Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Nadal "fugiu" do brasileiro Bruno Soares


             Mas não se empolguem, porque o nosso tenista Bruno Soares(foto) não está tão amedrontador assim.  Na verdade, Rafael Nadal teve que jogar duas partidas seguidas de mais de duas horas cada, e por isto resolveu abandonar as duplas no Torneio de Sttutgart, na Alemanha, ficando só na briga pelo título de simples.
          Com esta decisão de Nadal, Bruno Soares e seu parceiro austríaco Alexander Peya se classificaram sem jogar para a final da competição, que será no domingo.  Eles já foram campeões em Munique, no início de maio.
COPA AMÉRICA
   Já não há mais ingressos
 para ver a estreia argentina


                      Todos os ingressos para o jogo que marcará a estréia da Seleção Argentina na Copa América, amanhã à noite (às 18h30m de Brasília) no Estádio de Los Alamitos, em Viña del Mar, foram vendidos. Mas muitos torcedores do Paraguai também estarão no estádio. O jogo Argentina x Paraguai me parece ser o melhor desta primeira rodada.  Vale ressaltar que os jogos do argentinos contra Uruguai e Jamaica, também já estão com ingressos esgotados. Os chilenos dizem que "todos querem ver Messi jogar".

                      Já para a partida de estréia do Brasil, domingo em Temuco contra o Perú, ainda há ingressos disponíveis a preços que vão de R$ 75 a R$ 413. Mas o Estádio Bicentenário German Becker, que tem capacidade para 20 mil pessoas (foto abaixo) também deverá estar lotado.





    Depois do que houve há poucos dias na Câmara de Deputados, invadida por um grupo, o presidente da Casa disse hoje, que a nova sessão que decidirá a redução da maior idade penal de 18 para 16 anos será fechada ao público. A nova discussão do assunto deverá ocorrer na próxima quarta-feira. Mais uma vez fica claro que a violência é sempre prejudicial ao regime democrático.

Mas é forte esse Pizzolato, hein ?

      Pela segunda vez, o suposto contraventor Henrique Pizzolato conseguiu suspender a sua extradição para o Brasil, que já estava marcada para o dia 15 (segunda-feira próxima). O Ministério da Justiça italiano suspendeu temporariamente a extradição, para analizar o recurso apresentado na manhã desta sexta-feira pelos advogados de defesa do brasileiro.

         Mas o recurso deverá ser julgado em caráter de urgência.  O ex-diretor do Banco do Brasil foi condenado no processo do mensalão a 12 anos e 7 meses de prisão, por crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Por enquanto, ele continua preso na Itália (foto).


   

O DIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

     Hoje comemoramos a Festa do Sagrado Coração de Jesus, celebrada pela Igreja Católica na sexta-feira seguinte ao segundo domingo depois de Pentecostes. Entre as várias maneiras de devoção ao Sagrado Coração, segundo o Papa Pio XI, a principal é a consagração pessoal ao Sagrado. Quem a Ele se consagra, certamente dá um passo grande em direção à Eternidade.

           Para quem não conhece a história, vale lembrar que Jesus apareceu numerosas vezes à Santa Margarida Maria Alacoque, entre os anos de 1673 a 1675, para falar da devoção ao seu Sagrado Coração, que Ele chamava de "a grande devoção". E deixou com Santa Margarida doze promessas.

            Destaco aqui as duas primeiras: 1) "A minha benção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem do meu Sagrado Coração" 2) Eu darei aos devotos do meu Coração, todas as graças necessárias ao seu estado.



A "Dilma" deles prestigiou


 
       A presidente do Chile, Michelle Bachelet, fez questão de ir ao estádio Nacional de Santiago para prestigiar a abertura da Copa América.  Participou ativamente da festa, aplaudindo e vibrando com a vitória do Chile.  


 ***       O ex-zagueiro Elias Figueroa também estava nas tribunas do Estádio Nacional, incentivando a Seleção Chilena, da qual foi capitão por muitos anos.


 ***        O atraso de cerca de 10 minutos no início do jogo certamente deve ter sido muito criticado no mundo inteiro. A televisão está mostrando a Copa América para toda a Europa. E lá não tem essa de começar o jogo com atraso.

    
 ***          Novidade é o uniforme que os árbitros sul-americanos estão usando, nesta Copa América. Ontem, o trio argentino Néstor Pitana, Hernán Maidana e Juan Belatti trabalhou usando camiseta preta, com shorts e meias cinzas. Já havia visto coisa parecida, na Libertadores. Nada contra, mas é diferente.


COPA AMÉRICA
Festa boa e jogo ruim na abertura

            A Copa América 2015 começou com uma linda solenidade, mas com uma partida feia, ontem à noite no Estádio Nacional, em Santiago. O Chile ganhou do Equador por 2 a 0, sem confirmar o que todos diziam sobre o potencial de sua equipe, considerada a melhor de todos os tempos.  Chegou a ser dominada pelo assustado adversário, em alguns momentos.

                        Acabou vencendo graças a dois erros do Equador, que resistiu bem mas demonstrou enorme ingenuidade em alguns lances. Como no primeiro gol, nascido de um pênalti infantilmente cometido por Bolaños,  numa jogada que aparentemente não oferecia maior perigo. Vidal cobrou, aos 22 minutos do segundo tempo, e marcou o primeiro gol desta Copa América (foto).  E no segundo, marcado 13 minutos depois, o equatoriano Ibarra cometeu um erro brutal, ao tentar recuar uma bola lá do meio do campo. Vargas acabou marcando.

