


       O fato é que, depois de três ou quatro meses fechado (a desculpa foi a chuva que caiu em junho), o parque está novamente aberto ao público. A liberação é para 80% local, que ainda precisa de outra melhorias.
       Mas há um aspecto fundamental que quase não é comentado pela imprensa: a segurança. Vou ser sincero. Acho o Parque Arthur Thomas maravilhoso, mas tenho medo de andar por suas trilhas e seus lindos caminhos. Não sinto segurança, no local. E eu conheço muita gente que sente a mesma coisa. Quando é que o parque vai estar policiado de verdade, nos dias em que está aberto, de terça à domingo ?

Um novo jornal em Londrina

       Embora o jornal tablóide "NossoDia" já esteja na 25ª edição, só agora fico conhecendo este novo orgão de imprensa da cidade. Até me surpreendi pela agilidade do produto, que trata de tudo com um jeito bem popular.  Matérias atualizadíssimas, inclusive na área esportiva. Por exemplo: jogos realizados na quarta-feira à noite, já estavam na edição que circulou quinta pela manhã. Muito bom.
        A linguagem é extremamente popular (até demais para o meu gosto) mas tudo é abordado de forma direta, sem muita enrolação. Quem assina como editor-chefe é Luciano Augusto, que eu não conheço pessoalmente.
        O "NossoDia" é impresso a cores e cada edição é datada de quinta a domingo. É vendido por R$0,50.

O fim da novela recordista

       Termina hoje na Globo a "Avenida Brasil", que bateu todos os recordes, em termos de público assistindo novelas em nosso País. Só ontem, mais de 100 mil pessoas viram o penúltimo capítulo, a beira da praia de Copacabana. Uma novela feita para a classe C acabou atraindo gente de todas as classes, misturando críticas e elogios.
       Não vou contar aqui o final da história. Mas será surpreendente. Novas mortes, fugas, perdões e insperadas reconciliações. Só continuo temendo que tanto sucesso determine o surgimento de uma sucessão de novelas violentas como foi "Avenida Brasil".  Eu também acho que foi bom, mas chega de tanta violência e bandidagem.

Certamente uma noite inesquecível

     Quando você não lê as coisas com a devida atenção, acaba perdendo os detalhes mais importantes. Foi o que aconteceu comigo. Li no Londrix que o Pedriali lançaria o livro "A doce vingança do Poeta", mas não observei que o lançamento seria no Cemitério São Pedro, ontem à noite. O livro é uma coletânia de poemas do saudoso Mário José Romangnolli, avô de Pedriali.


      Só hoje fiquei sabendo, pelo Capucho, que o lançamento ocorreu em pleno cemitério, num clima místico,  com tochas iluminando aqui e ali, leitura de poemas , música do grupo Terra Celta e muita gente ligada às artes e ao jornalismo. Perdi um grande 'barato'.

"Perolas" que o Facebook nos traz


     Esta postagem chegou ontem, vinda lá da distante cidade de Bagé, quase na fronteira com o Uruguai. Quem postou foi minha sobrinha Stella Campos de Vasconcellos. É mais uma lição de vida, via Facebook.

As Férias estão chegando


  Com mais de um ano em plena atividade, o BLOG DO FLÁVIO CAMPOS também vai tirar as suas férias. A vida não é só blog, estou com muita coisa por fazer na vida pessoal. Mas, como não aguento ficar longe dos amigos por muito tempo, vou dividir os 30 dias de férias em três etapas de 10 dias. Assim fica melhor. Desta forma cumpriremos a primeira etapa do dia 3 ao dia 12 de novembro, retornando ao "trabalho" no dia 13 do referido mês.