 
                         A Seleção Chilena decepcionou. É um time de baixinhos, alguns talentosos mas todos jogando sem objetividade. Só escapou mesmo o atacante Alexis Sanchez (nº 7), que foi disparado o melhor em campo. O nosso conhecido Valdívia foi o mesmo de sempre e acabou substituído no segundo tempo.

                         O melhor da noite foi mesmo a simples mas alegre e colorida festa de abertura, com muito folclore e grande alegria.



E cadê o "craque" do Palmeiras ?


 
    Na primeira bola que ele disputou, sua chuteira saltou longe.  Depois fez dois ótimos lançamentos e cheguei a pensar que finalmente veria Valdívia realizar uma grande partida. Mas, aos 18 minutos, ele saiu para trocar a chuteira e ficou quase dois minutos fora do jogo. Sempre cheio de frescuras, gesticulando muito.  E quando voltou, nada mais realizou de objetivo. Acabou sendo substituído  aos 22 minutos do segundo tempo. Só o Palmeiras mesmo, pra aguentar um "mala" desses.

     A melhor proposta de namoro que eu ouvi em toda a minha vida, está nesta canção que abre a postagem especial do Blog do Flavio Campos neste "Dia dos Namorados". E nada mais justo do que homenagear também um dos autores desta "cantada poética", um dos mais romântico dos compositores brasileiros

                                        C A R L O S       L Y R A


                             

         A letra desta inesquecível canção é do poeta Vinicius de Morais, que achou o cara certo para musicar seu poema de amor. Na verdade, CARLOS LYRA foi sempre o melhor parceiro para as paixões do "Poetinha".

             Carlinhos Lyra nasceu em Botafogo, Zona Sul do Rio, e até hoje continua lá, agora com 79 anos. Carlos Eduardo Lyra Barbosa é o seu nome de batismo. Na época da Bossa Nova, ele era um dos mais jovens do grupo, e defendia uma bossa nova mais ativista, propondo sempre o retorno do ritmo às suas raízes no samba.



   






           É certo que Carlos Lyra já nasceu músico, porque começou a compor aos 7 anos de idade, com um piano de brinquedo e depois com uma gaita de boca.  Mas um dia, participando de um campeonato de salto à distância, ele quebrou a perna.  Como naquela época o tratamento de recuperação era muito mais complicado,  os médicos determinaram que ele ficasse na cama por 6 meses. Foi então que, para passar o tempo, foi-lhe oferecido um violão e o Método Paraguaçu de aprendizado do instrumento.  Pois ao receber alta do médico, Carlinhos já dominava completamente o violão.

           Ele era o filho mais velho do oficial da Marinha José Domingos Barbosa e da dona-de-casa Helena Lyra Barbosa.  Carlos tem dois irmãos:  Sergio Henrique Lyra Barbosa, também oficial da Marinha, e Maria Helena Lyra Fialho, professora de teatro.
           Carlinhos estudou no Colégio Santo Inácio e depois foi semi-interno no Colégio São Bento. Mas concluiu o segundo grau no Colégio Mallet Soares, em Copacabana, e foi lá que conheceu o compositor Roberto Menescal, com quem montou a primeira Academia de Violão, uma forma que encontraram para viver profissionalmente da atividade musical. E por eles passaram Marcos Valle, Edu Lobo, Nara Leão e Wanda Sá, entre outros que mais tarde se tornaram grandes artistas.
             Carlos Lyra participou da primeira geração da bossa nova, ao lado do parceiro Ronaldo Bôscoli, de Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto. Eles estão no álbum Chega de Saudade, lançado em 1959.
             Sua primeira canção foi "Quando chegares", em 1954. Ainda nesse ano ele participou do I Festival da Canção, realizado na TV Rio, com a canção "Menina", defendida por um tal de Carlos Dias, que depois veio a ser o famoso Geraldo Vandré.  A música seria posteriormente gravada por Sylvinha Telles, num disco da Odeon que é considerado precursor da bossa nova.


          Entre as canções de Carlos Lyra estão "Maria Ninguém",  "Ciúme",  "Lobo bobo", "Maria Moita"  e "Se é tarde me perdoa",   todas consideradas clássicos da Bossa Nova.  Mas as duas melhores canções de Carlinhos Lyra tiveram letra de Vinicius de Moraes: "Minha Namorada", que está no vídeo, e "Primavera", que postarei no Facebook, ainda hoje ou amanhã.
 
        Na vida pessoal, vale ressaltar que Carlos Lyra deixou o País, após o "Golpe de 1964", só retornando em 71.   Casou-se com a atriz e modelo norte-americana Katherine Lee Revell, que aqui no Brasil ficou conhecida com "Kate Lyra". Ela interpretava um papel muito simpático num famoso programa cômico da época, e referia-se aos homens daqui como "brasileiro bonzinho" com sotaque americano.  
          Com Kate, Carlos teve sua única filha, Kay Lyra, cantora popular de formação clássica. O casal se separou em 2004, e Carlos Lyra casou-se então com sua produtora Magda Botafogo.

AS MELHORES DO FACEBOOK

       Uma imagem como esta, a gente só encontra no Facebook. Quem postou a sereia tomando banho de sol foi o querido amigo Serginho Daher